Prêmio Jabuti 2023

Prêmio Jabuti 2023 | DarkSide Books tem duas obras semifinalistas

Promovida pela Câmara Brasileira do Livro, a premiação será realizada no dia 5 de dezembro

por Alyson Fonseca

No dia 9 de novembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista das obras semifinalistas de várias editoras para o Prêmio Jabuti 2023. Dentre elas, duas são publicações da DarkSide® Books: a graphic novel O Fim da Noite, de Diox e Rafael Calça, na categoria “Histórias em Quadrinhos”; e o livro Sou Mais Eu, com artes de Rogério Coelho, na categoria “Ilustração”.

Leia também > Títulos da Cepe Editora estão na semifinal da 65ª edição do Prêmio Jabuti

Desde o ano de 1959, o Prêmio Jabuti, promovido e concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o mais tradicional prêmio literário brasileiro. Foi idealizado por Edgard Cavalheiro, quando este presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano. Hoje a premiação é referência dentre os prêmios literários do Brasil e tem como propósito ampliar os feitos da indústria editorial e o alcance da literatura nacional. Para a 65ª edição do Prêmio Jabuti, foram inscritas 4.245 obras, que mostram o tamanho do prêmio e da literatura nacional.

Na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, serão anunciados os cinco finalistas em cada uma das 21 categorias, que são distribuídas entre os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No dia 5 de dezembro, todos os vencedores serão anunciados em uma cerimônia que será realizada no pomposo Theatro Municipal de São Paulo. A lista completa de semifinalistas do Prêmio Jabuti 2023 pode ser consultada no site do Prêmio Jabuti.

Conheça os semifinalistas da DarkSide:

O Fim da Noite, de Diox e Rafael Calça

Indicação: semifinalista em “Histórias em Quadrinhos”

📷: DarkSide Books / Divulgação

Vencedora do 1º Prêmio Machado DarkSideO Fim da Noite conta uma história de luta e resiliência de personagens inspiradas nas mulheres das famílias dos autores Rafael Calça e Diox. Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os 10 anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. A HQ também é finalista do troféu HQMIX nas categorias “Novo Talento Desenhista” (Diox) e “Roteirista Nacional” (Rafael Calça).

Sou Mais Eu, de Richard Brehm e Rogério Coelho

Indicação: semifinalista em “Ilustração”

📷: DarkSide Books / Divulgação

Sou Mais Eu apresenta a história e os sonhos de uma jovem artista em uma jornada de autoconhecimento para pintar a grande tela em branco que é a vida de todos. Ao longo de sua jornada, ela é desafiada pela figura que se tornou seu Mestre de Pintura, que deixa claro que ela não está autorizada a pintar o que quiser. A publicação do selo Caveirinha une o roteiro de Richard Brehm à arte do ilustrador brasileiro Rogério Coelho, que já foi premiado com o Prêmio Jabuti por outros trabalhos. Juntos, eles criaram uma obra que se destaca pelas frases certeiras e pelas ilustrações vivazes e impressionantes.

*Conteúdo produzido com informações do Dark Blog e assessoria de imprensa. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via