Espetáculo infantil “Ádil e os Leões” leva aventura e fantasia ao Teatro Municipal Domingos de Oliveira, na Gávea

Com bonecos de sombra, silhuetas e música ao vivo, peça da Cia. Papa Vento narra a história de um príncipe que enfrenta seus medos em uma jornada inspirada em um conto da tradição oral árabe

por Redação
Ádil e os Leões - foto Thais Grechi

O espetáculo “Ádil e os Leões”, da Cia. Papa Vento, volta aos palcos a partir de 7 de junho, no Teatro Municipal Domingos de Oliveira, na Gávea. Com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 11h, a temporada vai até 29 de junho. Baseada em um conto de tradição oral árabe, a história explora o tema do medo e é encenada com bonecos de silhueta manipulados pelas atrizes Cristiana Lacerda e Júlia Sarraf. Além de atriz, Cristiana é codiretora do espetáculo com Fernando Sant’Anna.

O público acompanha a jornada do príncipe Ádil, que precisa enfrentar um leão selvagem para se tornar rei. Assustado, ele foge do castelo e parte em uma longa jornada ao lado de seu amigo, o cavalo Pégasus. Pelo caminho, encontra leões em diferentes lugares e vive novas experiências, até conhecer a princesa Nur, por quem se apaixona. No fim, Ádil decide voltar e encarar o leão de seu reino — mas o desfecho reserva uma surpresa.

Com um pequeno palco de madeira e cenários e bonecos manipulados ao vivo pelas atrizes, o espetáculo convida crianças e adultos a embarcarem em uma viagem surpreendente. A trilha sonora, com canções autorais de Pedro Dias Carneiro e Bruno Danton, além de composições originais de Tinamei e Renato Resende, traz ritmos árabes e brasileiros. Algumas músicas serão tocadas ao vivo por Júlia Sarraf na sanfona, além de uma sonoplastia feita com instrumentos de percussão variados. “Ádil e os Leões” integra a trilogia “Histórias que Curam”, ao lado de “A Princesa e o Rouxinol” e “A Princesa da Água da Vida” (em produção).

Sinopse

 Antes de se tornar rei, um jovem príncipe precisa provar sua coragem enfrentando o temido leão da caverna, como fizeram seus antepassados. Com medo, ele foge do castelo ao lado de seu amigo, o cavalo Pégasus. Na jornada, os dois vivem aventuras, descobrem paisagens diferentes e se deparam com outros leões, fugindo uma e outra vez. Por fim, conhecem a princesa Nur, do Reino Verde, por quem o príncipe se apaixona. Com a força desse encontro, ele decide voltar e encarar o desafio — mas o que o espera na caverna é uma surpresa. Inspirada em um conto da tradição oral árabe, a história ganha vida com bonecos de silhueta, sombra e música ao vivo.

Cia. Papa Vento

Criada e dirigida pela atriz e contadora de histórias Cristiana Lacerda, a Cia. Papa Vento tem um repertório de mais de 20 histórias com bonecos de luva e é amplamente conhecida pelo público infantil carioca, se apresentando em eventos particulares, praças, escolas, parques, clubes e empresas. Em 2025 a Cia. completou 37 anos de atividades, colecionando diversas experiências com crianças e projetos educativos, sempre com uma manipulação de bonecos de excelência.

Cristiana Larcerda 

Atriz, diretora e contadora de histórias especializada em bonecos de luva há 40 anos. Atuou na peça “História Encontra Ponto”, que ganhou os prêmios Molière e Mambembe em 1987. Em 1996 criou, junto de Daniella D’Andrea e Renato Resende, o grupo “Os Trovadores” com o qual montaram 5 espetáculos e circularam em escolas e teatros do Rio de Janeiro. Em 1988 criou, com Guilherme Sarraf, a cia. Papa Vento Teatro de Bonecos, que existe até hoje e encanta crianças e adultos. Em 2020 idealizou a trilogia “Histórias que Curam”, da qual já realizou duas montagens, sendo uma delas “Ádil e os Leões”, que entra em 2025 na terceira temporada. Além de co-diretora do espetáculo com Fernando Sant’Anna, é atriz e assina também a cenografia e a confecção dos bonecos e pintura do palco.

Júlia Sarraf

Mestranda em Memória Social pela Unirio. Bonequeira e produtora cultural, há mais de 15 anos faz teatro de bonecos e coordena os projetos de saúde e educação da Cia. Papa Vento. Em 2023 estreou como atriz no espetáculo “Ádil e os Leões”, onde atua ao lado de sua mãe, Cristiana Lacerda. Em 2024 criou pela Papa Vento a dramaturgia de “O Homem que não conhecia a Floresta” para o projeto Eco Presente, do Instituto Arrecife, peça sobre educação ambiental com 40 apresentações para mais de 800 crianças da rede pública de escolas do município de Teresópolis. Além da dramaturgia da peça, também está em cena como atriz, com Cristiana. Outros trabalhos recentes: produção da série “Noturnas 2”, dir. Allan Ribeiro e Doug Soares (2025); produção executiva da exposição “Plano-sequência”, de Gustavo Gelmini e Sergi Arbusà (2024); assistente de pesquisa do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Fiocruz, 2022-2024).

Fernando Sant’Anna

Formado em educação artística e pintura, se iniciou no teatro de bonecos em 1983. Contemplado por bolsas para os cursos “As Relações do Ator com a Forma Animada”, ministrado por Phillip Genty; e “Dramaturgia para Teatro de Bonecos”, por Margareta Niculescu, Juan Baixas e Henryk Jurkowski. Foi presidente da ABTB, Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, filiada à UNIMA – Union Internationale de la Marionnette. Trabalhou, ao todo, em 40 peças teatrais, ao lado de nomes como Christiane Jatahy e Karen Acioly, alternando entre as funções de ator, manipulador, cenógrafo e confecção de bonecos.

Serviço:

Ádil e os Leões

  • Quando: 07 a 29 de junho de 2025
  • Dia/hora: sábados e domingos às 11h
  • Local: Teatro Municipal Domingos de Oliveira – Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro –
  • Endereço: Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, Rio de Janeiro
  • Duração: 50 minutos
  • Ingresso: R$30 inteira | R$15 meia entrada
  • Capacidade: 117 espectadores
  • Faixa etária: livre

Ficha técnica:

  • Idealização, bonecos e cenografia: Cristiana Lacerda
  • Direção: Fernando Sant’Anna e Cristiana Lacerda
  • Elenco: Cristiana Lacerda e Júlia Sarraf
  • Direção musical e Trilha Sonora: Bruno Danton e Pedro Dias Carneiro
  • Figurino: Bruma Nattrodt
  • Operação de Luz: Bex
  • Operação de Som: Will
  • Arte gráfica: Karen Grace – DesignK
  • Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues/ Aquela Que Divulga
  • Fotos: Thaís Grechi
  • Produção: Aninha Barros
  • Realização: Cia. Papa Vento

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend