“O Moço que Soltou um Pum”: José Mauro Brant lança livro no Museu de Folclore no Rio de Janeiro

Comemorando 30 anos de histórias, José Mauro Brant apresenta seu novo livro neste sábado, dia 18, às 15h, em um evento repleto de humor e tradição popular

por Jorge Rodrigues
O moço que soltou um pum

Imagine a cena: um moço galanteador visita a casa de sete belas irmãs para cortejá-las. Tudo vai bem até que ele começa a sentir uma aflição por dentro… Não consegue se conter e… solta um pum! Chuva de risadas das moças. Mas essa história tem reviravoltas, vinganças fedorentas e muito, muito humor.

O divertido “O moço que soltou um pum”, escrito pelo ator, cantor e contador de histórias José Mauro Brant será lançado no dia 18 de janeiro (sábado), às 15 horas, no Museu de Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro.

O livro reconta com rimas “As Moças e os Puins”, causo recolhido na Bahia por João da Silva Campos e publicado, em1939, no livro “O Folclore no Brasil”, de Basílio de Magalhães.A história engraçada do livro é como aquelas que são contatas e recontadas, ao longo dos anos, dentro de uma família ou grupo de amigos, nunca deixando de provocar as mesmas risadas.

As ilustrações de Bruna Lubambo dialogam com o estilo de cordel de um jeito moderno e supercolorido, trazendo para o público de hoje a sensação boa dos causos passados de geração em geração.

Nas palavras do pesquisador de contos tradicionais do Brasil, Marco Haurélio, que assina a 4ª capa do livro: “Não se trata de um conto jocoso como pode parecer à primeira vista. É narrativa maravilhosa, conto de encantamento. A recriação de José Mauro é uma merecida homenagem às histórias que, fugindo a padrões de aceitação, são pouco lembradas por contadores e folcloristas”.

José Mauro Brant está completando 30 anos como contador de histórias e o lançamento de “O moço que soltou um pum” faz parte dessa comemoração.

CONQUISTA DE NOVOS LEITORES

O resultado da 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicado recentemente, trouxe um diagnóstico muito triste: o Brasil, ao invés de ampliar a quantidade de leitores, perdeu leitores – em todas as faixas etárias e classes sociais! A estimativa é de que perdemos 7 milhões de leitores em dois anos. Atualmente mais da metade da população (53%) não leu um livro sequer nos últimos três meses, nem mesmo parcialmente.

Esse cenário preocupante vem levantando debates sobre como ampliar o gosto pela leitura literária em nosso país. Investir nas crianças é sem dúvida o mais essencial dos caminhos, ampliando o acesso a bons livros literários infantis e incentivando a formação de mediadores de leitura dentro e fora da escola.

“O moço que soltou um pum” é desses livros que chama de volta para a roda de leitura aquela criança que diz que não gosta de ler e de ouvir histórias. É um livro lindo de se ver e divertido de ler – e reler, e reler e reler.

Como comenta o próprio autor José Mauro Brant, com seus 30 anos de experiência em contação de histórias: “a palavra rimada, contada, por meio de voz afetiva, ritmada e musical, sempre foi, e ainda é, a melhor experiência a serviço do despertar de novos leitores”.

O livro “O moço que soltou um pum” já teve lançamento em Crato, Brejo Santo, Fortaleza e municípios cearenses da região do Cariri.

O próximo lançamento será no Rio de Janeiro.

LANÇAMENTO – O MOÇO QUE SOLTOU UM PUM

Autores: escrito por José Mauro Brant e ilustrado por Bruna Lubambo

Data: 18 de janeiro, sábado.

Horário: a partir das 14.30 até as 17.00 horas

Local: Museu de Folclore Edison Carneiro, rua do Catete, 179, Rio de Janeiro.

Preço: R$ 70

Entrada no museu: grátis!

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend