Veja os que os investidores mais valorizam para comprar uma empresa

Veja os que os investidores mais valorizam para comprar uma empresa

por Redação

A venda de uma companhia é um passo muito importante para um empreendedor, e que pode definir o rumo de sua vida pessoal e profissional, bem como a valorização do negócio construído. Mas o que será que os investidores buscam na hora de comprar uma empresa?

Primeiramente, é preciso entender qual a motivação para a venda do negócio. O empresário deve entender, portanto, o que faz com que ele queira colocar sua empresa disponível no mercado.

Esse momento pode chegar para o empreendedor que está querendo mudar de carreira, levantar capital, buscar um sucessor ou até se aposentar.

Saber essa motivação é muito importante para uma boa apresentação sobre a situação do negócio ser feita no momento das negociações.

Hora de vender a empresa

Definindo que o momento é mesmo de vender o negócio, agora é preciso torná-lo atrativo para quem quiser comprá-lo.

Para que isso ocorra, o importante é levantar as informações sobre a sua companhia, sabendo os potenciais de crescimento, mas também entendendo quais as possíveis dificuldades e ainda assim tentando agregar valor para que a compra seja atrativa.

Veja abaixo o que é essencial ter em mãos na hora de negociar a compra de uma empresa:

1 – Informações financeiras e contábeis

Um investidor sempre vai querer saber se a companhia é saudável financeiramente e se tem problemas contábeis. Puxar o histórico dos últimos três anos contendo essas informações já ajuda na hora de expor a situação da companhia para os potenciais compradores.

2 – Riscos mapeados

Saber exatamente quais os riscos que o negócio oferece também é muito importante. Isso porque na hora das negociações, os investidores vão querer entender o que a empresa pode oferecer e se ela tem, de fato, potencial para agregar valor. Não basta, portanto, somente dizer o quanto a empresa deve crescer nos próximos anos, mas também expor quais as dificuldades e, se possível, já apresentar as soluções para que elas sejam mitigadas.

3 – Perspectivas de sinergia

Todo investidor quer saber se a compra de uma empresa vai trazer sinergia para os demais negócios nos quais está investindo. Não adianta, então, somente fazer uma oferta se a sua companhia não possui nenhuma possibilidade de gerar valor, seja financeiro, comercial, administrativo ou estratégico. 

Entender isso antes de ir para as negociações é muito importante, pois mantém o empreendedor preparado para demonstrar quais vantagens a venda de seu negócio pode levar para o potencial comprador.

4 – Valor justo

Não adianta tentar vender a empresa pelo valor mais alto possível. Os investidores procuram e esperam  comprar uma empresa por um valor justo

Por isso, o valuation é uma ferramenta muito importante, e que deve ser usada tanto pela parte compradora quanto pela parte vendedora, para que o valor mais adequado seja calculado, diante de toda a conjuntura atual da companhia, comparando-a inclusive com seus concorrentes, e estimando também seu potencial de crescimento para o futuro.

Estudar o negócio e se preparar na hora de apresentá-lo para os futuros compradores é essencial para quem quer vender sua companhia. Por isso, é sempre importante ter a assessoria que seja especializada na compra de empresas, como a Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para a venda com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via