Aos 52 anos, Latino não estava muito satisfeito com sua aparência. O cantor, que já mantém uma rotina saudável de exercícios, se queixava de flacidez nos membros superiores e para corrigir o problema, apostou no preenchimento com o polêmico PMMA. A técnica, também conhecida como bioplastia, consiste na injeção de substância biocompatível a fim de melhorar a aparência do corpo e do rosto, em que comumente é utilizado o PMMA, substância categorizada como de alto risco pela Anvisa.
Dr. Luiz Haroldo alerta para os riscos de substância como o PMMA, hidrogel e silicone industrial para a saúde do paciente: “São produtos que, quando injetados no corpo humano, não se tem controle sobre eles. É um grande erro que pessoas mal orientadas apliquem este tipo de tratamento.”
Além dos diversos níveis de informação expostos, existe um fato irrefutável sobre o uso de silicone industrial, substância que se passa pelo PMMA muitas vezes: de acordo com o Código Penal, a aplicação em pessoas é uma prática ilegal e constitui um crime contra a saúde pública , previsto como exercício ilegal da medicina, curandeirismo e lesão corporal.
“Infelizmente muitas pessoas ainda são iludidas por este procedimento que é realizado por pessoas inescrupulosas que injetam produtos como silicone industrial”, alerta o médico.
O transporte explica que os problemas por conta de produtos como silicone industrial, podem ser locais ou até mesmo sistêmicos . “Locais são quando vemos sofrimento, eritema, infecção, alergia e migração deste produto, pois o silicone é um produto que migra por ação da gravidade ou por pressão sobre uma área injetada. “
“Também temos complicações sistêmicas que são infecções locais graves ou mesmo morte por injeção num vaso sanguíneo, levando a um caso de embolia pulmonar”.
Dr. Haroldo recrimina a banalização da cirurgia plástica e afirma que os resultados podem parecer bons, mas trazer danos futuros. “A cirurgia plástica não é uma mercadoria, ela é uma prática médica, com todos os riscos e todos os benefícios. Na bioplastia não existe processo correto, apenas ilusão de que terá um resultado fantástico e profissionais negligentes. A finalidade do silicone industrial é limpar carros e pneus. Ser usado em pessoas é crime e por mais que o pós apresentado belo, os efeitos colaterais, que podem até mesmo ser letais, podem aparecer anos depois ”.
“É necessidade muita cautela e paciência na decisão de se submeter a um procedimento estético ou o sonho pode virar pesadelo. Toda cirurgia tem uma possibilidade pequena de insucesso, mas o problema é que tem muitos falsos cirurgiões plásticos despreparados realização destas cirurgias. Em média 30% dos meus pacientes são de correção de complicações.”
E a retirada não é nada fácil. “Temos que aspirar esses produtos, retirar pedaços, tecidos comprometidos, e concordar com enxerto de gordura e ou implante. E nunca conseguimos tirar tudo, pois estes produtos se infiltram na musculatura causando resistência, tendo que muitas vezes, fazer cicatrizes imensas.”
Para quem quer o resultado dos músculos do peitoral modelados como os de Rico, existe opção mais segura e correta. “Quem tem algum tipo de flacidez ou falta de volume tem optado pelo exercício de gordura. Quem quer um resultado menos natural, opte pela prótese de silicone”.
A técnica do exercício consiste em uma lipoaspiração, tratamento da gordura e reaplicação na área desejada. “O exercício de gordura, realizado por uma experiência profissional, é uma das técnicas mais seguras, sendo o único método de aumento de mamas que pode ser aplicado até mesmo em pacientes com doenças autoimunes”, afirma o médico.
Saiba mais sobre Dr. Luiz Haroldo Pereira

Dr. Luiz Haroldo Pereira
Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. O médico já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se tornar titulares da SBCP, capacitados para realizar cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração, implantes de silicone e outros procedimentos.
www.instagram.com/luizharoldopereira