Eletronuclear impulsiona sustentabilidade no Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande

Durante a 20ª edição do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, em Angra dos Reis, a Eletronuclear vai promover uma série de ações que estimulam a preservação do meio ambiente, através de exposições, palestras e vídeos documentários entre visitantes e moradores, especialmente cerca de 500 crianças da Ilha. O evento socioambiental, denominado como Circuito OFF, tem início já a partir desta quarta-feira (05), na Vila do Abraão, e se estende até o domingo (09). A expectativa é que, no período, a localidade receba cerca de cinco a dez mil turistas.

A Eletronuclear é parceira do Festival, organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis. “Estamos patrocinando as ações de educação socioambiental, que acontecem em paralelo ao evento principal. Nossa expectativa é impulsionar a preocupação com a sustentabilidade e a preservação ambiental, que são valores importantes para a empresa”, destaca a chefe do Departamento de Comunicação Integrada da Eletronuclear, Juliana de Rezende.

O tradicional Festival acontece desde 1997 na área eleita como patrimônio mundial pela Unesco, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental, ao mesmo tempo em que estimula manifestações artísticas. O evento combina arte, sustentabilidade, turismo ecológico, história e saberes da cultura caiçara.

Nesta quarta-feira (05), além da abertura oficial do Festival, a programação na Casa de Cultura Constantino Cokotós conta com a visita guiada ao Observatório Nuclear montado pela Eletronuclear, além de apresentações culturais e oficinas. O espaço expositivo da empresa com  tótens e maquetes que apresentam o funcionamento de usinas nucleares permanecerá aberto aos visitantes até o encerramento do Circuito OFF.

A partir de quinta-feira (06), a Eletronuclear vai promover ainda palestras socioambientais com o tema “Central Nuclear de Angra e o Meio Ambiente: como cuidamos?”, com a bióloga Carla de Brito Caetano. A programação completa pode ser conferida pelo site da Prefeitura de Angra dos Reis, ou através do link

https://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=65889&indexsigla=imp.

Entre as atrações musicais, que têm início no sábado (07), destacam-se diferentes artistas e bandas, como os cantores e compositores Toni Garrido e Paulo Ricardo, e o coral local Nhamandu, da aldeia Sapukai. Além de promover experiências para a comunidade local e visitantes, a iniciativa é uma oportunidade de aquecimento da economia local com a geração de renda e empregos temporários para os ilhéus.

“A presença marcante da Eletronuclear durante o evento visa reforçar nosso comprometimento com a responsabilidade socioambiental no entorno da Central Nuclear de Angra dos Reis. Convidamos a todos para fazer parte dessa experiência educativa e cultural única, que há anos movimenta a região”, finaliza Juliana.