Público eclético agita lançamento de livros sobre velhice masculina no Rio

Fotos Leo Lemos

Uma imensa fila se formou pelos corredores da Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio, já no final da tarde desta terça-feira, 26, para o concorrido lançamento do livro A invenção da velhice masculina (ed. Matrix), do jornalista e pesquisador Valmir Moratelli. Um debate do autor com o ator Tonico Pereira, mediado pela professora Tatiana Siciliano, da PUC-Rio, marcou o começo da noite agitada. “A velhice não me alcança, porque vivo a vida com leveza. Tenho libido pela vida, amo o que é novidade, estou sempre pronto para o novo”, disse Tonico, bastante aplaudido, icônico ao interpretar papéis como o Mendonça de A Grande Família, Abel de A força do querer e, mais recentemente, Frei Leão de Amor perfeito.

Fotos Leo Lemos

A lista foi a mais eclética dos últimos tempos na cidade. Entre os presentes estavam: o cônsul-geral do Japão Ken Hashiba e a cônsul Rina Ishikawa; a autora da TV Globo Rosane Svartman, que assina o prefácio da obra; o autor Emanuel Jacobina; o jornalista e escritor Edney Silvestre; as atrizes Amanda Lee, Gabriela Geyerhahn e Paula Frascari; os atores Antônio Pitanga, Samuel Bernardo e Jorge Lucas; os advogados Ricardo Brajterman, Fabiano Damascena e Rodrigo Bertoli; o diretor cultural da Acadêmicos do Salgueiro, Marcelo Pires; o empresário Eduardo Araúju; a estilista Alessa Migani; os jornalistas Bruno Chateaubriand, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho; e a apresentadora Carol Eller.

Fotos Leo Lemos

O livro, adaptação de uma extensa pesquisa de doutorado defendida na PUC-Rio em dezembro de 2022, discute a representação do envelhecimento sob perspectiva da masculinidade hegemônica. Ao defender a pluralidade de “velhices” em diferentes sociedades, a obra faz uso de fontes textuais e imagéticas (pinturas, fotografias, esculturas, registros arqueológicos e produções televisivas), nas quais são interpretadas várias expressões artísticas que evidenciam traços civilizatórios na geração de sentidos, emoções e poder. “Entender a criação dos conceitos associados ao envelhecimento é entender melhor a faixa etária que tende a ser majoritária no mundo em poucos anos”, defende Moratelli.

O livro A invenção da velhice masculina se encontra à venda no site da editora e nas principais livrarias do país.

Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Fotos Leo Lemos
Artigo anteriorAuthentic Games leva diversão ao Carioca Shopping
Próximo artigoMusical ‘O admirável sertão de Zé Ramalho’ homenageia a obra do artista paraibano no Teatro Prudeential
Márcia Dornelles
Márcia Dornelles, é ex-modelo, ex atriz, atualmente é editora de moda, assessora de imprensa e jornalista. A incursão no mundo artístico aconteceu por acaso, com um convite para ser modelo, na década de 80. Foi capa de várias revistas inclusive da Playboy, e dai foi uma ponte para a TV, quando ocupou por longo período a bancada do júri do Chacrinha, na TV Globo. Marcia viajou pelo mundo todo modelando, atuou em teatro, cinema e novelas como Brasileiras e Brasileiros e Perigosas Peruas, da TV Globo e na série Colônia Cecília, uma experiência anarquista. Graduada em marketing,inaugurou sua própria produtora a MD PRODUÇÕES em 1994, onde atua até hoje, produzindo projetos artísticos e prestando serviços na área de moda como produtora de moda e stylist e assessora de artistas. Marcia é colaboradora de vários veículos no mercado, como produtora de conteúdo digital. Representante exclusiva da Revista Mensch no Rio de Janeiro, é responsável pela realização de ensaios de capa da publicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui