O Rio de Janeiro foi nomeado Capital Mundial do Livro pela Unesco em 2025, e a Zona Oeste ganha destaque nessa celebração com a realização do Festival Ilumina. Idealizado pelo Phi e Instituto Rio, o evento chega à sua 8ª edição com uma intensa e gratuita programação cultural entre os dias 30 de maio e 8 de junho, promovendo o acesso à literatura, à arte e à valorização da produção cultural local. A iniciativa contempla escolas públicas, bibliotecas e espaços culturais da região, oferecendo recursos de acessibilidade como intérprete de Libras e audiodescrição.
Durante o festival, ações itinerantes levarão a magia dos livros a diversos pontos da Zona Oeste. Um dos destaques é o projeto “Escritores nas Escolas”, que promove encontros entre autores convidados e estudantes da rede pública, incentivando a leitura, a escrita e o diálogo direto com quem cria as histórias.
No dia 30 de maio, a programação será na Biblioteca de Sulacap, com a leitura da obra “As Coisas Simples da Vida”, de Elaine Marcelina. As ações são voltadas exclusivamente para alunos da rede pública.
O grande encerramento do festival acontece no dia 8 de junho, na Areninha Jacob do Bandolim, no Pechincha, com um evento gratuito e aberto ao público. A programação, das 11h às 19h30, reúne feira de economia criativa, oficina de cordel, batalha de barbeiros, apresentações musicais e teatrais, encontro de escritores da região e muito mais — tudo inspirado na oralidade, nos livros e na cultura local.
“O Festival Ilumina é fruto do nosso compromisso com o fortalecimento das redes culturais da Zona Oeste, promovendo o acesso à cultura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento local por meio da arte e da literatura. É uma alegria ver essa iniciativa, idealizada pelo Phi, crescendo e transformando realidades ao longo dos anos”, destaca Luiza Serpa, diretora e fundadora do Phi.
Phi
O Phi é uma organização não governamental que orienta indivíduos e empresas na elaboração de estratégias para uma filantropia eficiente, ao mesmo tempo em que fortalece a gestão de projetos sociais e culturais. Com soluções inovadoras e personalizadas, a instituição busca potencializar o impacto do Terceiro Setor. Em 11 anos de atuação, o Phi já apoiou mais de 2.100 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 243 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 3,4 milhões de pessoas.
