Nicholas Lopes e Gabriela Rocha

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos convida para a estreia de documentário sobre o escultor marcossense Corrêa Lima

O evento 'São João Marcos Arte e Memória', em 16 de setembro, terá ainda aula de dança e oficina de poesia

por Redação

No dia 16 de setembro, o evento gratuito ‘São João Marcos Arte e Memória’, no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, vai proporcionar aos visitantes a chance de participar de diversas expressões artísticas por todo o espaço educativo cultural da Light, em Rio Claro, além de assistir em primeira mão ao documentário ‘Corrêa Lima: de São João Marcos para o mundo’, a mais nova produção audiovisual do projeto.

Principal atração do dia, o doc conta a história do escultor marcossense José Otávio Corrêa Lima (1878-1974), autor do Monumento ao Almirante Barroso, na Praça Paris, Centro do Rio de Janeiro, e do busto de Feliciano Sodré, na praça homônima da antiga cidade, hoje Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Serão duas sessões para 30 sorteados durante o evento: às 11h45 e 15h. Após cada uma das exibições do média-metragem, haverá bate-papo sobre a obra com a participação dos produtores Zeca Barros e Yuri Maia e da museóloga Rachel Corrêa Lima, bisneta do escultor.

Mas o dia já começa com muito ritmo e movimento para quem participar da oficina de danças de salão com os artistas à frente da EmPar Espaço de Dança Nicholas Lopes e Gabriela Rocha. A aula, às 10h45, é um tributo ao Clube Marcossense, que funcionou onde hoje estão as ruínas da Casa do Capitão Mor.

Em homenagem ao poeta Fagundes Varela (1841-1875), outro ilustre marcossense, a artista da voz e da palavra Gabriele Rocha vai promover uma oficina literária, às 14h, estimulando a criação de versos sobre as memórias das cidades dos participantes.

Como bônus, a intervenção artística, que ocorre às 15h, vai proporcionar para 20 participantes sorteados uma experiência de Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Caixa, um estilo teatral genuinamente brasileiro, e evocar a visita de uma trupe circense à cidade de São João Marcos.

E mais: visita guiada ao Circuito das Ruínas ao meio-dia e troca-troca da moeda social do Parque Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

SERVIÇO
São João Marcos Arte e Memória
16 de setembro, das 10h às 16h
Gratuito

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via