Exposição no Galpão Bela Maré apresenta trabalhos artísticos de adolescentes formados no projeto Vou Fazer Arte

Mostra de artes que será lançada dia 1 de julho é resultado da formação artística voltada para jovens e adolescentes da Maré e região

por Redação

O Observatório de Favelas, através do Galpão Bela Maré, lança no dia 01 de Julho, a exposição de artes visuais Tudo Acontece no Agora. A mostra é fruto dos trabalhos artísticos desenvolvidos por  jovens e adolescentes da Maré durante a formação artística do projeto Vou Fazer Arte. A exposição pretende apresentar ao público o trabalho final dos alunos que participaram do curso, iniciado em março deste ano.

O evento de abertura da exposição acontece às 14 horas do dia 01, sábado, no Galpão Bela Maré, que inicia com visita mediada pelos jovens artistas e show com a DJ Belle das 15 às 17 horas. O Galpão Bela Maré está localizado na Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.

Para a educadora do Galpão Bela Maré, Stéphane Marçal explica que a turma foi provocada sobre o conceito “desse tempo do agora”. E as maneiras como essa provocação surgiu, segundo Stéphane, foram através da própria corporalidade e registros de memórias. Ela cita exemplos de como esse processo surgiu.

“Provocamos a turma de diversas formas. Através dos sons que tocam pelas ruas, do que está nas roupas e nos cabelos, e até mesmo nos desejos que eles têm. O ponto de partida foi saber como eles gostariam de expressar o que sentem no atual tempo presente. O nome da exposição Tudo Acontece no Agora reúne esse mix de expectativas e concretiza aquilo que eles almejam”, explica Stéphane.

A coordenadora pedagógica do Galpão Bela Maré, Anna Luísa Oliveira, acrescenta que o objetivo é estimular nos estudantes que estão se formando o gosto pelas artes visuais com a possibilidade de motivá-los a trabalharem no futuro como profissionais da arte. Além disso, ela comenta um pouco os detalhes sobre o período das aulas.

“Ao longo desses três meses trabalhamos com as cosmologias e cosmopoéticas africanas e afrobrasileiras sobre o tempo e suas ramificações. Então tivemos experiências diversas que culminaram em criações artísticas que serão apresentadas nessa exposição. São obras que formam e performam na coletividade de artistas em início de carreira, como também produtores, curadores e comunicadores, já que o caráter do curso também tinha uma formação multidisciplinar”, detalha Anna.

O projeto ofereceu 30 vagas para adolescentes entre 14 e 17 anos, todos moradores da Maré, e teve quatro encontros teóricos e três práticos, duas oficinas com artistas convidados, dois encontros em instituições culturais na cidade do Rio de Janeiro e uma visita a ateliê de artistas.

O Galpão Bela Maré é apresentado pelo Ministério da Cultura e Observatório de Favelas. Tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica, TrabInterLab. Realização: Observatório de Favelas, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

“Tudo acontece no agora”

O tema da edição de 2023, o “Tudo acontece no agora”, foi uma convocatória para que os adolescentes da Maré e adjacências pensassem de maneira reflexiva sobre os seus anseios no momento presente. Os trabalhos de produção e criação de arte contemporânea foram frutos das aulas que abordavam essa perspectiva da vontade entre os estudantes relacionadas ao tempo atual. Na perspectiva de que o agora é um tempo manifesto, o projeto teve a proposta de investigar a simultaneidade temporal entre trajetórias de vidas a partir do território da Maré em suas ruas, histórias e memórias. A proposta da edição 2023 do Vou Fazer Arte foi ter como referências principais as cosmologias e cosmopoéticas africanas e afro-brasileiras sobre o tempo e sua relação com a natureza, em confluência com as vivências e experiências de jovens periféricos do Rio de Janeiro.

Sobre a DJ Belle

Belle (@bellepoquee) é DJ residente e produtora executiva na RnBaile. Ainda é cofundadora e diretora executiva do Instituto de Cultura Afro-Brasileira e Arte Popular – ICAFRO. Através da pesquisa musical, propõe desaguar um portal de sonoridades que transbordam corpos em movimentos.

Galpão Bela Maré

O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automatica, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, a articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.

Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente,  desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

Serviço:

  • Exposição “Tudo Acontece no Agora” – Projeto Vou Fazer Arte 2023
  • Lançamento: 01 de julho
  • 14h – Fala Institucional
  • 14:30h – Visita Mediada
  • 15 às 17:00 – DJ Isabelle Varanda (@la.bellepoquee)
  • Local: Galpão Bela Maré
  • Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.
  • Entrada franca
  • Período expositivo: De 01 de julho a 8 de agosto de 2023
  • Visitas Mediadas: 03/07/23 à 05/08/23 – terças e quintas às 13:30h.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via