Monólogo com Analu Prestes leva à cena conto de Lygia Fagundes Telles pela primeira vez

Analu e Silvia
Analu e Silvia - foto: Alexia Maltner

Vencedora do Prêmio Camões, honraria máxima da literatura em língua portuguesa, e primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de Literatura, Lygia Fagundes Telles (1918-2022) teve algumas de suas obras adaptadas para cinema, televisão e, curiosamente, poucas para o teatro – entre elas o multipremiado romance As Meninas (1973). A partir de 4 de outubro, o público carioca poderá conferir no Espaço Abu, em Copacabana, a encenação de outro trabalho da autora, o conto Senhor Diretor – extraído do livro Seminário dos Ratos, de 1977. Protagonizada por Analu Prestes, a adaptação é realizada pela diretora Silvia Monte, que desde março está à frente, no mesmo espaço, do ciclo mensal Leituras em Cena. O programa com leituras dramatizadas de textos literários, sempre nas últimas terças do mês, ganhou em agosto uma edição especial dedicada à obra de Lygia, que, assim como o espetáculo, segue até novembro.

“Ao reler os contos de Lygia para a programação de Leituras em Cena, me deparei com Senhor Diretor e pensei imediatamente na Analu Prestes para viver a heroína da história. E foi exatamente o desejo de possibilitar o encontro de duas grandes artistas brasileiras amantes da palavra – Lygia e Analu – que me fez querer encenar esta obra”, celebra Silvia Monte, que convidou a atriz para a leitura deste conto, em maio, e o arrebatamento da plateia foi o incentivo final para a montagem do espetáculo.

“Ao ler esse conto, fiquei completamente fascinada. E uma das coisas que me encantou nesse projeto foi trazer a literatura para a cena. Primeiro porque as pessoas vão entrar em contato com uma grande autora e ficar com curiosidade de pesquisar mais sobre a obra dela. E ao levar uma obra literária à cena, você estimula o público, mesmo quem não tem muito o hábito de ler, a mergulhar na literatura, o que é maravilhoso”, vibra Analu.

No cenário minimalista composto apenas por uma cadeira e assinado por Analu Prestes (assim como o figurino), a professora aposentada Maria Emília passeia pelas ruas de São Paulo no dia de seu aniversário de 62 anos e se choca ao avistar a capa de uma revista na banca de jornal com um casal seminu enlaçado, estopim para sua indignação com o caos em que vê a sociedade mergulhada. Decide, então, escrever uma carta ao diretor do Jornal da Tarde para expor sua revolta e, à medida em que mentalmente elabora a carta, tem seu pensamento disperso entre recordações e impressões sobre os acontecimentos à sua volta.

Senhor Diretor tem um elemento que me encanta, é a forma bem-humorada e leve que Lygia aborda temas profundos como solidão, juventude e envelhecimento, vida e morte. Uma mulher que, aos 62 anos, em 1977, no dia do seu aniversário, pensa sobre a sua vida casta e fiel a tudo que lhe ensinaram como a vontade de Deus. Mas, seria mesmo?”, provoca Silvia.

No intimista Espaço Abu, de apenas 40 lugares, a proximidade da plateia com a cena é um dos trunfos da montagem, segundo a diretora: “Assim como nas leituras, será possível criar uma maior cumplicidade e reforçar o clima de testemunho da personagem com os espectadores, todos transformados no Senhor Diretor”. Também a iluminação de José Henrique Moreira e a trilha incidental assinada por Yahn Wagner pontuam a história reforçando momentos importantes da trama.

FICHA TÉCNICA:

Senhor Diretor

  • Baseado no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles
  • Idealização, dramaturgia e direção: Silvia Monte
  • Com: Analu Prestes
  • Cenário e figurino: Analu Prestes
  • Iluminação: José Henrique Moreira
  • Trilha musical: Yahn Wagner
  • Fotografia: Alexia Maltner
  • Identidade visual: Sydney Michelette
  • Redes sociais: Jess Maestrini
  • Realização e produção: Terceira Margem Produções Culturais

SERVIÇO:

  • Temporada: de 04 de outubro a 10 de novembro
  • Sessões: sexta a domingo, às 20h
  • Ingressos: R$100,00 (inteira) / R$50,00 (meia entrada)
  • Vendas na bilheteria e online: sympla.com.br
  • Duração:  50min
  • Capacidade: 40 lugares
  • Classificação indicativa:  14 anos
  • Local: Espaço Abu
  • Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 249 – loja E – Copacabana
  • Informações: 21 2137-4182 / 4184 (15h às 19h)
  • espacoabu@gmail.com
  • @senhor_diretor
  • @ter_cei_ra_margem
  • @prestesanalu
  • @montesilvia

Estreia da Temporada de “Novas Diretrizes em Tempos de Paz: um recorte da obra de Bosco Brasil” no Teatro Gonzaguinha a preços populares e formação de plateia

Novos tempos
Novos tempos

O Rio de Janeiro se prepara para receber uma nova e impactante montagem do aclamado texto “Novas Diretrizes em Tempos de Paz: um recorte da obra de Bosco Brasil”. Esta curta temporada, com apresentações 3, 4 e 5 de outubro de 2024, sempre às 19h, promete ter um bom destaque cultural neste ano, abordando questões urgentes e atemporais sobre memória, identidade e o peso da história.

“Novas Diretrizes em Tempos de Paz” é uma obra já consagrada no teatro brasileiro. Em 2001, a peça teve uma montagem marcante dirigida por Ariela Goldmann, que contou com as interpretações inesquecíveis de Tony Ramos como um agente interrogador alfandegário brasileiro Segismundo e Dan Stulbach como o imigrante polonês Clausewitz. Esta montagem foi amplamente reconhecida, recebendo prêmios importantes e deixou uma marca profunda na cena teatral brasileira.  

O texto dessa obra aborda um encontro na imigração do Porto do Rio de Janeiro em abril de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, entre o imigrante polonês (que é confundido como suspeito de ser um ex-nazista fugitivo) e o agente brasileiro interrogador da Alfândega ( que é um ex-torturador da policial política da Ditadura Vargas). Nesse interrogatório é explorada a relação a princípio antagônica que se estabelece entre eles.

Esse texto de Bosco Brasil também foi adaptado para o cinema em 2009 sob o título “Tempos de Paz”, dirigido por Daniel Filho. O filme, que traz novamente Tony Ramos e Dan Stulbach nos papéis principais, é uma adaptação que transporta a tensão e o drama do palco para a tela e, atualmente, está disponível na plataforma Netflix, permitindo que um público ainda maior tenha acesso a essa história impressionante.

Um novo recorte:

Esta nova versão, dirigida por Ana Brasil e protagonizada por Daniel Braga e Ítalo Villani, traz um recorte que dialoga diretamente com o contexto contemporâneo. Enquanto as montagens anteriores se concentraram em destacar a tensão histórica e emocional entre os personagens, este recorte incorpora elementos pedagógicos e práticos do Sistema Stanislavski, abordado nas aulas de atuação em drama realista do curso de Bacharelado em Teatro e Licenciatura em Teatro da Faculdade Cesgranrio. Também conhecido como Sistema das Ações Físicas, foi desenvolvido por Konstantin Stanislavski, figura fundamental na pedagogia teatral moderna, e foca na integração das ações físicas com as circunstâncias dadas da cena, buscando criar uma vivência autêntica e orgânica dos personagens, onde o ator, através de processos psicofísicos, se transforma em um canal vivo de expressão criativa.

O processo criativo desta montagem nasceu como um exercício acadêmico nas disciplinas de Atuação em Drama Realista – Projeto Integrador e Prática Pedagógica ministrado por Ana Brasil, com quase 40 anos como professora de teatro, e foi aprofundado através do uso das técnicas do Sistema Stanislavski. Sob a orientação de Ana Brasil em parceria com as professoras de corpo, Claudia Mele, e de voz, Jaqueline Priston, os alunos de Licenciatura Daniel Braga e de Bacharelado Ítalo Villani mergulharam no método, buscando uma vivência do momento presente, que ultrapassa a simples representação para alcançar uma conexão autêntica e genuína com a cena e público.

Este recorte foi primeiramente apresentado em Dezembro de 2023 no Teatro Beth Serpa da Faculdade de Teatro Cesgranrio e depois foi re-apresentado em abril de 2024 como abertura de um encontro em forma de bate-papo com o autor do espetáculo, Bosco Brasil, acompanhado das professoras Ana Brasil, Claudia Mele, Jaqueline Priston e do coordenador do curso de Licenciatura em Teatro, professor João Cícero, mediados pelo professor Theotonio de Paiva.

A temporada:

Com uma clara intenção de democratizar o acesso ao teatro e fomentar a formação de novas plateias, a produção optou por ingressos a preços populares: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia), R$5,00 (para formação de plateia) e entrada gratuita para professores. Além disso, a equipe distribuirá convites para instituições e comunidades, reforçando o compromisso com a acessibilidade cultural.

Esta temporada do espetáculo também será enriquecida por eventuais bate-papo após o espetáculo com os professores envolvidos no projeto e os atores, oferecendo ao público uma oportunidade única de discutir as questões levantadas pela peça e explorar os processos pedagógicos e artísticos que nortearam a sua criação. Esta atividade complementa a proposta da montagem, que surgiu dentro do ambiente acadêmico e agora se abre para a cidade do Rio de Janeiro como um todo.

Serviço:

“Novas Diretrizes em Tempos de Paz: um recorte da obra de Bosco Brasil”

  • Local: Teatro Municipal Gonzaguinha  
  • Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Localizado no Calouste Gulbenkian)
  • Datas: 26, 27 e 28 de setembro e 3, 4 e 5 de outubro de 2024
  • Horário: 19h

Ingressos:  

  • Inteira: R$ 20,00  
  • Meia-entrada: R$ 10,00  
  • Lista Amiga: R$ 5,00  
  • Professores e Formação de plateia: Entrada gratuita (quantidade limitada por sessão)
  • Capacidade: 120 lugares 
  • Duração: 50 min
  • Ingressos disponíveis no site Rio Cultura Ingressos Eleven Tickets (rioecultura.eleven tickets.com) ou na bilheteria do teatro a partir de 1h antes do início da sessão.

Ficha Técnica:

  • Autor: Bosco Brasil
  • Adaptação: Ana Brasil, Daniel Braga e Ítalo Villani
  • Direção: Ana Brasil
  • Elenco: Daniel Braga (Segismundo) e Ítalo Villani (Clausewitz)
  • Preparação Vocal: Jaqueline Priston
  • Preparação Corporal: Claudia Mele
  • Cenário: Daniel Braga, Ítalo Villani e João Dalla
  • Design de Luz: Eduardo Vaccari e Gerson Barreto
  • Figurino: Daniel Braga, Ítalo Villani e Rogério Madruga (Cesgranrio)
  • Operação de Luz: Gerson Barreto
  • Operação de Som: Van Den Bergh
  • Produção Executiva: Isabel Pacheco e Milla Veríssimo
  • Assistência de produção: Alicia Flores
  • Fotos: Sandro Vox (@sandrovoxfotos)
  • Vídeo: Fundação Cesgranrio
  • Edição de Vídeo:  Carlos Augusto Rodrigues, Daniel Braga e Ítalo Villani
  • Arte do Flyer: Eduardo Vaccari
  • Assessoria de Imprensa: Daniel Braga   
  • Direção de Produção: Daniel Braga e Ítalo Villani

“A Batalha da Natureza” se apresenta grátis no Teatro Adolpho Bloch

Peça interativa conscientiza sobre a importância do cuidado com o meio ambiente

A Batalha da Natureza
A Batalha da Natureza – Foto de João Mario Nunes

O Instituto Mar Adentro fará a terceira edição do “Circuito Meio Ambiente – A Batalha da Natureza” no Teatro Adolpho Bloch, na Glória. A única apresentação para o público será gratuita e a data escolhida foi 6 de outubro, uma pré-comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia do Mar, que acontecem em 12 de outubro.

“A Batalha da Natureza” é um projeto lúdico de educação ambiental que aborda o comportamento da sociedade em relação ao descarte dos resíduos sólidos, que por muitas vezes se transformam em lixo e vão parar nos oceanos. O conteúdo de “A Batalha da Natureza” é resultado de pesquisas realizadas nas Ilhas Cagarras (5 km de Ipanema) pela equipe técnica do Instituto Mar Adentro através do Projeto Ilhas do Rio. O arquipélago é um lindo cartão postal carioca que se tornou um Monumento Natural em 2010 e em 2021 entrou para a seleta lista do Ponto de Esperança (Mission Blue).

“O grande diferencial do espetáculo é a participação da plateia através de um jogo de perguntas e respostas, e assim é formado um quiz entre o time da Flora e o time da Fauna. Ao final da sessão serão distribuídas revistinhas em quadrinhos de ‘A Batalha da Natureza’”, conta Lilian de Miranda, idealizadora do projeto. A sinopse segue abaixo.

O espetáculo faz parte do projeto escola, uma atividade itinerante nas escolas públicas do Rio de Janeiro, que acontece desde 2019 e já soma mais de 100 unidades de ensino visitadas. Mais de 40.000 alunos tiveram acesso a ação que propõem cultura, educação e lazer. A conscientização ambiental favorece a mudança de comportamento da sociedade, e a arte é uma excelente ferramenta para contribuir com este avanço.

O “Circuito Meio Ambiente – A Batalha da Natureza” tem o patrocínio da Prefeitura do Rio, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e do Itaú.

Serviço:

  • Data – 6 de outubro
  • Horário – 11h
  • Local – Teatro Adolpho Bloch
  • Endereço – Rua do Russel, 804 – Glória
  • Grátis
  • Ingressos:  Inscrições através do link na bio do Instagram @abatalhadanatureza
  • Censura Livre
  • Intérprete de Libras
  • Instagram – @abatalhadanatureza

‘O Funcionário do Mês’ em nova temporada

Escrito e estrelado por Walle Pinheiro, o espetáculo chega ao Rio de Janeiro para sua terceira temporada trazendo um olhar crítico e bem-humorado sobre o cotidiano de um atendente de bar – 02, 03 e 04 de outubro – Pedra de Guaratiba – RJ

O Funcionário
O Funcionário – Foto: Luana Vidinha

Com uma temporada de três apresentações, “O Funcionário do Mês” será encenado nos dias 02, 03 e 04 de outubro, na Arena Carioca Abelardo Barbosa, Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro. A peça questiona, de forma sutil e impactante, o preço emocional que pagamos para “fazer parte da diversão” e a inevitabilidade de que, em algum momento, todos receberemos a conta.

O espetáculo “O Funcionário do Mês”, escrito e estrelado por Walle Pinheiro, traz um olhar crítico, bem-humorado e por vezes melancólico sobre o cotidiano de um atendente de bar, em um cenário que mistura humor, drama e crítica social. 

A peça mergulha no universo desse personagem central, um funcionário dedicado, mas que, diante das exigências e absurdos do dia a dia, questiona o valor do trabalho em uma sociedade acelerada. Enquanto limpa, organiza e serve os clientes, reflete sobre o tempo e as relações humanas. 

O público é recebido em cena pelo próprio atendente, criando uma imersão onde o banal e o surreal se encontram, como quando o protagonista conversa com o Piriquito, seu peixe confidente.

O projeto ganha vida sob a direção de Lui Nacif, diretor do projeto: “O espetáculo ‘O Funcionário do Mês’ promete provocar o público com uma narrativa que mistura o real e o absurdo, em uma trama repleta de humanidade. Um espetáculo que fará rir, pensar e, quem sabe, se reconhecer nas pequenas tragédias cotidianas do protagonista”, comenta. 

A dramaturgia costura situações cômicas com momentos de profunda reflexão, oferecendo uma crítica à precarização do trabalho, à perda de identidade e à frustração diante de expectativas não alcançadas. Com diálogos ágeis e inteligentes, provoca o riso e o incômodo ao tratar de questões atuais como o aquecimento global, a ansiedade da sociedade moderna e a falta de reconhecimento no ambiente profissional.

FICHA TÉCNICA

  • Dramaturgia: Walle Pinheiro
  • Direção: Lui Nacif
  • Elenco: Walle Pinheiro
  • Trilha Sonora Original: Rodrigo Parcias 
  • Preparação de Ator: Marcelo Miguez 
  • Preparadora Vocal: Jane Celeste 
  • Iluminação: Peder Salles
  • Cenografia & Caracterização: Carolina Morales 
  • Assistente de Cenografia: Fefa Frias
  • Figurino: Catia Vianna
  • Voz OFF: Marcos dos Anjos
  • Consultor em Acessibilidade: Christofer Moreira
  • Tradução em Libras: Patrícia Cantuária
  • Operação Legenda: Carolina Morales 
  • Operação de Luz: Luana Vidinha
  • Operação de Som: Marcelo Miguez
  • Mídias Sociais: Natalia Dias
  • Design Gráfico: Peu Lima
  • Assessoria de Imprensa: LEAD Comunicação – Flávia Tenório 
  • Direção de produção: Lui Nacif
  • Coordenação de produção: Walle Pinheiro
  • Produção Executiva: Marcelo Miguez 

Serviço

Espetáculo “O Funcionário do Mês”

  • Datas: 02, 03 e 04 de outubro de 2024, quarta, quinta e sexta.
  • Horários: 14h e 19h 
  • Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa
  • Endereço: Rua Sd. Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro
  • Como participar:
  • Ingressos: R$: 10 (inteira) R$ 5 (meia)
  • Venda de ingressos: Bilheteria Arena Carioca Abelardo Barbosa
  • CLASSIFICAÇÃO: 10 anos