Hermeto Pascoal e Lia de Itamaracá se apresentam no Rio durante o MIMO Festival

Considerado o maior festival multicultural gratuito do mundo, o evento será realizado entre os dias 18 e 21 de junho, em locais como Circo Voador, Cine Carioca José Wilker, igrejas históricas e espaços culturais da Zona Norte do Rio, além de trazer o movimento “Ocupação MIMO”

por Redação

Em 2025, o MIMO Festival está de volta ao Rio de Janeiro com uma programação vibrante e 100% dedicada à música brasileira. A 8ª edição na Cidade Maravilhosa reafirma o compromisso com a diversidade artística, a valorização dos territórios e acesso democrático à cultura, reunindo grandes artistas e novos talentos nacionais em uma fusão de sonoridades que já se tornou uma marca do evento.

Idealizado por Lu Araújo, que também assina a direção artística, o festival itinerante, multigênero e totalmente gratuito trará para o público importantes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal & Grupo, Lia de Itamaracá, Jards Macalé, Juliana Linhares, Carlos Malta e Pife Muderno, Andrea Ernest Dias Quarteto, Amaro Freitas Trio, Ana de Oliveira Quarteto, Cláudio Jorge & Guinga, entre outros.

Eles vão se revezar em apresentações nos próximos dias 18 e 19 de junho, na Igreja de Santa Cruz dos Militares, no Centro, e no Circo Voador, na Lapa, que se consagra como o palco principal do festival, e nos dias 20 e 21 de junho, nas Arenas Culturais Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e Dicró (Penha), que também terão outras atrações durante o festival, e na praça Agripino Grieco, no Méier, juntando-se ao movimento de resistência artística Leão Etíope.

Além disso, também nos dias 20 e 21 de junho, o MIMO Festival  vai promover uma Mostra de Cinema especial no Cine Carioca José Wilker, em Laranjeiras, com produções que exploram a nossa rica história musical sob diferentes perspectivas, passando por filmes dedicados a Hermeto Pascoal, Maria Alcina, Arrigo Barnabé, Gerson King Combo e DJ Marlboro. Entre os títulos selecionados estão Na Terra de Marlboro, de Cavi Borges; Gerson King Combo – O Filme, de David Obadia;  Macaléia, de Rejane Zilles; Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan;  O Homem Crocodilo, de Rodrigo Grota; Sem Vergonha, de Rafael Saar, e O Menino d’Olho d’Água, de Lirio Ferreira e Carolina Sá. A seleção oferece ao público a oportunidade de mergulhar na trajetória de grandes nomes do nosso cancioneiro, revelando narrativas que conectam arte, memória e identidade cultural.

Ao longo destes quatro dias de festival, o Futuros Arte e Tecnologia, espaço cultural localizado no Flamengo, será a base da Ocupação MIMO, iniciativa de ações formativas que envolvem palestras, concertos de música de câmara e DJ sets comentados, convidando o público a refletir sobre processos criativos, inovação musical e as interseções entre arte, tecnologia e território.

O Mimo Festival no Rio terá, ao todo, 30 atrações, conectando públicos diversos e promovendo a circulação da produção artística brasileira em seus mais variados formatos.

“É uma alegria enorme voltar ao cenário carioca com o MIMO Festival, especialmente com uma programação inteiramente dedicada à música brasileira. Nosso compromisso vai além dos grandes centros tradicionais: queremos fortalecer regiões e comunidades que muitas vezes ficam fora do radar dos grandes festivais, promovendo diversidade cultural e acesso democrático à arte. Esse é o espírito do MIMO Festival há 22 anos.”, afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora artística do festival.

A edição 2025 do evento ainda marca a ida do MIMO à França, um passo que consolida seu sucesso internacional ao se tornar parceiro oficial do Jazz in Marciac, um dos mais prestigiados festivais de jazz do mundo, realizado anualmente no sudoeste da França. Essa colaboração se insere na Temporada Cruzada Brasil-França 2025, destacando o MIMO como uma das principais iniciativas culturais brasileiras no exterior. O público carioca poderá assistir, em primeira mão, a artistas que também representarão o Brasil nas noites do MIMO na França, reforçando a conexão entre os palcos do Rio e da cena internacional.

Desde 2015 no Rio, o MIMO já ocupou espaços icônicos como Parque Lage, Praça Paris, Marina da Glória, Fundição Progresso e igrejas históricas, transformando a cidade em cenário de encontros memoráveis entre música e patrimônio.

MIMO Festival: 

Com 21 anos de história, o MIMO já realizou 61 edições em mais de 14 cidades do Brasil e da Europa, com um público de mais de 2 milhões de espectadores e com apresentações de 4 mil músicos, como Chick Corea, Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Philip Glass, Pat Metheny, Hermeto Pascoal, Elza Soares, Gilberto Gil, entre outros. Além disso, o festival já promoveu 1.750 atividades, incluindo 600 shows e concertos, a exibição de 400 filmes brasileiros inéditos e mais de 200 atividades como palestras, literaturas, exposições, premiações além, é claro, da belíssima e tradicional “chuva de poesia”.

Além dos palcos, o festival exibe produções cinematográficas com temática musical e promove workshops e palestras, conectando artistas e público. Seu Programa Educativo já beneficiou mais de 30 mil alunos com 500 aulas, e o Prêmio MIMO Instrumental revelou talentos como Amaro Freitas e João Camarero.

 Música que conecta, cultura que nos transforma.

SERVIÇO MIMO FESTIVAL 2025:

DIA 18/06 – QUARTA-FEIRA

IGREJA DE SANTA CRUZ DOS MILITARES – CENTRO

18h – Concerto – Ana de Oliveira Quarteto

CIRCO VOADOR – LAPA

20h – DJ Tata Ogan

20h30 – Andrea Ernest Dias Quarteto

22h – Juliana Linhares

23h – Lia de Itamaracá –  participação Natasha Falcão

FUTUROS ARTE E TECNOLOGIA – FLAMENGO

Ocupação MIMO

16h30 – Fórum de Ideias – Amaro Freitas – Mediação Chris Fuscaldo – Tema: Raiz e Vanguarda: O jazz afro-brasileiro de Amaro Freitas

18h – DJ Comentado – DJ Mam – O Som Que Me Move – Uma Viagem pelas Influências e Inspirações do DJ Mam

DIA 19/06 – QUINTA-FEIRA

CIRCO VOADOR – LAPA

18h – DJ Mam

19h – Carlos Malta e Pife Muderno

20h30 – Amaro Freitas Trio

22h – Hermeto Pascoal & Grupo

FUTUROS ARTE E TECNOLOGIA – FLAMENGO

Ocupação MIMO

11h30 – Concerto Comentado – Duo Ceccato Béchemin (flauta e fagote) – Contrastes e Entrelaços de uma Sonoridade Poética

16h30 – Fórum de Ideias – Lia de Itamaracá – Mediação Chris Fuscaldo – Tema: Lia de Itamaracá: Guardiã das Cidades e das Marés

DIA 20/06 – SEXTA-FEIRA

ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA –  PAVUNA

19h – Pedro D-Lita

20h – Lia de Itamaracá

FUTUROS ARTE E TECNOLOGIA – FLAMENGO

Ocupação MIMO

16h30 – Fórum de Ideias – Jards Macalé – Mediação Chris Fuscaldo – Tema: O Som da Insubmissão: Estética e Resistência em Jards Macalé

18h – Concerto Comentado – Ana de Oliveira e Dhyan Toffolo (violino e viola) – A Diversidade de Obras para Violino e Viola na Música de Concerto Brasileira

CINE CARIOCA JOSÉ WILKER – LARANJEIRAS

17h – Na Terra de Marlboro – direção Cavi Borges

18h – Gerson King Combo – O Filme  – direção David Obadia

20h – Macaléia – direção Rejane Zilles

20h – Luiz Melodia – No Coração do Brasil – direção Alessandra Dorgan

DIA 21/06 – SÁBADO

ARENA CARIOCA DICRÓ – PENHA

19h – Pedro D-Lita

20h – Jards Macalé

LEÃO ETÍOPE – MÉIER

20h – Claudio Jorge e Guinga

FUTUROS ARTE E TECNOLOGIA – FLAMENGO

Ocupação MIMO

16h30 – Fórum de Ideias -Cavi Borges e DJ Marlboro – Mediação Gilberto Porcidônio – Tema: Do Cinema ao Funk: Inovação e Resistência nas Trajetórias de Cavi Borges e DJ Marlboro

18h – DJ Comentado – DJ Tata Ogan – A Batida Que Me Leva – Uma Jornada Musical com DJ Tata Ogan

CINE CARIOCA JOSÉ WILKER – LARANJEIRAS

16h – O Homem Crocodilo – direção Rodrigo Grota

18h – Sem Vergonha – direção Rafael Saar

20h – O Menino D’Olho DÁgua – direção Lírio Ferreira e Carolina Sá

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend