Raízes Negras da Fé Cristã

Parque Olímpico é palco de estreia de projeto gospel que promete movimentar a cidade do Rio no dia 10 de agosto -"Raízes Negras da Fé Cristã" terá inúmeras atividades abertas ao público a partir das 14 horas

Raízes Negras da Fé Cristã

Levar ao público expressões culturais que evidenciam a influência da cultura negra na fé evangélica brasileira e carioca.. Esta é a proposta do festival “Raízes Negras da Fé Cristã”, evento que estreia no dia 10 de agosto (sábado), a partir das 14 horas, no Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico da Barra, ao lado do Cidade do Rock na Zona Oeste do Rio. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O festival na Barra é umum marco na história do Rio de Janeiro e na música gospel brasileira. Haverá apresentações que ainda serão divulgadas e que vão acontecer neste ano em pontos tradicionais e conhecidos do público carioca. Todas as atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada evento será uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte. O público-alvo abrange moradores locais das comunidades, bem como entusiastas da cultura e turistas interessados em experiências autênticas.

Atrações musicais, palestras e oficinas

O público vai conferir manifestações artísticas que evidenciam a influência da cultura e dos pretos na fé evangélica brasileira e carioca Levar ao público expressões culturais que evidenciam a influência da cultura negra na fé evangélica brasileira e carioca. O evento de 10 de agosto terá a seguinte programação: Pastor e músico Cesar Belieny, samba gospel com Chega Mais pra Cristo, DJ Naudão, Coral Base Um, Serum – Movement, Companhia de Dança Ministerial e Be One Dance.

Outras ações são a roda de conversa “Resgatando a Identidade Cultural Africana nas Práticas Religiosas Cristãs com a pesquisadora em Psicologia Social Cíntia Brito, com o coordenador, professor da Escola de Justiça Racial.e pastor da Primeira Igreja Batista de Nilópolis Ronan Lima, com a historiadora especializada em História Negra Rakel Matoso e a palestra “Valorização da Identidade Visual Africana nas Roupas e Acessórios nas Igrejas”, com a Professora e Historiadora de Artes na Rede Municipal do Rio Verônica Black.

Outra ação serão as seguintes atividades práticas Oficina de Confecção de Acessórios Inspirados na Cultura Africana – By Comunidade e Grafite na pista de  Skate, com a coordenação de Verônica Black.

Todos os shows com o Fire Bus com luz, som, palco, pirotecnia (sem calor), teto retrátil, telões de led nos dois lados. Além disso, haverá uma praça de alimentação com diversas opções de food truck e amplo estacionamento no local.

O evento “Raízes Negras da Fé Cristã” pretende mostrar que o Evangelho no Brasil também é _construído por homens e da mulheres pretas e por suas famílias e que precisam ser celebradas e reconhecidas.*_ Mantida a tradição cultural do país práticas de culto e adoração vindas da Europa e dos Estados Unidos foram moldadas por práticas culturais e sociais do Brasil. Além disso, foi nas igrejas suburbanas que os fiéis oravam por suas aflições e dificuldades do cotidiano, muitas dessas motivadas pelo racismo, miséria e preconceito.

Estarão nos quatros shows os louvores cantados pelas senhoras e senhores pretos de nossas Igrejas, como os hinos da Harpa Cristã e Corinhos de Fogo. Mas também estará a rica produção gospel desde os anos 70 e 80, passando pelo fenômeno dos anos 90 até os dias de hoje, quando também outros ritmos ganharam espaço no meio evangélico, como o funk, hip Hop, samba e pagode. 

Também haverá ritmos como o soul, inspirado na cultura norte-americana, e elementos africanos que nos chegam na bagagem de volta dos missionários cariocas que voltam de países como Angola, Moçambique e África do Sul.

Além dos shows musicais, haverá rodas de conversa, dança e pintura urbana. A programação visa dar oportunidade para apresentação ao grande público desses talentos cariocas que surgem nas igrejas. 

O projeto cultural “Raízes Negras da Fé Cristã: Cultura Cristã Negra e Popular nas Comunidades” é uma iniciativa que visa celebrar e enaltecer a rica herança da fé cristã negra e sua influência na cultura das comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O intuito é promover e reconhecer as diversas manifestações culturais que surgem dessas áreas, onde a fé e a arte se entrelaçam de maneira única.

Visão no hospital e viagem missionária motivaram ideia do projeto

Janaina quase morreu vítima de covid-19 após ficar internada por 31 dias no Hospital Evangélico, na Tijuca, em abril de 2021. Com 75% dos pulmões comprometidos, ela teve que ser intubada e teve que fazer hemodiálise, pois os rins paralisaram. Por ter asma e estar acima do peso, a produtora chegou a ser desenganada pelos médicos.

Evangélica há muitos anos, ela recebeu a Santa Ceia de um pastor presbiteriano que atua como capelão na unidade hospitalar. A partir disso, a saúde de Janaína passou por um verdadeiro milagre. E foi durante esse período que ela teve uma visão.

“ Uma das lembranças que tem desse processo é de ter tido uma visão em que mulheres negras a colocavam numa roda onde dançavam e cantavam pela minha cura. Dois anos depois, já curada e bem de saúde, participei de um culto na igreja onde congrego, a Comunidade Evangélica da Zona Norte (CEZN) e uma missionária convidou os membros para participar de uma viagem missionária à aldeia de Shigamani, em Limpopo, na África do Sul. Na mesma hora, lembrei dessa visão no hospital e resolvi ir”, recorda.

Um ano depois, em 2023, Janaína se baseou em ambas as experiências para se inscrever no último dia do prazo para projetos no Edital Pró-Carioca – Diversidade Religiosa. O Projeto Raízes Negras da Fé Cristã  foi um dos dois únicos projetos aprovados.

“Muita gente disse que seria impossível. Ouvi de alguns que jamais conseguiria algo por ser evangélica. Mas fui com fé e consegui esse resultado abençoado”, festeja Janaína.

Vibe Agency e Janaína Souto

Janaina é produtora cultural há mais de 30 anos, Diretora Executiva da Vibe Agency, formada em Comunicação Social pela FACHA, pós graduada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na UERJ e gerenciamento de projetos na UCAM. 

Atuou em eventos como o Animagé, O Remédio é o Samba, Desfile do Bem e é uma das criadoras da Avic, a Associação Vila Isabel Cultura, que tem o propósito de reunir os fazedores de cultura de Vila Isabel e Grande Tijuca para que atuem em rede e recebam treinamento e orientação para produção e inscrição de seus projetos em editais. Além disso, também trabalhou como produtora no projeto “Eu Sou Babu”, protagonizado pelo ator e cantor Babu Santana

SERVIÇO

Festival Raízes Negras da Fé Cristã

  • Local: Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico.
  • Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, sem número, Barra da Tijuca.
  • Data: 10 de agosto, sábado
  • Horário: 14 horas.
  • Classificação livre 
  • Entrada franca.
  • Acessibilidade para Cadeirante e Libras
  • Raízes Negras da Fé Cristã

As atrações

Cintia Brito 

Mestre em Psicologia Social, com foco em construção da identidade dos negros, graduada em Administração e Especialista em Gestão de Processos de Negócio. Experiência no mercado de trabalho – auditoria, qualidade, e processos de negócios, como a atuação por 23 anos em uma empresa distribuidora de Petróleo e o trabalho por outros dois anos em uma instituição de ensino superior. Atualmente em empresa de gestão de imóveis e shoppings

Pastor Ronan Lima – Primeira Igreja Batista de Nilópolis

Coordenador e professor da Escola de Justiça Racial, é assistente pedagógico do Movimento Negro Evangélico  Brasil. Mestre em Teologia pela PUC-RJ, pesquisa em  espiritualidade cristã, pastoral e negritude. É  idealizador do @jornadasdefe_, uma iniciativa de devocionais digitais. 

Rakel Matoso

Licenciatura Plena e Bacharelado em História, formação em História Negra no Brasil, com 20 anos de experiência atuando em educação social. Também é Social Midia, Militante do Movimento Negro Evangélico RJ. Atua no Projeto Martin Luther King.

Veronica Black 

Mulher preta, Professora e Historiadora de Artes na Rede Municipal RJ  e leciona também nas Instituições IED, MODA D e SPECTACULU. Também é estilista em grandes marcas cariocas artista e palestrante – Formada em Artes Visuais História da Arte Bennett RJ – Pós Graduada em Design de Estamparia – Senai/CETIQT-RJ

César Belieny

Cantor, Compositor, Teólogo e Pastor, César Belieny celebra 30 anos de contribuição ao mundo fonográfico e religioso

César Belieny, figura emblemática no mercado fonográfico brasileiro, celebra três décadas de uma carreira multifacetada e impactante. Ao longo dos anos, suas realizações têm deixado uma marca indelével tanto na música quanto no cenário religioso.

Além de sua presença marcante na música, César Belieny desempenha papéis significativos como Teólogo e pastor na Igreja Batista Betânia Barra. Sua influência transcende os limites eclesiásticos, atuando como Consultor Religioso em obras audiovisuais da TV Globo, incluindo novelas de sucesso como “Vai Na Fé” e “Renascer”. Não apenas limitado ao âmbito nacional, César Belieny também foi consultor religioso para a implementação da categoria cristã no prestigioso Prêmio Multishow 2023 e colaborador nas produções audiovisuais do Departamento Content da Sony Music e Conspiração Filmes.

Chega Mais pra Cristo

A história do Chega Mais Pra Cristo começa no ano de 2007, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, onde um grupo de jovens da igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu se reunia para uma roda de samba após os cultos semanais. Após os encontros com Deus, se formava uma roda de samba no estacionamento da igreja, que logo era rodeada pelas pessoas que saiam do culto e iam lá conferir.

Em 2011, o grupo lançou “Esperança”, seu primeiro CD com músicas autorais e, desde então, não parou mais.

O grupo foi fundado por Artur Felipe (banjo) e, logo em seguida, chegou Jorge Paulino (tan tan). O grupo, que passou por algumas formações, conta atualmente com nove integrantes. Além de Artur e Jorge, a banda tem hoje em sua formação outros sete integrantes: Alexandre Rodrigues (pandeiro), Junior Luiz (cavaco e Voz), Thiago Costa (violão), Bianca Magalhães (voz), Hudson (reco-reco), William Gelli (surdo) e Arthur Cruz (voz).

Dj Naudão

Naudão é DJ e ator. Seus principais eventos são no segmento Gospel. Jovem, negro de periferia, nascido na Zona Oeste do Rio de Janeiro, atua com comunicação e música desde 1994, com seu primeiro programa de rádio. Engajado com ONGs em favelas e comunidades como voluntário, atua também nas áreas de entretenimento como: artes, festas, eventos, cerimoniais etc. Presente em ações pelo Brasil e em Miami, nos EUA, onde residiu. Também já trabalhou como DJ, faz performance teatral empolgante com dinâmica na interação com o público. Já fez abertura de shows de artistas com: Thalles Roberto, Eli Soares,DJ Alpiste, FLG, Templo Soul, Kléber Lukas, André Valadão, Aline Barros, Álvaro Tito, Apocalipse16, Templo Soul e Fernandinho, com quem tem um videoclipe gravado. Com o estilo de performance musical chamado de ‘’open-format’’ ou todos os ritmos.

Cia. de  Dança Ministerial 

A Cia. de Dança Ministerial faz intervenções artísticas e espetáculos referentes à cultura evangélica. Além disso, participamos do Coletivo de Dança Ministerial na UFRJ desde 2019 e na Biblioteca Parque Estadual desde 2023. Participa de  eventos anuais como: Seminário de Dança Ministerial na UFRJ/Biblioteca Parque Estadual, Treinamento para Professores de Dança Ministerial, Maratona de Líderes e neste ano estaremos no 1° Festival de Dança Ministerial no Teatro Raul Cortez que conta com o apoio do colegiado estadual de Dança do Rio de Janeiro 

O objetivo com a Cia e o Coletivo de Dança Ministerial é trazer a valorização da cultura evangélica no Estado do Rio de Janeiro e demais estados do Brasil, desenvolvendo também pesquisas no âmbito acadêmico que validam a arte cristã.

Coral Base Um 

Fundado em 2022, no Rio de Janeiro, o nome “Base” aponta para o fundamento, alicerce e força e “Um” significa Unidade mostrando talentos através da música que. Desde o primeiro trabalho, o coral tem se destacado por sua  dedicação, talento e compromisso com a música gospel. O grupo tem 12 integrantes e já se apresentou em diversos eventos, desde cultos locais na Cidade do Rio de Janeiro e shoppings (Top shopping), teatros (Teatro Nova Iguaçu) e até grandes conferências acompanhando artistas como o Grupo Logos e Cristina Mel. 

Serum Movement

O Serum Movement é um grupo de rap composto por quatro artistas cristãos: Parma, YuriBl4ck, Vortexdj e Ceveriin. Em sintonia com a vontade de Jesus, eles buscam a unidade entre todos. Originado na Igreja Batista Atitude, o Serum combina seus propósitos individuais em uma expressão artística e evangelística, abordando uma ampla gama de temas para alcançar os perdidos e fortalecer o corpo de Cristo.

Be One Dance

Desde 2018 levando o amor de Jesus através da arte da dança em Igrejas, mas também em rodas e festivais seculares. 

Carlos  Fidalgo Tils 

Consultor de Acessibilidade e Intérprete há 20 anos, é professor de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. É pedagogo bilíngue do Ines, o Instituto Nacional de Educação de Surdo. Já trabalhou para universidades, escolas, cursos. horário político, TV, Detran/RJ, teatros. shopping Nova Iguaçu. 

Também já fez trabalhos para os seguintes artistas: Ferrugem,  Diogo Nogueira,  Xande de pilares,  Molejo, Onze20, Sérgio Mallandro,  Paulinho Gogó,  Elaine Martins,  Lexa, Ana Carolina,   Karla, Denilo Marçal, Rafael Bitencourt,  Paulo Neto, Sarar Beatriz,   Ministério Sarando a Terra Ferida, Fernanda Brum, Daniel Del Sarto. Prefeituras: Belford Roxo, Duque de Caxias, RJ. Secretaria de Educação. Intérprete em cultos online, Lives. Hoje, atualmente intérprete de Libras dos:  Humorista Sérgio Malandro, Diogo Nogueira,  Molejo , Xande de pilares e Ferrugem.