Exposição “Formas de Respirar”, no Sergio Porto, traz obras em que artistas fazem imersão com servidores públicos

Exposição “Formas de Respirar”
Exposição “Formas de Respirar”

No próximo dia 3 de abril, das 18h às 21h, será aberta a exposição “Formas de Respirar”, no Centro Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. A mostra ficará acessível ao público do dia seguinte até 28 de abril, com horário de funcionamento das 16h às 21h, de quarta a domingo. Nela, estarão os trabalhos realizados pelos artistas Anna Costa e Silva e Rafa Éis, em colaboração com servidores públicos da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Anna e Rafa participaram da Residência Artística Setor Público (RASP), projeto em sua terceira edição, em que artistas são convidados a uma imersão, durante um ano, junto a servidores de órgãos públicos brasileiros. Desse encontro, emergem criações coletivas, que constroem novos significados para o trabalho cotidiano dos servidores, bem como para as experiências artísticas dos próprios artistas convidados.

Na exposição “Formas de Respirar”, o espectador poderá observar os resultados das vivências de Anna e Rafa na residência junto aos servidores da SMC, por meio de instalações, filmes, desenhos, fotografias e textos. Anna apresenta o filme-devaneio “Ventário” e Rafa Éis a série de fotografias e esculturas “Formas de Respirar”, que também dá nome à exposição. Em comum, ambos projetos buscam um olhar pessoal e subjetivo para e com os servidores participantes, em contraponto às jornadas de trabalho na SMC.

“Ventário” é um filme no qual Anna convidou servidoras e servidores a criar personagens fantásticos e figurinos para materializar seus desejos, angústias e sensações. “Formas de respirar” é uma ação que envolveu rodas de conversa, práticas de cuidado em saúde mental e práticas de arte.

OS ARTISTAS

Anna Costa e Silva (1988, Rio de Janeiro) é mestra em Artes Visuais pela School of Visual Arts, NY, e terapeuta reichiana formada pelo Centro AMV. Participou da 13ª Bienal do Mercosul, foi premiada com a residência Terremoto Ubisoft e ganhou a prestigiosa bolsa Franklin Furnace em Nova York 2023.

Rafa Éis (Porto Alegre, 1985. Vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro) é mestre em processos artísticos contemporâneos pela UERJ (2017). Atualmente é responsável pela área de artes visuais da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Coart-Uerj).

A Residência Artística Setor Público (RASP) é um projeto da República.org, Instituto Betty & Jacob Lafer e Automatica. Para saber mais, www.rasp.art.br

SERVIÇO 

Formas de respirar – Anna Costa e Silva e Rafa Éis

Abertura: 03 de abril

Datas: 3 a 28 de abril

Horário de funcionamento: quarta a domingo, 16h às 21h

Local: Centro Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro Informações: 21 2242-1012 / 21 99406 9009