Gilberto Gil, um dos homenageados na FLIST e Carlos Malta, uma das atrações no evento

Flist homenageia Gilberto Gil em edição especial no Museu Histórico da Cidade

por Redação

Flist homenageia Gilberto Gil em edição especial no Museu Histórico da Cidade

A FLIST, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira, o CEAT, acontecerá pela primeira vez fora do histórico bairro de Santa Teresa

Evento terá o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, acontecerá no Museu Histórico da Cidade, na Gávea e fará tributos à autora Carolina Maria de Jesus, ao compositor Donga e ao autor Franz Kafka

Didu Nogueira, Márcia Zaíra, o Afoxé Filhos de Gandhi e Carlos Malta também farão apresentações no evento 

Pela primeira vez, o Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) vai realizar a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) fora do histórico bairro de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O evento, nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), chega à 16ª edição com uma homenagem especial a Gilberto Gil. A FLIST que, anualmente, reúne mais de 20 mil pessoas, acontecerá, em edição especial, no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, e contará com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

“A decisão de transferir a FLIST para a Gávea não foi fácil, mas necessária. O Parque Glória Maria, o antigo Parque das Ruínas, entrará em obras e não encontramos outro espaço no nosso bairro para abrigar com conforto mais de 20 mil pessoas, em dois dias. Mas, apesar de estarmos longe de casa, estamos muito felizes com a escolha da sede para a especialíssima 16ª edição. O Museu Histórico da Cidade está localizado em uma reserva da Mata Atlântica, em meio a um conjunto de espaços históricos e com uma comunidade vizinha que será enormemente beneficiada pela realização de nossas mais de 90 atividades”, conta a escritora Ninfa Parreiras, curadora da FLIST.

A FLIST é inteiramente gratuita, com dezenas de atividades para as famílias, e traz exposições artísticas, apresentações literárias, teatrais, musicais, ambientais e de dança. Além disso, oferece uma feira de livros, de artesanatos e de gastronomia. São mais de 90 atrações com diversidades e representatividades.

 A festa traz uma linda homenagem à família de Gilberto Gil, uma família tão brasileira, feita de muitas vozes e de artistas da música, das letras, da produção cultural e da gastronomia, concurso de textos e imagens inspiradas na obra do cantor vai trazer artistas selecionados de diferentes partes do Brasil. Haverá ainda tributos ao centenário de ausência do autor Franz Kafka; aos 110 anos da autora Carolina Maria de Jesus; e aos 135 anos de Donga, pioneiro do samba no Brasil.

“A programação da FLIST está espetacular! Além de homenagear o querido e talentosíssimo Gilberto Gil e sua família, teremos tributos à Carolina, uma autora como poucas; ao Donga, que representa as raízes do samba e o Franz Kafka. Ou seja, vai ser a edição da diversidade, sustentabilidade, inclusão, pluralidade, equidade, regionalidade e da brasilidade. A FLIST é um mix de literatura, música, teatro, artesanato, gastronomia, cultura, meio ambiente e muito mais”, destaca Ninfa.

 Didu Nogueira e Carlos Malta – No domingo, 19 de maio, o encontro de Didu Nogueira e de Márcia Zaíra, integrantes do Instituto Donga, vai coroar a homenagem ao artista que gravou o primeiro samba brasileiro. No dia 19 de maio, Carlos Malta vai trazer a música de Gil, tão poética, tão cheia de ritmos, de polifonias e de polissemias. Rodeado por obras de Maxwell Alexandre, haverá também espaço com cadeiras para as mesas redondas, palestras, apresentações e debates.

 Neste dia haverá também sessão de autógrafos dos livros ‘Ô de Casa – Rio Maranhão’ e ‘Todos são Poetas na Praça e Poemas são Destinos’, de Manoel Herculano (poeta cantador).

 Literatura

Ao longo dos dois dias, a FLIST vai promover sessões de autógrafos, palestras e bate-papos com autores! O evento apresentará também encontros literários, sarau, teatro, música e atividades para as crianças.

Homenagem

A família do cantor receberá uma homenagem feita de muitas vozes e de artistas da música, das letras, da produção cultural e da gastronomia. O Concurso CEAT para a FLIST que selecionou textos, poesias, artes e imagens inspiradas na obra de Gilberto Gil vai levar ao Museu Histórico da Cidade os selecionados de diferentes partes do Brasil.
 
No sábado, dia 18, a partir das 16h, haverá um potpourri para Gil com Manoel Herculano (poeta cantador).

 Diversidade em pauta

Autores e artesãos indígenas e afrodescendentes estarão em diversas apresentações, assim como as vozes de PCDs e de pessoas LGBTQIAPN+. Este ano, a acessibilidade será foco de cinco apresentações, numa parceria de famílias ceatianas com a FLIST. É destaque a presença de artistas periféricos, indígenas, pretos, mulheres, LGBTQIAPN+ e outras maiorias minorizadas nos espaços de arte e de literatura.

Meio Ambiente

Gilberto Gil é presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, o BrBio, e esse lado do querido compositor também estará presente na FLIST. No dia 18 de maio, a partir das 10h, o painel ‘Sinfonia Azul: Um passaporte para a biodiversidade’ vai reunir Artur Sampaio (subsecretário municipal de meio ambiente – SMAC), Daniel Gorin (gerente geral do Grupo Arpoador) e Simone Oigman Pszczol (diretora executiva do BrBio).

Gastronomia

A FLIST é conhecida pela variedade das delícias oferecidas pelos restaurantes parceiros. Na edição especial desse ano há iguarias que agradarão aos paladares mais exigentes. Doces portugueses, pratos baianos, comida alemã, petiscos brasileiros e sanduíches criativos estão entre as opções que poderão ser encontradas no evento.

Outros Destaques

– A FLIST vai abraçar a exposição temporária do artista plástico Maxwell Alexandre, que pode ser conferida no casarão anexo ao Museu Histórico da Cidade;

– A autora Sonia Rosa, uma das homenageadas da edição de 2023, estará de volta para autografar livros com um coletivo de autores e autoras pretos(as);

– Uma roda dos povos indígenas, em constante diálogo com a cidade, vai reunir a pesquisadora Carina Oliveira, o professor Lucas Munduruku e a autora Lucia Tucuju;

– O Museu do Amanhã promoverá a roda de conversa com os editores dos livros Pode um robô ser racista? e O capitalismo pode ser sustentável. O encontro terá a presença de Fabio Sacarano (curador do Museu do Amanhã) e Silvana Bahia (mestre em Cultura e Territorialidades – UFF);

– A Roleta do Gil, um dos eventos mais esperados da FLIST, terá a curadoria da escritora Ninfa Parreiras (curadora da FLIST), direção de Rubens Lima Júnior e a participação do coletivo Sarau Poesia Andarilha.

SERVIÇO:

16ª Festa Literária de Santa Teresa (FLIST)

Datas e horários: 18 e 19 de maio, das 9h às 18h

Local: Museu Histórico da Cidade (Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea)

Entrada gratuita

Classificação livre

Realização: Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT

Apoio: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Confira a programação completa: Link 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 6 seconds
Compartilhe
Send this to a friend