Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

por Redação
© Frame Defesa Civil RS/Divulgação

O clima festivo de Gramado, no Rio Grande do Sul, deu lugar à tristeza e ao luto neste domingo, 22 de dezembro. Um terrível acidente aéreo tirou a vida do conhecido empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de sua família e de outras pessoas. Galeazzi, que pilotava o avião, estava acompanhado da esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Além da dor imensurável da perda dessas vidas, 17 pessoas que estavam em terra ficaram feridas, duas delas em estado grave, lutando pela vida após sofrerem queimaduras severas.

O Voo que Terminou em Tragédia

O avião, um bimotor PA-42 Cheyenne, fabricado em 1990, decolou do aeroporto de Canela por volta das 9h12 da manhã. O destino era Jundiaí, em São Paulo. Mas, infelizmente, a viagem foi interrompida de forma abrupta. O avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois atingiu uma residência e, por fim, caiu sobre uma loja de móveis, espalhando destroços e atingindo também uma pousada próxima. A cena era de devastação.

Conhecendo Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi

Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi era um nome conhecido no mundo dos negócios. Formado em Administração pela FGV, ele comandava a Galeazzi & Associados como CEO. A empresa, fundada por seu pai, o já falecido Claudio Galeazzi, tem um histórico de reestruturação de grandes empresas brasileiras. A história da família Galeazzi é marcada por tragédias aéreas: a mãe de Luiz Cláudio também perdeu a vida em um acidente de avião em 2010, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

A Busca por Respostas e as Consequências do Acidente

O Corpo de Bombeiros agiu rápido para controlar as chamas que se seguiram à queda. Agora, trabalham incansavelmente na delicada operação de remoção dos destroços. Enquanto isso, a Polícia Civil e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciaram as investigações para desvendar as causas desse terrível acidente.

O Cenipa busca entender o que aconteceu para evitar que tragédias semelhantes se repitam. Já a polícia investiga se houve alguma responsabilidade criminal. O governador do estado, Eduardo Leite, mencionou que a aeronave decolou em condições climáticas “que não eram as melhores”. No entanto, só a perícia técnica poderá dizer, com certeza, se o tempo contribuiu para o acidente.

A aeronave, que pertencia a Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, estava regularizada, de acordo com a ANAC. No entanto, não tinha permissão para operar como táxi aéreo.

Gramado em Luto: Uma Cidade Abalada

A Prefeitura de Gramado, em um gesto de respeito e solidariedade, cancelou o tradicional desfile de Natal que aconteceria no domingo. O trânsito na Avenida das Hortênsias, onde tudo aconteceu, foi parcialmente liberado, mas a atmosfera na cidade é de profunda tristeza. Os hóspedes da pousada que foi atingida foram realocados para outros hotéis, mas o trauma permanece.

Identificando as Vítimas e as Palavras do Governador

A confirmação dos nomes das vítimas foi um processo doloroso, feito através do sócio de Galeazzi, do hotel onde a família estava hospedada e de imagens do aeroporto. O governador Eduardo Leite, visivelmente abalado, expressou suas condolências. Ele lamentou profundamente a tragédia que se abateu sobre as famílias, especialmente às vésperas do Natal, em uma região conhecida por acolher tão bem os visitantes.

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend