Fábrica de Praças vai construir e restaurar 500 áreas de lazer até o fim deste ano

Programa coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente prevê dar cara nova a praças da cidade, com investimento de R$ 40 milhões

por Redação

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (16/03), um programa de construção e reforma de praças, que prevê deixar 500 espaços de lazer totalmente novos até o fim de 2022, em todas as regiões da cidade. Inovador, o Fábrica de Praças, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), com apoio da Fundação Parques e Jardins, vai garantir mais agilidade às ações, já que quatro contratos foram estabelecidos com fornecedores. No total, serão investidos R$ 40 milhões.

– É uma alegria estar aqui entregando esta Fábrica de Praças. A Prefeitura, aos poucos, tem retomado a sua capacidade de fazer manutenção.  E a Fábrica de Praças chega com a tarefa de manter em bom estado os espaços de encontro da população. Não existe cidade no mundo em que as pessoas se encontrem tanto nas ruas e praças quanto no Rio de Janeiro. No fim de semana, andei pela Zona Oeste, Zona Sul e a cidade estava com as pessoas nas ruas, restaurantes e bares cheios. A população precisa de um espaço de qualidade para se encontrar, é muito importante que as praças estejam bem cuidadas e ocupadas – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Com as licitações já definidas, o programa Fábrica de Praças inaugurou um galpão, em Bangu, onde serão feitos diversos serviços, como construção de choupanas de madeira, de bancos e alambrados. Com 2.500 metros quadrados, o galpão, na esquina da Avenida Ribeiro Dantas com Rua Sidnei, permitirá uma rápida reforma de infraestruturas básicas das praças. O espaço será o centro de reforma de equipamentos diversos. Outra novidade é um triturador de galhos e folhas de árvores – o material vai servir de substrato para os plantios da Horta Carioca do Parque Madureira Mestre Monarco.

– Esses quatro contratos de revitalização nos permitem atuar de acordo com a necessidade de cada praça, sem ficarmos amarrados a uma específica. Isso é democrático e garante transparência. As demandas chegam por nossas subprefeituras, que estão em contato permanente com a população. Todas as regiões, sem exceção, estão contempladas. Praça é garantia de mais saúde mental da população, é o lugar do encontro, do contato com a natureza – destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

O conceito construtivo do Fábrica de Praças é similar ao realizado pela Prefeitura com êxito em 2014, no Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, na Ilha do Governador. Na ocasião, a unidade tinha capacidade para armazenar cinco mil toneladas de concreto em vigas, pilares e lajes, que foram utilizadas na construção de unidades educacionais.

Entre as praças com ações de restauração, já estão em andamento a Praça do Vilar Carioca, em Inhoaíba; Praça Ucranianos, na Pavuna; Praça do Bino, em Santa Cruz; e Praça Carmésia, em Realengo. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via