Neste 5 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Cultura, uma data que reafirma a importância da arte e das expressões culturais como pilares da identidade, da convivência social e do desenvolvimento pessoal e coletivo.
De acordo com dados da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú e Datafolha, 54% dos brasileiros apontam a cultura como fonte essencial de bem-estar. Além disso, 61% dos entrevistados relataram que participar de atividades culturais ajuda a reduzir estresse, tristeza e solidão e 58% percebem melhorias nos relacionamentos familiares por meio de programas culturais, enquanto 57% afirmam que esses hábitos elevam a qualidade de vida em geral.
Essas descobertas reforçam a importância de uma vida cultural ativa e acessível, e justificam a busca contínua por políticas públicas e incentivos que ampliem o acesso à cultura para todos. A cultura brasileira, diversa e marcante, é uma fonte de inspiração que atravessa gerações, promovendo um espaço onde histórias, valores e tradições se encontram, e fortalecendo a coesão social.
Essa riqueza cultural que ultrapassa o entretenimento e se coloca como ferramenta de transformação e desenvolvimento econômico, com o setor empregando milhões de pessoas e movimentando uma ampla cadeia produtiva. Segundo dados do Observatório Itaú Cultura, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, equivalente a 3,11% do PIB brasileiro.
“Celebrar a cultura no Brasil é celebrar a diversidade, a identidade e a resiliência do povo brasileiro. Nós devemos ter um compromisso com um futuro em que a cultura seja cada vez mais acessível, valorizada e reconhecida como elemento vital para o bem-estar e o crescimento da sociedade”, afirma Daniel Campos Neto, CEO da EDC Group.
Crescimento na adesão cultural reforça o valor da diversidade e acessibilidade das atividades culturais
O aumento do envolvimento dos brasileiros em atividades culturais em 2023 evidencia a importância de oferecer uma programação cultural acessível e variada. Do consumo digital à participação em eventos presenciais, a cultura se consolida como um meio essencial de bem-estar e enriquecimento pessoal, com atividades como música, cinema e teatro atraindo públicos cada vez mais amplos e diversos.
Ainda de acordo com a pesquisa Hábitos Culturais, 96% dos brasileiros participaram de atividades culturais, uma alta que reflete tanto o avanço das plataformas digitais quanto o fortalecimento das opções presenciais em espaços públicos e acessíveis. Apresentações ao vivo de música, dança e peças teatrais atraíram 45% dos brasileiros.
“As atividades culturais presenciais, como shows, peças de teatro e exibições ao ar livre, registraram uma adesão crescente, reforçando a importância de criar opções acessíveis e democratizar o acesso à cultura em todo o país. A ampliação do consumo digital também desempenha um papel fundamental na inclusão, pois permite que o público escolha entre uma variedade de conteúdos e formatos que se adequem às suas preferências e rotinas. Quando as pessoas encontram na cultura uma experiência acessível e diversa, seu engajamento e bem-estar aumentam significativamente”, comenta Daniel.
Empresas apoiam o setor
Para democratizar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural de um país, o apoio de empresas ao setor cultural é fundamental. Ao investir em projetos culturais, essas companhias não só ampliam as oportunidades de desenvolvimento pessoal e social para diversas comunidades, mas também colaboram com a criação de uma sociedade mais inclusiva e crítica, além de impulsionar a economia criativa, valorizando artistas e promovendo a sustentabilidade de eventos e instituições culturais que enriquecem a vida das pessoas e geram valor para a sociedade como um todo.
A EDC Group, consultoria de recrutamento e seleção com mais de 14 anos de expertise, celebra o Dia Nacional da Cultura com um compromisso sólido com a arte, o esporte e a educação, por meio do patrocínio de diversos projetos culturais e sociais. Com a visão de que a cultura tem o poder de transformar a sociedade, a empresa apoia desde 2018 mais de 15 iniciativas que beneficiam diferentes públicos, incluindo jovens, idosos, pessoas com deficiência e comunidades de baixa renda. Esse apoio tem permitido o acesso a espetáculos teatrais, cinema e exposições em diversas localidades, promovendo uma cultura mais inclusiva e acessível.
Entre os projetos apoiados pela empresa, destacam-se a iniciativa Inclusão Lado a Lado, do Instituto Olga Kos, que promove a inclusão social de jovens e adultos com e sem deficiência por meio de artes marciais, estimulando habilidades físicas, sociais e familiares, e o projeto Fazendo Arte, que incentiva o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes com deficiência, com oficinas de artes plásticas e técnicas de estamparia. A EDC também apoiou espaços culturais, como Bourbon Street, Teatro Renaissance, Teatro Nair Bello, e atualmente, Teatro Claro SP e Teatro UOL, visando fomentar a produção cultural e facilitar o financiamento de projetos por meio de incentivos fiscais.
“Acreditamos que a arte e a cultura são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao apoiar essas iniciativas, estamos não apenas valorizando a produção artística, mas também proporcionando uma experiência cultural acessível e enriquecedora para todos,” conclui o CEO.
“Nós valorizamos e investimos em cultura pois reconhecemos seu papel fundamental no desenvolvimento humano e social, atuando como uma força motriz na construção de uma comunidade mais justa e inclusiva. Nosso compromisso com o patrocínio cultural reflete nossa responsabilidade social e a intenção de causar um impacto positivo na comunidade. Continuaremos a apoiar iniciativas que inspirem e transformem vidas, contribuindo para um ambiente mais rico e diversificado”, conclui Campos Neto.
A lista completa de projetos apoiados pela EDC Group pode ser encontrada aqui.
EDC Group:
A EDC Group é uma multinacional brasileira com atuação em toda a América Latina e EUA, na área de consultoria e outsourcing de serviços. Com mais de 14 anos de atuação no mercado, a empresa oferece serviços de outsourcing especializado, mão de obra temporária, hunting, BPO e projetos especiais, para as áreas de Engenharia, Manufatura, Logística, Agroindustrial, Telecomunicações, Serviços e Saúde, visando fornecer o profissional adequado a necessidade da empresa, proporcionando a cada colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Com sede em São Paulo (SP) e filiais em Indaiatuba (SP) e Troy Michigan (EUA), a EDC conta com mais de 300 colaboradores para atender clientes como Siemens, Mercedes-Benz, John Deere, AGCO, ZF, entre outros.
Saiba mais: https://www.edcgroup.com.br