E que rufem os tambores! Vem pro Rena conferir o que é um Carnaval para você se divertir sem “esquentar a cabeça”. Todos são bem vindos: crianças, jovens, adultos, idosos. Nossa palavra de ordem é segurança, num ambiente familiar onde é possível se divertir e deixar as crianças brincando na quadra esportiva. O local é coberto, o que significa que possíveis instabilidades do tempo não irão abalar a festa. O pré-carnaval do Renascença começou no último dia 27 com o bloco Foliões do Verdun que desfila há 23 anos na área. No ano passado, o samba do bloco homenageou o clube. Esse ano, eles vão reeditar o “Samba da Pandemia”, criado na época da Covid, quando o bloco não saiu. O samba ficou guardado e só agora eles vão revelá-lo: “Foliões do Verdun – 22 anos de Alegria”, que conta a história do bloco. O desfile pelas ruas do bairro com a sua bateria “Suingue da Maritaca” será na terça-feira de Carnaval, com concentração às 18h, no Largo Verdun. E o Carnaval continuou no sábado, 28/01, com o “Samba do Xoxó” que trouxe como convidado Dinny da Vila relembrando os sambas-enredo de sucesso.
O que está para acontecer…
Dia 2/2, a partir das 18h, o Choro da Ribeira vai fazer o seu grito de Carnaval no último set, apresentando marchinhas consagradas através do tempo. O grupo vindo da Ribeira, centro gastronômico e boêmio da Ilha do Governador, já conquistou diversos fãs no Renascença. A cantora Nina Wirtti promete uma apresentação performática. Entrada franca.
Dia 7/2, quarta-feira, a partir das 17h, a resenha “Amigos do Rena” faz um Carnaval especial com direito a eleição da sua musa. A resenha tem 4 anos e reúne músicos que moram no entorno do clube. As fantasias serão bem vindas. Entrada franca.
Dia 10/2, sábado de Carnaval, a partir das 13 h, tem Festival do Chopp, com muito Carnaval. As atrações são: Confraria Carioca, Renato Milagres e o Cordão da Tia Juca. Ingresso: R$ 50,00 (chopp da Brahma liberado).
Dia 12/2, segunda-feira de Carnaval, a partir das 17h, tem Samba do Trabalhador com um desfile de sambas-enredo e das inesquecíveis marchinhas. Moacyr Luz promete um samba diferente e pede para todos virem fantasiados.
Dia 14/2, a partir das 16h, a resenha dos “Amigos do Rena” acompanha a apuração do desfile das Escolas de Samba. Depois, é claro, muito samba e a cura da ressaca de Carnaval!
Esse ano, o Renascença Clube é enredo da Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí – “Renascença Clube – Quilombo Urbano da Resistência Negra” – que conta a história do clube criado para ser espaço da elite negra intelectual festejando os seus 72 anos de existência: olhando o passado, recuperando as suas memórias e caminhando para um futuro próspero, com liberdade para todos. A ligação do Renascença com a Flor da Mina do Andaraí sempre foi muito estreita. O clube faz questão de estar junto a quem pertence ao seu território, inclusive faz parte do projeto Cozinha Solidária, do município do Rio de Janeiro, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Flor da Mina desfila no dia 16/2, sexta-feira, véspera do Sábado das Campeãs. A concentração será às 23 h, na Intendente Magalhães. A Escola deve desfilar por volta da 1 hora da manhã. Se for declarada campeã ou vice-campeã do carnaval 2024, deixa o grupo Prata e passa a desfilar na Sapucaí.