No mágico mundo do entretenimento, algumas estrelas começam a brilhar bem cedo. Com apenas 13 anos, Pedro Tirolli é um desses talentos em ascensão. Com um vozeirão de tirar o fôlego, o jovem artista se destaca como Chitãozinho durante a infância em “As Aventuras de José e Durval”, série sobre Chitãozinho e Xororó no Globoplay. Entre as filmagens, momentos de estudo e muita diversão. Para conciliar a infância e o trabalho artístico, é necessário disciplina, como afirmam Pedro e seus pais, Thalita e Gustavo.
“Temos tudo muito bem planejado e seguindo um cronograma. Meus pais me ensinaram desde sempre a ter essa organização com minhas tarefas, deveres e horários. Estudo de manhã e quando chego, já tenho meu horário de tarefas de casa, hora do inglês, espanhol, aula de violão, futebol, e nos intervalos tiro o meu tempo para brincar, cantar, compor e produzir”, conta Pedro.
Descobrindo talentos
Diversas famílias têm a próxima grande celebridade dentro de casa e ainda não descobriram. E essa é a primeira e mais importante fase do estrelato. “Desde muito cedo, percebemos que o Pedro era diferenciado, muito esperto e dedicado a tudo o que fazia”, relembra Thalita. Percebendo as inclinações do filho, investiram em aulas extra-curriculares para prepará-lo para o que ele quisesse seguir. Com apenas 10 anos, Pedro foi aprovado para o papel na série.
E nada é tão simples. Morando em Palmital, no interior de São Paulo, Pedro destaca como um de seus maiores desafios a limitação da cidade. “Não existem cursos próprios para o meio artístico por aqui. Para estudar violão, tenho que viajar por 40km para a cidade vizinha. Se não houver força de vontade, não conseguimos fazer nada”.
Irmãos entre dois universos
Além de Pedro, Thalita e Gustavo também são pais de Thiago, o irmão mais novo que ainda não mostrou inclinação para a carreira artística. “Um dos maiores desafios é conciliar as diferenças entre os irmãos, mostrando que são exatamente elas que completam a nossa família”, conta a mãe.
Durante as gravações, Pedro se mudou com o pai para as locações da série, enquanto Thiago e Thalita continuaram em Palmital. Thalita conta que nesse ponto, o apoio do caçula ao trabalho do irmão foi fundamental, e que isso se deve a educação dada pelos pais. Além disso, sempre que possível, a família encontrava momentos para estarem reunidos, trazendo o companheirismo entre irmãos.
“A principal diferença quanto à uma criança que não aposta na carreira artística é fazer respeitar as escolhas de oportunidades de cada um. Ter uma carreira na fase infantil torna a vida mais corrida e exige uma maturidade precoce, então são diversos prós e contras”, afirma o pai, Gustavo.
Os pais também destacam a importância de frisar as prioridades e o impacto das decisões atuais na vida dos filhos. “Por isso cobramos responsabilidade nos seus afazeres diários, principalmente na rotina semanal, que é bem extensa”.
Para eles, com tantas responsabilidades o segredo é manter a magia da infância, principalmente com os avanços tecnológicos. “Vivemos muito unidos como família e aproveitamos cada momento com alegria, diversão e respeito. Desde deixá-los acreditar em Papai Noel até os 10 anos, pois é uma forma lúdica de criar memórias afetivas incríveis”, afirma Thalita.
Dicas para o caminho do sucesso
Para quem quer seguir os passos do estrelato desde cedo, a família coleciona algumas dicas. Para Pedro, o primeiro ponto é a disciplina. “Me concentrei ao máximo, estudo os textos e gravo da melhor maneira possível quando faço algum teste”, afirma o ator, mas que também tenta levar o trabalho com leveza. “Não tinha nem parado para pensar que de fato, essa é a minha profissão. Para mim, é um prazer. Ficar uma manhã inteira gravando, por exemplo, me enche de satisfação”.
Para os papais, o conselho de Thalita e Gustavo é dar oportunidade e estímulo aos filhos. “Nosso maior desafio é descobrir os dons de cada um e apenas dando oportunidades veremos isso acontecer”, afirmam. Pedro, por exemplo, começou as aulas de violão aos 6 anos sem pretensão até que tudo fluiu.
Por fim, eles destacam a importância de oferecer proteção aos filhos e manter os pés no chão. “Fazemos tudo de coração, com gratidão e humildade em cada detalhe. Temos a consciência que somos o escudo dos nossos filhos e cabe a nós blindá-los e orientá-los com sabedoria”. Além disso, o timing também é essencial: “O momento é o agora e tudo deve ser aproveitado sem deixar a essência passar ou se perder de forma alguma”.
Saiba mais sobre Pedro Tirolli
Imerso em música desde os 7 anos, Pedro Tirolli chegou também ao audiovisual. Com apenas 12 anos, ele interpretou José, o (ainda criança) Chitãozinho, da dupla Chitãozinho e Xororó, na série “As Aventuras De José E Durval”,do Globoplay, ao lado de nomes como Rodrigo Simas, Felipe Simas, Andréia Horta e Marco Ricca. Cantor com algumas composições autorais, Pedro surpreende não só pela atuação, mas também atingindo os complexos timbres do sertanejo.
Pedro Tirolli (@pedrotirolli) • Instagram
Talento de Dell Santhos
Pedro Tirolli é empresariado por Dell Santhos, da agência Sagarana. Idealizada em 1996 na cidade de São Paulo e dirigida por Dell, a empresa é responsável pelo lançamento e gerenciamento, formação e divulgação de novos talentos em diferentes áreas como televisão, cinema, streaming, teatro e publicidade. Importantes nomes da nossa dramaturgia já foram lançados por Dell, como Arianne Botelho, Bruna Mascarenhas, Ronñy Kriwat, Victoria Rossetti, Lucas Leto entre outros.
Agenciamento: Dell Santhos