Após brilhar em festivais internacionais, o filme “Somos Guardiões” foi aclamado pelo público brasileiro neste domingo, dia 8, na estreia do Festival do Rio. O documentário, produzido por Leonardo Dicaprio, terá sessões nos dias 13 e 14, respectivamente, no Kinoplex São Luiz 4 e no Estação Net Gávea.
A première nacional do filme teve a presença dos três diretores, o ativista indígena Edivan Guajajara e os cineastas Chelsea Greene e Rob Grobman; da Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara e da Deputada Célia Xakriabá.
“Quem assistir irá conhecer um pouco a história dos povos indígenas do Brasil, a luta das mulheres indígenas e as nossas estratégias. O filme retrata muito bem toda a luta que a gente travou como uma estratégia, principalmente nesse período de pandemia, que foi tão doloroso para todo mundo”, afirmou a Ministra sonia Guajajara na première.
O filme revela as questões complexas do desmatamento da Amazônia através das histórias inspiradoras de Marçal Guajajara, guardião da floresta indígena, e da ativista Puyr Tembé. Do outro lado, o documentário também explora as perspectivas de um madeireiro ilegal em busca da sobrevivência e de um grande proprietário de terras enfrentando invasões e a indústria ilegal extrativista.
O filme ganhou o prêmio maior no festival autochtone first people’s em Montreal e foi relacionado como melhor documentário no Raindance