Exposição “Formas de Respirar”

Exposição “Formas de Respirar”, no Sergio Porto, traz obras em que artistas fazem imersão com servidores públicos

por Redação

No próximo dia 3 de abril, das 18h às 21h, será aberta a exposição “Formas de Respirar”, no Centro Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. A mostra ficará acessível ao público do dia seguinte até 28 de abril, com horário de funcionamento das 16h às 21h, de quarta a domingo. Nela, estarão os trabalhos realizados pelos artistas Anna Costa e Silva e Rafa Éis, em colaboração com servidores públicos da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Anna e Rafa participaram da Residência Artística Setor Público (RASP), projeto em sua terceira edição, em que artistas são convidados a uma imersão, durante um ano, junto a servidores de órgãos públicos brasileiros. Desse encontro, emergem criações coletivas, que constroem novos significados para o trabalho cotidiano dos servidores, bem como para as experiências artísticas dos próprios artistas convidados.

Na exposição “Formas de Respirar”, o espectador poderá observar os resultados das vivências de Anna e Rafa na residência junto aos servidores da SMC, por meio de instalações, filmes, desenhos, fotografias e textos. Anna apresenta o filme-devaneio “Ventário” e Rafa Éis a série de fotografias e esculturas “Formas de Respirar”, que também dá nome à exposição. Em comum, ambos projetos buscam um olhar pessoal e subjetivo para e com os servidores participantes, em contraponto às jornadas de trabalho na SMC.

“Ventário” é um filme no qual Anna convidou servidoras e servidores a criar personagens fantásticos e figurinos para materializar seus desejos, angústias e sensações. “Formas de respirar” é uma ação que envolveu rodas de conversa, práticas de cuidado em saúde mental e práticas de arte.

OS ARTISTAS

Anna Costa e Silva (1988, Rio de Janeiro) é mestra em Artes Visuais pela School of Visual Arts, NY, e terapeuta reichiana formada pelo Centro AMV. Participou da 13ª Bienal do Mercosul, foi premiada com a residência Terremoto Ubisoft e ganhou a prestigiosa bolsa Franklin Furnace em Nova York 2023.

Rafa Éis (Porto Alegre, 1985. Vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro) é mestre em processos artísticos contemporâneos pela UERJ (2017). Atualmente é responsável pela área de artes visuais da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Coart-Uerj).

A Residência Artística Setor Público (RASP) é um projeto da República.org, Instituto Betty & Jacob Lafer e Automatica. Para saber mais, www.rasp.art.br

SERVIÇO 

Formas de respirar – Anna Costa e Silva e Rafa Éis

Abertura: 03 de abril

Datas: 3 a 28 de abril

Horário de funcionamento: quarta a domingo, 16h às 21h

Local: Centro Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro Informações: 21 2242-1012 / 21 99406 9009

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via