Início » Ocupação Mana promove shows e oficinas gratuitas nos domingos de verão em Niterói

Ocupação Mana promove shows e oficinas gratuitas nos domingos de verão em Niterói

Apresentações e atividades sobre o empoderamento feminino na música ocorrerão no Campo de São Bento

por Redação
Todas as Participantes

MANA – Mulheres Artistas de Niterói Apresentam” – conecta e apoia expoentes da música fluminense há dois anos, por meio de residências que promovem o protagonismo feminino em cena e no backstage. Para dar voz e ampliar o alcance dessa produção artística, a Ocupação MANA estreia uma programação de shows e oficinas gratuitas no dia 15 de janeiro e toma o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento em Niterói, por três domingos consecutivos.

As artistas Tacy, Aika Cortez, Bruna Matos, Lorena Gomes, Carol Mariano, Aline Peixoto, Beliza Luar, Chelle, Ella Fernandes, Érica Alves, Carol Mathias e o grupo Baque Mulher são alguns nomes confirmados na programação. Serão realizados três shows por domingo, além de oficinas e rodas de conversa sobre criatividade, musicalidade, composição e o protagonismo feminino na cena musical. Na Ocupação MANA, essas trajetórias e gêneros se encontram no exercício do empoderamento pautado pelo feminismo na música e nas artes. Tudo criado e conduzido por mulheres!

O movimento MANA Música já apoiou 30 artistas em diversas etapas da cadeia produtiva da música de Niterói e outros municípios da região, criando oportunidades para que elas possam atuar como protagonistas de suas próprias carreiras. Há um longo caminho a percorrer: dados coletados por entidades de direitos autorais, sistematizados pela Women In Music, mostram que a divisão de gênero nas atividades musicais de todo o mundo é de, aproximadamente, 70% de homens e 30% de mulheres. Dois relatórios produzidos pela União Brasileira de Compositores, chamados “Por elas que fazem a música”, mostram que as mulheres representam somente 10% da participação na área.

Os dados mostram de forma clara as diretrizes patriarcais às quais o mercado da música funciona, tornando a cena um ambiente hostil ao desenvolvimento artístico feminino. Queremos dar visibilidade criando espaços de representatividade seguros e aproximando artistas de diferentes gêneros e fases de carreira. O MANA é um movimento importante na disrupção dessa engrenagem, na criação de novas formas de funcionamento e na maior equidade de gênero no meio”, afirma Flávia Salles, uma das criadoras do MANA. O projeto mapeou as artistas niteroienses em um banco de dados e já lançou dois EPs, o Lugar da Mulher e Ecoar, disponíveis no Instagram @manamusica_.

Enquanto mulher musicista a gente se sente um tanto isolada em uma bolha masculina, você não é olhada tanto como uma profissional até o momento em que você pega e toca. Então você tem que provar que pode ser boa naquilo, que tem alguma coisa pra acrescentar”, desabafa a cantora Bruna Matos. “Esse coletivo MANA, essa força que o feminino tem é muito poderosa. Para além de tudo que a gente aprendeu aqui profissionalmente, ter uma troca com as minhas colegas cantoras e compositoras tem sido muito especial… ver que várias dela passam por várias questões que eu também passo e que a música e a escrita, mais do que o sucesso que cada uma projeta, é o caminho pra gente”, resume Ella Fernandes – que se apresenta na Ocupação MANA em Niterói.

O Projeto Ocupação MANA tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2.

SERVIÇO:

Ocupação Mana no Campo de São Bento

Data: 15/01/23

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Workshop de Imaginação Criativa com Érica Alves (10h), Oficina de Xequerê com Baque Mulher (11h) e bate papo + pocket show das artistas Bruna Matos (13h30), Aika Cortez (15h20) e Tacy (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

Data: 22/01/23

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Oficina de DJ para Iniciantes com DJ Cuca (10h), Noções Básicas de Produção de Show com Emilly Kruger (11h) e bate papo + pocket show das artistas

Lorena Gomes (13h30), Carol Mariano (15h20) e Aline Peixoto (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

Data: 29/01/2023

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Oficina de Composição com Carolina Mathias (10h), Oficina de Rima com Aika Cortez (11h) e bate papo + pocket show das artistas Ella Fernandes (13h30), Beliza Luar (15h20) e Chelle (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

Rebuliço – Realização

http://rebulico.com.br/ • http://www.instagram.com/rebulicocultura/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via