Início » Fazendo sua estreia em novelas em ‘Todas as Flores’, Luiz Fortes desistiu do futebol para realizar o sonho de ser ator

Fazendo sua estreia em novelas em ‘Todas as Flores’, Luiz Fortes desistiu do futebol para realizar o sonho de ser ator

Estreando nas novelas e consagrado no teatro, o jovem, que coleciona conquistas no futebol e vôlei, desponta em uma nova geração de galãs: “O que me importa é irradiar para o público um trabalho que rasgue as amarras sociais”

por Redação
Luiz Fortes

Paulista de 21 anos, Luiz Fortes inicia sua carreira em novelas com grandes passos: dando vida a Rômulo, personagem chave em “Todas as Flores”, sucesso da GloboPlay. No mundo das artes desde os 16 anos, o ator já brilhou no teatro em “Confissões de Adolescente”, “Pluft – O Fantasminha” e destaca o clássico “O Pagador de Promessas”, em que viveu Zé-do-Burro, inspiração inclusive para compor seu personagem no folhetim atual:

“Durante o processo da novela, associo muitas questões de Zé com Rominho. Nos dois pode-se observar a luta pela sobrevivência, resistência e a esperança sendo colocadas à prova na busca de um futuro melhor”.

Chamando atenção também por sua beleza, e segundo ele, namorando apenas a arte, Luiz coloca de lado o título de galã, se este não vier acompanhado de bons propósitos.

“Um galã só tem importância se ele se propõe a atingir algo que está além da falsa beleza. Só tem relevância se possui suas raízes no íntimo do ser humano. Aquela em que a fealdade pode emocionar e o agradável vai além da estética”, afirma.

Herói sem capa

Parte do núcleo que compõe a obra social de fachada de Zoé (Regina Casé), Rominho tem 20 anos e vai tentar a vida no Rio de Janeiro. Procurando uma oportunidade de crescimento para sair da miséria e ajudar os pais, cai na armadilha da mãe de Maíra (Sophie Charlotte).

“Rômulo é um herói romântico, um verdadeiro guerreiro, que faz de tudo para sobreviver do lado que nunca é visto. Ele resiste não só na fundação, mas durante uma vida toda em uma sociedade que nunca o enxerga”, conta sobre o personagem. O jovem ainda surpreenderá com mais atos heroicos ao longo da trama.

Inspiração e coincidências 

Além de Zé-do-Burro, o ator teve diversas outras inspirações para compor Rominho. Em primeiro lugar, cita a própria vida. Filho de retirantes do Nordeste e uma família periférica que passou necessidades em São Paulo, Fortes diz que o personagem reflete sua história. “Meus heróis são meus pais. Estar nesse papel está sendo além de representar um personagem, mas contar a história de quem lutou para me fazer chegar onde cheguei”.

Distante apenas da realidade do tráfico humano, nesse ponto foi necessário muito estudo. Luiz conta que buscou referências principalmente no cinema e em séries, destacando os filmes de Jordan Peele como “Get Out” e a série “The Handmaid ‘s Tale”.

Entre todas as coincidências, assim como Rômulo, Luiz também estudou em uma Fundação (Salvador Arena), mas sem o lado obscuro de Zoé. “A Fundação proporciona ensino de ponta de graça e com matérias além da escola, como cerâmica, agricultura e esportes”, lembra o ator.

O rapaz cita como inspiração também o próprio elenco da trama, com destaque para Sophie Charlotte, que de acordo com ele, sempre dá dicas e o acolhe. “No geral, todos os profissionais envolvidos estão sendo importantes para esse processo, a dedicação e parceria de cada, me ajuda a dar o meu melhor”.

Primeiros passos e a vida no esporte

Com 22 anos, Luiz Fortes completa 6 anos oficialmente na carreira artística. Campeão paulista de vôlei e tendo participado de categorias de base de futebol, o atleta tinha a atuação presente em trabalhos da escola e vídeos por lazer. “O esporte foi um dos elementos mais importantes da minha vida. Hoje muito do que sou e busco é consequência de 18 anos da prática em várias modalidades”, conta o ator.

Modelo aos 16 anos, começou a conciliar a carreira artística aos estudos e esportes. Foi quando iniciou seus primeiros 5 anos intensivos de espetáculos, oficinas de teatro e a tradicional formação na Escola de Atores Wolf Maya. Entre testes e self tapes, teve seu primeiro contato com a Globo nos testes de ‘Malhação’, onde teve a oportunidade de ser visto por produtores como Felipe Aguiar, que o impulsionou para a emissora.

A partir desse momento, passou a fazer oficinas e workshops da Globo para descobrir novos talentos. “Em 2022, fiz a ‘Potencializa’ organizada por produtores como Chico Accioly e Lauro Macedo e fui visto pela maravilhosa Dani Pereira, que está produzindo o elenco de ‘Todas as Flores’”, conta, sobre como entrou para a novela.

Um grande futuro pela frente

Honrando suas raízes, os anseios de Fortes para o futuro vão muito além do profissional. O ator quer carregar a bandeira da representatividade e ser inspiração para quem também sonha em chegar lá. “Meu objetivo é ser um farol para aqueles que estão por vir”, afirma.

Profissionalmente, a diversidade é o que chama atenção de Luiz, que afirma desejar papéis variados que possam ser fonte de estudo e inspiração para quem ainda não tem oportunidades, e cita alguns ícones que cumpriram esse posto em sua jornada:

“Durante esse tempo de luta para ter uma chance, o que me manteve de pé foi ver os trabalhos de pessoas pretas e ter a esperança que teria espaço para mim. Viola Davis, Taís Araújo, Denzel Washington, Lázaro Ramos, Djonga, Emicida e outros grandes artistas, me comprovaram durante esse tempo que para nós nem o céu é o limite. Hoje posso ver e ser uma prova disso”, finaliza.

Talento de Dell Santhos

Luiz Fortes é empresariado por Dell Santhos, da agência Sagarana. Idealizada em 1996 na cidade de São Paulo e dirigida por Dell, a empresa é responsável pelo lançamento e gerenciamento, formação e divulgação de novos talentos em diferentes áreas como televisão, cinema, streaming, teatro e publicidade. Importantes nomes da nossa dramaturgia já foram lançados por Dell, como Gabriel Santana, Arianne Botelho, Bruna Mascarenhas, Ronñy Kriwat, Victoria Rossetti, Lucas Leto, Felipe Velozo, entre outros.

Luiz Fortes nas Redes

https://instagram.com/luiz_fortees

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via