A atriz Elisa Lucinda irá representar avó de Zumbi dos Palmares, a princesa Aqualtune, e virá no último carro da escola na Intendente Magalhães, no domingo, dia 2 de março. “É uma honra e um orgulho grande poder representar uma mulher tão importante como foi a guerreira Aqualtune. E achei linda demais a minha fantasia”, declarou Elisa.
Em 2024, a Renascer desfilou aos gritos de “É campeã” e por um décimo não voltou a desfilar na Marquês de Sapucaí. A Comunidade está com esse grito na garganta e promete fazer um desfile mais espetacular ainda em 2025.
Por outro lado, o reconhecimento veio através de várias premiações, entre elas, os Prêmios Machine, Estrela do Carnaval, Carnaval in Samba, em diversas categorias, entre outros.
CARNAVAL 2025
No Carnaval 2025, a vermelho e branca de Jacarepaguá irá exaltar a força da mulher preta contando a história da princesa africana ‘Aqualtune’, que esteve à frente de uma das comunidades do Quilombo dos Palmares.
A Renascer de Jacarepaguá será a segunda escola de samba a desfilar no domingo, dia 2 de março, pela série Prata do Carnaval Carioca, na Intendente Magalhães.
AQUALTUNE
Aqualtune é uma personagem lendária da história do Quilombo dos Palmares. Ela nasceu no reino do Congo, de linhagem real, e liderou uma parte dos guerreiros na Batalha de Mbwuila, 1665, o que resultou em sua escravização e deslocamento para a América Portuguesa, atual Nordeste brasileiro.
Também foi mãe de importantes personagens na história de luta dos negros pela liberdade: os líderes Ganga Zumba e Ganga Zona, e Sabina, a mãe de Zumbi dos Palmares.
Aqualtune, a princesa guerreira, dedicou sua vida ao desenvolvimento do quilombo e à defesa de seu território contra invasores.
“Após o brilhante desfile que fizemos em 2024, nós precisávamos escolher um enredo com o mesmo nível. Um enredo com representatividade e que contribuísse, de certa forma, com o papel cultural de uma escola de samba na sociedade. E, desta forma, nós vamos exaltar a força da mulher preta através da história de Aqualtune, a força motriz incontrolável que luta por seus ideais”, relata o carnavalesco Rodrigo Pacheco.
Ficha Técnica:
G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá
Presidente – André Augusto – Dedé
Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.
Carnavalesco: Rodrigo Pacheco
Assessoria de Imprensa: Graça Paes e Marco Moreira
Enredo: ‘AQUALTUNE’
Samba enredo: “Aqualtune: a Inspiração Forjada Em Pele Preta’
Compositores : Xande de Pilares, Thiago Coimbra, Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Diego Nicolau, Mingau, Jefferson Oliveira, Charles Silva, Kaique Gigante, Leonardo Bessa.
Foto Elaine Caetano, rainha de bateria da escola
Leonardo Torres/ Divulgação