O celebrado baixista, cantor e compositor israelense Avishai Cohen – um dos principais nomes do jazz contemporâneo, como atesta este texto da DownBeat chamando-o de “um visionário do jazz em escala global” – está em turnê mundial do álbum “Brightlight”, lançado no mês passado, e chega ao Manouche/RJ para o último show do ano da casa, em 30 de novembro, sábado, com duas sessões, 20h e 22h, acompanhado pelo pianista Guy Moskovich e da baterista Roni Kaspi.
Nascido em Kabri, Avishai transformou o instrumento, elevando-o ao centro das atenções e expandindo os limites do jazz. Revelado em meados da década de 1990 na banda do pianista e talentoso músico de jazz Chick Corea – época em que chegou à elite da cena nova-iorquina – Cohen já tocou com Herbie Hancock, Roy Hargrove e Paquito D’Rivera, entre outros astros do gênero, e tornou-se um herói da nascente cena jazzística de Tel-Aviv, mãe de boa parte do talento estrangeiro do jazz de Nova York.
O site americano All About Jazz, referência para o mundo do jazz, afirmou “Avishai Cohen é um músico distinto: sua energia crua, estilo de fricção hábil e fluido e a mão direita forte combinam-se em um dos sons de contrabaixo mais facilmente reconhecíveis na música contemporânea”. Seu trabalho lhe rendeu prêmios internacionais e reconhecimento global, incluindo o Prêmio Miles Davis no Festival de Jazz de Montreal em 2023.
Nos últimos vinte e poucos anos Avishai Cohen se consolidou como um dos grandes nomes e líderes do jazz contemporâneo, com um catálogo que rivaliza com os dos músicos mais lendários do gênero… e além. Suas performances cativantes ao vivo, seu som único e a excelência musical são agora amplamente conhecidas em todos os cantos do mundo, atraindo grandes públicos ao vivo, ouvintes e fãs apaixonados. A música de Cohen moldou e influenciou muitos e, hoje, é conhecido como um compositor único e influenciador musical sem fronteiras.
Com seu atual trio, Cohen mostrará músicas de seu mais recente álbum “Brightlight” como ”Courage”, “Hope”, “Humility”, e o jazz standard muito popular “Sommertime” (George Gershwin em parceria com o escritor DuBose Heyward) e outras favoritas do público dentro de sua vasta biblioteca musical. Cohen, que sempre se destacou como um grande promotor e descobridor de novos músicos talentosos, agora traz à tona o talento excepcional de seu trio, com Guy Moskovich, ao piano, e o baterista Roni Kaspi. Guy tem se apresentado constantemente como o pianista da escolha de Avishai nos últimos anos e é, pela primeira vez, um parceiro chave, com sua presença brilhando no novo álbum. Já a jovem baterista Roni Kaspi, nascida em Israel em julho de 2000, conheceu Avishai Cohen durante o lockdown da Covid, enviando-lhe uma apresentação virtualmente pelo Facebook. Essa interação distante imediatamente se transformou em uma forte conexão musical, o que levou a um convite para que ela se juntasse a Avishai no álbum novo e na turnê.
Espere grandes emoções e interações maravilhosas entre o trio e os fãs. O palco é, sem dúvida, um lugar onde Cohen se sente em casa, tanto que participar de uma de suas apresentações ao vivo é provavelmente a melhor maneira de conhecer seu universo musical.
Serviço:
Show: CJUB Jazz Nights apresenta: Avishai Cohen – um dos grandes jazzistas contemporâneos, o baixista, compositor e cantor vem ao Brasil com a turnê de seu novo álbum “BrightLight”
Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)
Data e horário: 30 de novembro, sexta, sessões às 20h e 22h
Ingressos: R$ 220 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro – a ser doado para o Retiro dos Artistas – estudante, meia entrada e idoso) l R$ 440,00 (inteira)
Capacidade: 150 pessoas (público sentado e em pé)
Vendas: https://linktr.ee/