Imagine a cena: um moço galanteador visita a casa de sete belas irmãs para cortejá-las. Tudo vai bem até que ele começa a sentir uma aflição por dentro… Não consegue se conter e… solta um pum! Chuva de risadas das moças. Mas essa história tem reviravoltas, vinganças fedorentas e muito, muito humor.
O divertido “O moço que soltou um pum”, escrito pelo ator, cantor e contador de histórias José Mauro Brant será lançado no dia 18 de janeiro (sábado), às 15 horas, no Museu de Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro.
O livro reconta com rimas “As Moças e os Puins”, causo recolhido na Bahia por João da Silva Campos e publicado, em1939, no livro “O Folclore no Brasil”, de Basílio de Magalhães.A história engraçada do livro é como aquelas que são contatas e recontadas, ao longo dos anos, dentro de uma família ou grupo de amigos, nunca deixando de provocar as mesmas risadas.
As ilustrações de Bruna Lubambo dialogam com o estilo de cordel de um jeito moderno e supercolorido, trazendo para o público de hoje a sensação boa dos causos passados de geração em geração.
Nas palavras do pesquisador de contos tradicionais do Brasil, Marco Haurélio, que assina a 4ª capa do livro: “Não se trata de um conto jocoso como pode parecer à primeira vista. É narrativa maravilhosa, conto de encantamento. A recriação de José Mauro é uma merecida homenagem às histórias que, fugindo a padrões de aceitação, são pouco lembradas por contadores e folcloristas”.
José Mauro Brant está completando 30 anos como contador de histórias e o lançamento de “O moço que soltou um pum” faz parte dessa comemoração.
CONQUISTA DE NOVOS LEITORES
O resultado da 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicado recentemente, trouxe um diagnóstico muito triste: o Brasil, ao invés de ampliar a quantidade de leitores, perdeu leitores – em todas as faixas etárias e classes sociais! A estimativa é de que perdemos 7 milhões de leitores em dois anos. Atualmente mais da metade da população (53%) não leu um livro sequer nos últimos três meses, nem mesmo parcialmente.
Esse cenário preocupante vem levantando debates sobre como ampliar o gosto pela leitura literária em nosso país. Investir nas crianças é sem dúvida o mais essencial dos caminhos, ampliando o acesso a bons livros literários infantis e incentivando a formação de mediadores de leitura dentro e fora da escola.
“O moço que soltou um pum” é desses livros que chama de volta para a roda de leitura aquela criança que diz que não gosta de ler e de ouvir histórias. É um livro lindo de se ver e divertido de ler – e reler, e reler e reler.
Como comenta o próprio autor José Mauro Brant, com seus 30 anos de experiência em contação de histórias: “a palavra rimada, contada, por meio de voz afetiva, ritmada e musical, sempre foi, e ainda é, a melhor experiência a serviço do despertar de novos leitores”.
O livro “O moço que soltou um pum” já teve lançamento em Crato, Brejo Santo, Fortaleza e municípios cearenses da região do Cariri.
O próximo lançamento será no Rio de Janeiro.
LANÇAMENTO – O MOÇO QUE SOLTOU UM PUM
Autores: escrito por José Mauro Brant e ilustrado por Bruna Lubambo
Data: 18 de janeiro, sábado.
Horário: a partir das 14.30 até as 17.00 horas
Local: Museu de Folclore Edison Carneiro, rua do Catete, 179, Rio de Janeiro.
Preço: R$ 70
Entrada no museu: grátis!