Nos dias 23 e 24 de julho de 2025 (quarta e quinta-feira), o Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, no Rio de Janeiro, receberá a oficina “CORPO-CORO”, conduzida pela atriz, dramaturga e pesquisadora Maria Lucas. A atividade será realizada das 14h30 às 19h, com acesso ao espaço liberado a partir das 14h, permitindo a ambientação e a organização dos participantes. As inscrições prévias deverão ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHOsOVSb0NC-zUKtkpDIJNcUi_bjSk2V1adD5jAiQOCvL3qw/viewform
Além da oficina, Maria Lucas também está em cartaz no mesmo espaço com seu solo “Próteses de Proteção: O Mito da Travesty contra o Carro-Falo”, com apresentações às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
Com duração total de 8 horas, divididas em dois encontros, a oficina propõe uma imersão na criação cênica a partir de histórias pessoais. A partir de três perguntas fundamentais: “De onde venho?”, “Quem eu sou?” e “O que me move?”. As participantes serão convidadas a mergulhar em suas trajetórias de vida, construindo narrativas individuais e coletivas que se desdobram em expressão artística por meio do corpo em cena.
A proposta é oferecer, por meio da arte cênica, ferramentas de escuta, pertencimento e criação coletiva, valorizando o potencial de cada corpo como parte de um coro social que se fortalece na coletividade.
“A oficina ‘CORPO-CORO’ nasce do desejo de transformar vivências em presença cênica. A partir das nossas histórias, criamos espaços de escuta, pertencimento e força coletiva. É sobre entender que cada corpo carrega uma trajetória potente e, quando essas trajetórias se encontram, viram coro, viram cena, viram ação no mundo”, conclui Maria Lucas.
MARIA LUCAS: Maria Lucas é atriz e escritora carioca. Doutoranda em Artes pela UERJ, pesquisa a presença de corpos trans e LGBTs na arte da cena. É dramaturga e atriz no espetáculo Próteses de Proteção – o Mito da Travesty contra o Carro-Falo, baseado em seu ensaio Próteses de Proteção, vencedor do terceiro prêmio de textos ensaísticos do Instituto Moreira Salles. A artista, que já publicou alguns livros, também atua nas áreas de direção cênica e pedagogia teatral. Já ministrou sua oficina em diversas ocasiões no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Recife.
SERVIÇO:
Oficina CORPO-CORO
- Dias: 23 e 24 de julho de 2025, quarta e quinta
- Horário: das 14h30 às 19h
- Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro
- Telefone: (21) 3085-3549
- Capacidade da sala: 25 pessoas (ideal para 20 participantes nas aulas)
