Chega de saudade – Foi reinaugurada a principal casa da Bossa Nova da cidade do RJ: VINICIUS SHOW

por Redação
HELO PINHEIRO no palco do VINICIUS

Na última quarta-feira, dia 23 de julho/2025 certamente ficará marcado como o dia da reinauguração do VINICIUS, de Ipanema, a maior casa de Bossa Nova da nossa Cidade que, durante 30 anos apresentou a melhor música aos cariocas, brasileiros e gente do mundo inteiro que visitaram o Rio de Janeiro e conheceram a boa música na nossa casa.

O VINICIUS, depois de 6 anos fechado para reformas e ampliação, reabriu com muita festa, entusiasmo e emoção.

Muitos artistas, jornalistas e amigos da casa passaram por lá para conhecerem o local e agradecerem aos sócios, os Srs Manuel Capão e Fernando Cerdeira, pela a reabertura desta importante casa de shows.

No palco o Sr Capão, emocionado disse que criou o VINICIUS preferencialmente para a bossa nova. “Criamos esse espaço para todo tipo de música, mas eu sou apaixonado pela bossa nova”

O sr Fernando Cerdeira, lembrou que a casa foi inaugurada em 1989 com show de Carlinhos Lyra e fechou em 2019 para reformas e ampliação com show de sua filha Kay Lyra (que estará de volta à casa, com seu show em homenagem ao pai, no dia 15 de agosto). “Aqui é a casa da bossa nova. Quem começou aqui foi Carlinhos Lyra e o último show foi da Kay Lyra. O VINICIUS não podia continuar fechado. Tem muitos artistas que querem tocar no VINICIUS. Não se esqueçam do Vinicius, porque ele não é nosso, ele é do Rio e do mundo. O VINICIUS é a casa carioca que deve ser visitada e respeitada. E quero pedir um minutinho de atenção de todos, em memória aos artistas que se apresentaram no VINICIUS e nos deixaram. A casa tem que continuar. Lá no fundo, está a Maria Creuza que foi a artista que mais se apresentou aqui. Parabéns e obrigado por terem vindos aqui hoje.”

No palco, ‘canjas’ do pianista Marcos Ariel, o guitarrista Victor Biglione, a cantora Pri Vianna e o baterista Helbe Machado que aproveitaram para divulgarem o show de reabertura da casa, em homenagem ao Sergio Mendes, nesta 5ª e 6ªf 21h.

Depois deles, o violonista André Luiz Gonçalves que se apresenta na casa por quase 20 anos, acompanhou a ‘canja’ de muitos artistas que estavam muito felizes por estarem ali, reabrindo o palco sagrado da bossa nova.

Daniela Colla (que interpretou duas canções de seu pai Carlos Colla que se apresentou muitas vezes na casa), Eliane Faria (que também já se apresentou no antigo Vinicius e fará show em homenagem ao seu pai Paulinho da Viola), Yumi Park (que apresentou suas versões para clássicos da bossa nova), Wladimir Cabanas (tenor do Theatro Municipal do RJ que apresentou sua versão para ‘My Way’, imortalizada na voz do amigo de Tom Jobim, Frank Sinatra), Amanda Bravo que fez todos dançarem com seu Sambalanço, muito inspirado pelo seu pai Durval Ferreira que se apresentou várias vezes na casa, com  ‘Você e eu’ (Lyra e Vinicius), e uma Homenagem a João Gilberto com o ‘Saudade fez um Samba’ (Lyra e Bôscoli) e o medley ‘Pra Que Discutir com Madame’,  ‘Doralice’ e ‘O Pato’. A eterna cantora do rádio Ellen de Lima que encantou a todos cantando sucesso de Gonzaguinha, a cantora Yara Brasil que cantou ‘Malandragem’ de Cassia Eller, Raphaella Souza que apresentou suas versões para clássicos de Marisa Monte e Marina Lima e encerrou a noite cantando sucesso de Maria Rita,  além das cantoras Rosana Sabença, Bruna Condino, Ludmylla Pimentel, Thais Fraga, o cantor Marcelo Lorio e o baterista Wilson Meirelles que se revezaram no palco nesta noite de reinauguração.

O musico André Luiz Gonçalves comentou; “Pra mim, a reabertura do VINICIUS foi a premiação por nossa resistência a favor da música. Ontem tivemos na casa as duas maiores personalidades do Brasil, no que se refere falar de Bossa Nova, a Helô Pinheiro e Maria Creuza. O cenário não poderia ser mais propício: muita música e alegria!!!!

A cantora Yara Brasil publicou em suas redes sociais; “Lindo evento! Boas novas, a volta do antológico VINÍCIUS! Parabéns aos idealizadores. O RJ agradece, com certeza, a volta desse espaço que promete reviver o que há de melhor na MPB e as músicas eternas do imortal “Poetinha”, apelido carinhoso dado a Vinícius de Moraes pelo seu parceiro, o também eterno, Tom Jobim. Felicidades e muito sucesso sempre!”

“Fazer parte dessa reinauguração do VINICIUS foi muito emocionante. Foi um palco que eu já brinquei quando eu era criança, um palco que recebeu todos os artistas da música brasileira, principalmente da bossa nova. Foi um palco que eu vi muito meu pai (Durval Ferreira) se apresentar e me apresentei junto a ele. Eu tenho um carinho de vida com o VINICIUS muito grande. O VINICIUS faz parte da minha vida. Mora no meu coração e a gente segue juntos, como a gente sempre estivemos. Todos nós, cantores, produtores, artistas, compositores, músicos estamos no mesmo barco em prol da música e da bossa nova que agora tem seu espaço, sua casa de volta” disse a cantora e produtora cultural, representante do Beco das Garrafas,   Amanda Bravo.

Entre as quase 300 pessoas que lotaram o VINICIUS SHOW na noite de reabertura, passaram grandes nomes da cultura da nossa cidade por lá, além dos já citados anteriormente …

A cantora Wanda Sá, ícone da bossa nova que se apresentou inúmeras vezes na casa e sua empresária Gabriela Azevedo, a cantora atriz frenética Dhu Moraes que deixou as gravações da novela global ‘Eta, Mundo Melhor’ onde interpreta a ‘Manuela’ ás pressas para prestigiar a reabertura da casa; o cantor Moyséis Marques que apresentará seu show em homenagem ao Chico Buarque, a cantora Fhernanda Fernandes que apresentará seu show em homenagem ao João Bosco e Aldir Blanc, o cantor compositor e gestor do Centro da Música Carioca Artur da Távola Rubens Kurin que apresentará seu show em homenagem ao Taiguara, o cantor compositor André Marçal que apresentará seu show em homenagem ao Tim Maia, a cantora Tacy e a baterista Alcione Ziolkowsky que apresentarão show em homenagem aos Beatles, o violonista Marcel Powell (filho de Baden Powell) e a cantora Watusi, que já estão agendados para se apresentarem no novo VINICIUS SHOW.

o musico Marvio Ceribelli,  o vocalista da banda Mais do Mesmo (em homenagem a Legião Urbana) Pedro Erthal, as cantoras Andrea Montezuma, Orieta Castilho e Ana Tozzato e o baterista Moacyr Neves que certamente estarão na programação musical da casa além do ator Marcelo Picchi, o ator apresentador Diogo Bonfim, a ex-BBB e apresentadora do Programa Gente Carioca,  Cida Moraes, o produtor musical dos grandes festivais Adonis Karan, o promoter David Santhiago, o empresário e musico Marcus Romariz (da banda Blue Bettles), o influencer digital Isaac Mariano, os autores e diretor do musical ‘Belchior: Ano Passado eu Morri, mas Esse Ano eu não Morro’ Pedro Cadore e Claudia Gonçalves, a programadora dos teatros Rival e Brigitte Blair Fernanda Santos e a Xodó (diretora técnica do Teatro Brigitte Blair), o cenógrafo de teatro e Tv José Dias, o produtor musical Fabiano Miszweski,  também passaram por lá e elogiaram e parabenizaram pela reabertura do VINICIUS SHOW.

A reabertura do VINICIUS contou ainda com a presença da consagrada cantora MARIA CREUZA, que foi a artista que mais se apresentou na casa, com uma trajetória de quase 20 anos no local e da eterna Garota de Ipanema, HELÔ PINHEIRO imortalizada pela música “Garota de Ipanema” escrita por Vinicius de Moraes e melodia de Tom Jobim.

Durante a festa foi executada a nova gravação inédita de ‘Teresa da Praia’ de Tom Jobim e Billy Blanco, lançada em 1954 por Dick Farney e Lúcio Alves e agora, regravada pelo Fagner e Zeca Baleiro, do novo álbum do cantor compositor cearense Raimundo Fagner em homenagem a bossa nova que será lançado no 2º semestre, certamente no palco do VINICIUS BAR.

A festa foi linda … digna do VINICIUS, o poetinha e a casa de shows!!!

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend