Coleção Labuta de Arte

Coleção Labuta de Arte é o título da exposição que reúne pinturas, fotografias, gravuras e uma obra em neon de artistas de diferentes gerações nas paredes do restaurante Braseiro Labuta, no Centro do Rio. A exposição será aberta ao público na sexta-feira dia 15 de setembro, das 18h às 21h.

Segundo o artista Raul Mourão, curador da exposição e também sócio do estabelecimento, a ideia é colocar obras no ambiente pulsante do restaurante, inserindo a experiência artística no cotidiano dos clientes. A mostra também pretende homenagear a antiga tradição carioca, de artistas emprestarem obras para decorar os interiores de bares e restaurantes da cidade, desde os painéis de Nilton Bravo dos anos 70 até pequenas coleções de restaurantes como o Mineiro, em Santa Teresa, e o bistrô Guimas, na Gávea.

“É uma exposição em permanente transformação e sem data para acabar. Uma experiência que insere arte na vida real, usando o restaurante como suporte para mostrar um conjunto de trabalhos num espaço radicalmente diferente do cubo branco de uma galeria ou museu. No Braseiro Labuta, esse conjunto de obras vai mudando ao longo do tempo. Entrando no link da exposição o visitante terá acesso a informações sobre os artistas e as obras e, inclusive, poderá comprar algumas delas através das respectivas galerias ou online”, diz Mourão.


Em sua montagem inaugural, a mostra reúne obras de 25 artistas de diferentes gerações.

São eles: André Griffo, Anísio Couto, Bel Pedrosa, Cabelo, Cazé, Daniel Murgel, Deborah Engel, Felipe Abdala, Gabriel Giucci, Geraldo Marcolini, Herbert Zampier, Joana Uchoa, José Bechara, Joshua Callaghan, Luiz Alphonsus Guimarães, Marcos Chaves, Marcus Vinicius Bispo, Maria Laet, Rafael Alonso, Rato Branko, Raul Mourão, Rubem Grilo, Tomás Cunha Ferreira, Walter Carvalho, Zemog.

A Coleção Labuta de Arte é uma iniciativa do Rato BranKo, um coletivo dedicado a agenciar experiências de arte, promover eventos, exposições e iniciativas colaborativas de produção cultural e artística. A curadoria é de Raul Mourão, com produção de Luiz D’orey e webdesign de Arthur Bittar.
 
Serviço:

Coleção Labuta de Arte
Braseiro Labuta
Rua do Senado, 65 – Centro
Rio de Janeiro

(21) 97577-3209 (whatsapp)
@braseiro_labuta

Dia/horário: 15 de setembro, sexta-feira, das 18h às 21h
Informações: https://ratobranko.com.br/