RascPeça teatral ‘Os Gritos do Silêncio’ denuncia violência contra a mulher numa relação abusiva

Montagem tem duas apresentações exclusivas na Barra, no Cine Teatro - Rafaela Ghelfond e Paulo Ferreira contam a história do casal, que se encontra dentro de um relacionamento abusivo

por Jorge Rodrigues
Os Gritos do Silêncio

A peça teatral “Os Gritos do Silêncio”, que entra em cartaz neste domingo, 6 de abril, no Cine Teatro, no shopping Barra Point, na Barra da Tijuca, promete emocionar e provocar reflexões sobre a violência contra a mulher. A ideia do espetáculo surgiu do autor Aloisio Villar e de sua filha, Bia Villar, com o objetivo de alertar sobre os sinais de um relacionamento abusivo, desde os primeiros discursos até a possibilidade de um feminicídio.

Com os atores Rafael Ghelfond no papel de Sabrina e Paulo Ferreira como Theo, a história retrata como, no início, o agressor se apresenta como encantador, carismático e envolvente, mas, com o tempo, sua verdadeira face se revela. A peça busca ser um alerta preventivo, especialmente ao ser apresentado paralelamente em escolas, onde os jovens começam a vivenciar seus primeiros relacionamentos. “Temos recebido uma recepção muito amorosa no ambiente escolar e sentimos que conseguimos plantar essa semente no coração de todos, desde aulas até professores”, destaca Rafaela.

O espetáculo tem como protagonista a personagem Sabrina, uma mulher livre, moderna e cheia de personalidade, que trabalha como influenciadora digital. No entanto, ao conhecer Theo, ela se deixa envolver por sua doçura inicial e se agarra à esperança de que ele volte a ser aquele homem do começo da relação. “A peça destaca como relacionamentos abusivos se constroem em camadas, mesclando momentos de romance, humor e tensão, exatamente como ocorre na vida real”, observa Paulo.

O enredo também abordou diferentes formas de abuso, além da agressão física, como o abuso emocional, a manipulação financeira e a tentativa de controle da vida da vítima. “O relacionamento abusivo nunca é um só, claro que vemos muito na parte de agredir o outro, mas tem outros tipos muito presentes na vida da mulher em geral. A peça mostra alguns deles”, explica Rafaela.

Curiosamente, Paulo diz que Theo foi inspirado em personagens clássicos da literatura, como Otelo, de William Shakespeare, e Bentinho, de Dom Casmurro , de Machado de Assis – figuras marcadas pelo ciúme e pela insegurança. “Assim como em relações abusivas reais, Theo inicialmente cativa o público, mas aos poucos, revela sua verdadeira face sombria”, completa o intérprete do personagem.

A peça nasceu de uma experiência pessoal de Bia Villar, que aos 15 anos se viu envolvida em uma relação virtual com um homem de outro estado, sem nunca tê-lo encontrado pessoalmente. Dessa vivência, surgiu a ideia de criar o texto junto com seu pai, transformando sua história em um projeto artístico com impacto social.

Com planos de turnê pelo Brasil e pelo mundo, o espetáculo promete não apenas emocionar, mas também conscientizar sobre a importância de reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo antes que seja tarde demais. A partir do dia 14 de abril, a direção ficará sob a responsabilidade de Maria Cristina, que já atuava como diretora de movimento da peça.

OS ATORES

Rafaela Ghelfond, 29 anos, é atriz, jornalista, produtora e dubladora. Iniciou sua carreira em Cascavel-PR e já atuou em 15 peças teatrais no PR e RJ, incluindo O Xangô de Baker Street, de Jô Soares, e Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Na TV, interpretou Natascha na novela Terra e Paixão (Globo, 2023) e, na publicidade, participou do comercial internacional da marca italiana EstaThé.

Paulo Ferreira é ator e chef de cozinha, com formação em teatro avançado pelo Sesc Recife, licenciatura em História pela Estácio de Sá e especialização em gastronomia pelo SENAC. Sua estreia na TV aconteceu em 2007, como protagonista da minissérie A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. No teatro, interpretou Tiradentes e recebeu destaque na Veja pelo musical infantil Reino da Gataria. Atuoso na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Na gastronomia, foi instrutor do SENAC, teve seu próprio restaurante e serviu 10 mil refeições por dia nas Olimpíadas Rio 2016.

SERVIÇO: Cine Teatro (BarraPoint Shopping – Av. Armando Lombardi, nº 350, 3º Piso – Barra da Tijuca | Ao lado do metrô Jardim Oceânico). Dias 6 e 13 de Abril. Domingos às 20h. Vendas antecipadas pelo: https://bileto.sympla.com.br/event/103827?share_id=1-copiarlink

Ficha Técnica:

  • Texto: Bia Villar e Aloísio Villar
  • Direção: Lu Toutoungi
  • Atores: Rafaela Ghelfond e Paulo Ferreira
  • Realização: Sdc Produções
  • Classificação indicativa: 14 Anos
  • Duração: 60 Minutos
  • Gênero: Drama
  • Lotação: 172 lugares

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!