Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos convida para a estreia de documentário sobre o escultor marcossense Corrêa Lima

O evento 'São João Marcos Arte e Memória', em 16 de setembro, terá ainda aula de dança e oficina de poesia

por Redação
Nicholas Lopes e Gabriela Rocha

No dia 16 de setembro, o evento gratuito ‘São João Marcos Arte e Memória’, no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, vai proporcionar aos visitantes a chance de participar de diversas expressões artísticas por todo o espaço educativo cultural da Light, em Rio Claro, além de assistir em primeira mão ao documentário ‘Corrêa Lima: de São João Marcos para o mundo’, a mais nova produção audiovisual do projeto.

Principal atração do dia, o doc conta a história do escultor marcossense José Otávio Corrêa Lima (1878-1974), autor do Monumento ao Almirante Barroso, na Praça Paris, Centro do Rio de Janeiro, e do busto de Feliciano Sodré, na praça homônima da antiga cidade, hoje Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Serão duas sessões para 30 sorteados durante o evento: às 11h45 e 15h. Após cada uma das exibições do média-metragem, haverá bate-papo sobre a obra com a participação dos produtores Zeca Barros e Yuri Maia e da museóloga Rachel Corrêa Lima, bisneta do escultor.

Mas o dia já começa com muito ritmo e movimento para quem participar da oficina de danças de salão com os artistas à frente da EmPar Espaço de Dança Nicholas Lopes e Gabriela Rocha. A aula, às 10h45, é um tributo ao Clube Marcossense, que funcionou onde hoje estão as ruínas da Casa do Capitão Mor.

Em homenagem ao poeta Fagundes Varela (1841-1875), outro ilustre marcossense, a artista da voz e da palavra Gabriele Rocha vai promover uma oficina literária, às 14h, estimulando a criação de versos sobre as memórias das cidades dos participantes.

Como bônus, a intervenção artística, que ocorre às 15h, vai proporcionar para 20 participantes sorteados uma experiência de Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Caixa, um estilo teatral genuinamente brasileiro, e evocar a visita de uma trupe circense à cidade de São João Marcos.

E mais: visita guiada ao Circuito das Ruínas ao meio-dia e troca-troca da moeda social do Parque Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

SERVIÇO
São João Marcos Arte e Memória
16 de setembro, das 10h às 16h
Gratuito

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend