Aninha Portal inaugura Espaço de exposições da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Itaboraí Plaza Shopping

por Redação
Aninha Portal inaugura Espaço de exposições da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Itaboraí Plaza Shopping

O samba, a arte e a força feminina. No próximo sábado, dia 10 de maio, a partir das 18h, Itaboraí recebe a abertura da exposição “Guardiãs do Samba”, da multiartista paraense Aninha Portal, que marca também a inauguração da novo Espaço de exposições da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Itaboraí Plaza Shopping.

Exposta na Casa de Cultura em 2024, a mostra retorna com 30 obras que trazem logo de cara para o novo espaço no shopping uma explosão de cores, texturas e flores. Usando tinta acrílica sobre tela, arte abstrata, pontilhismo e colagem, a artista coloca sua visão da alma feminina, em uma exposição alegre e muito colorida, e homenageia grandes mulheres do samba brasileiro. Entre elas, nomes históricos como Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Tia Ciata, Tia Gessy e Dorina, e muitas outras.

Com esta identidade visual vibrante e simbólica, “Guardiãs do Samba” exalta a presença e o legado das mulheres na construção e preservação desse patrimônio cultural. Para Aninha Portal, que carrega uma trajetória respeitada no mundo do samba, a exposição é um tributo à ancestralidade e à continuidade de um forte legado:

“Somos responsáveis por salvaguardar o legado deixado por tantas desbravadoras, como Tia Ciata, Dona Ivone Lara e tantas deusas do samba, que abriram caminho e lutaram para que hoje a mulher ocupasse o seu lugar e fosse respeitada como sambista de fato e de direito. A exposição homenageia essas matriarcas e a nova geração, que não deixa o samba morrer”, disse a artista.

A partir das 19h, após a abertura da exposição, os convidados poderão aproveitar uma roda de samba ao vivo na praça de alimentação do shopping para fechar a celebração entre união da arte e da música de Aninha Portal com a cultura de Itaboraí.

A mostra fica em cartaz até o dia 10 de junho, na sala 1113 do Itaboraí Plaza Shopping, com visitação gratuita e aberta ao público. O espaço funcionará de terça a sexta, de 12h às 20h, e aos sábados, de 13h às 20h.

Para Alan Mota, subsecretário de Cultura do município de Itaboraí e gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, poder contar com o retorno da exposição “Guardiãs do Samba”, desta vez para inaugurar um novo espaço, reforça o compromisso da CCHAT com a valorização das expressões populares, da arte contemporânea e da memória com o imaterial. Para Alan, o momento é simbólico e marcante:

“Aninha Portal é uma artista completa. Inaugurar essa sala com uma exposição tão forte e bonita, que fala sobre um patrimônio imaterial tão importante para a história do nosso país, é um privilégio para a cidade e para este centro cultural. Este novo espaço irá ampliar os horizontes da Casa de Cultura, possibilitando que cada vez mais pessoas possam ter acesso a uma rica programação cultural. Nada poderia ser melhor do que receber uma artista renomada como Aninha para dar esse pontapé inicial. É realmente um privilégio!”, explicou o gestor.

Serviço:

  • Abertura da exposição Guardiãs do Samba, de Aninha Portal, e inauguração do novo Espaço de Exposições da CCHAT, no Itaboraí Plaza Shopping
  • Data: 10 de maio até 10 de junho
  • Horário: 18h
  • Local: Espaço de Exposições da CCHAT ( Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres), Sala 1113, Itaboraí Plaza Shopping – Rodovia BR 101, Km 295 – Sentido Norte – Itaboraí
  • Contato: (21) 2635-4291 / (21) 98958-8727 (WhatsApp).

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend