Com o objetivo de preservar a memória das lutas pela democracia e fomentar o debate contra a violação dos direitos humanos ao longo da história do Brasil, a Fundação Casa de Rui Barbosa realiza mais uma etapa das atividades da iniciativa “Memória, Coração do Futuro”. Ao longo da semana, serão exibidos filmes consagrados do cinema nacional, além de debates com presenças especiais e atividades artísticas, tudo com entrada franca. Confira a programação:
Na próxima terça-feira (10), às 18h, será exibido o documentário “Brizola, Anotações para uma História”, dirigido por Silvio Tendler. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com o cineasta. Já na quarta-feira (11), às 18h30, será a vez do filme “Jango”, também de Tendler, em comemoração aos 40 anos dessa obra que marcou o cinema brasileiro. A noite se encerrará com um concerto especial do músico Wagner Tiso, compositor da trilha sonora do filme.
Na quinta-feira (12), às 15h, será realizado o debate “As Forças Armadas e a Ditadura”. O evento contará com a participação da deputada federal e integrante da frente internacional de parlamentares em defesa da democracia Jandira Feghali, do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, de José Almino de Alencar, doutor em Sociologia pela Universidade de Chicago e professor do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB, e do professor e pesquisador Manuel Domingos.
A Iniciativa “Memória, Coração do Futuro” é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo e com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e tem como objetivo a realização de um conjunto de eventos de difusão cultural, de natureza continuada, que discutem a preservação da memória e sua importância para a manutenção da democracia.
Serviço:
Programação da iniciativa “Memória, Coração do Futuro”, da Fundação Casa de Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134, Botafogo -RJ.
Data: 10, 11 e 12 de dezembro