Cariocas buscam interior para mais qualidade de vida

Especialista imobiliário com 10 anos de experiência no mercado fluminense explica que a pandemia deixou sequelas e movimenta o mercado imobiliário do interior

por Redação
Cariocas buscam interior para mais qualidade de vida. Um dos principais destinos é Teresópolis, a 60 km da capital. Rogério de Paula

A ferocidade da vida cotidiana em grandes centros urbanos exerce grande influência sobre o bem-estar físico e mental dos habitantes, principalmente se na rotina estão inseridos agravantes como mobilidade urbana ineficiente, insegurança pública e serviços de saúde sobrecarregados. Exemplo disso acontece no Rio de Janeiro. O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) revelou em uma pesquisa que 57% dos entrevistados na capital do Rio de Janeiro se mudariam da cidade se pudessem, o que revela uma demanda crescente por outros níveis de qualidade de vida no estado carioca.

Segundo Ryan Fontes, especialista imobiliário e sócio do Grupo My Broker, a busca por novos padrões de vida fomenta o êxodo urbano para as cidades interioranas próximas do Rio de Janeiro capital. “Principalmente a partir da pandemia, quando o formato de trabalho home office se popularizou, esse movimento interurbano para as cidades do interior se tornou muito atrativo. O mesmo valor de investimento, em uma cidade como Teresópolis, o morador consegue uma ótima estrutura residencial, enquanto na capital dificilmente consegue um imóvel além de quarto e sala em um bairro de boa localização”, diz o especialista.

A cidade de Teresópolis está na região serrana do estado, a 60km da capital. Ryan explica que, no último ano, o município está sendo um dos principais destinos para o carioca devido a proximidade com a capital, o alto potencial econômico movimentado pelo turismo, e a segurança pública. Conforme o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, Teresópolis é considerada a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro com mais de 100 mil habitantes.

André Tavares e Ryan Fontes, sócios do Grupo My Broker em Teresópolis, Rio de Janeiro

André Tavares e Ryan Fontes, sócios do Grupo My Broker em Teresópolis, Rio de Janeiro

Foi neste contexto que  Ryan Fontes e seu sócio, André Tavares, irão inaugurar, no final de junho, a primeira unidade do Grupo My Broker na cidade, uma franquia com quase 14 anos de história que já está presente em 16 estados brasileiros, com 68 lojas.

“O crescimento da tendência de moradia no interior está diretamente relacionado ao mindset desenvolvido durante a pandemia. O comprador passou muito tempo dentro de casa, e agora passou a se importar com aspectos que antes não faziam a diferença, como casa com quintal e uma rua tranquila. Por isso, a vida no interior, mas ainda próxima da capital, é cada vez mais atrativa”, explica Ryan Fontes.

Ainda, de acordo com o Departamento Intersindical de estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), a média do custo de vida mensal por pessoa na capital carioca é estimada em R$5.500. Segundo Ryan, o custo de vida em Teresópolis pode ser de 15% a 20% menor, e este segue como outro atrativo forte para o êxodo urbano para o município, seja para moradia individual ou familiar.

O Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado do Rio de Janeiro revelou que, a partir da pandemia, o preço médio de venda de imóveis na Região Serrana subiu entre 15% e 20%, o que revela o impacto dessa mudança de comportamento da população carioca no mercado imobiliário.

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend