Campos dos Goytacazes respirou cinema e cultura na noite desta terça-feira (19) com a abertura oficial do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, realizada no Centro de Convenções da UENF. O evento inaugural, produzido pela Quiprocó Filmes, reuniu autoridades, artistas, patrocinadores e o público em uma programação que uniu exibições cinematográficas, música, hip-hop e manifestações da cultura popular.
A atriz e cantora Zezé Motta foi a grande homenageada da noite, recebendo uma homenagem do festival por sua trajetória no cinema e na música brasileira e sendo nomeada Doutora Honoris Causa pela UENF, título entregue pela reitora da umiversidade Rosana Rodrigues. Em um dos momentos mais marcantes, a Manifestação Cultural de Rimas (MCR) tomou o palco com uma batalha de MCs em homenagem à artista. No final, o clima de festa se ampliou para o espaço externo, com o Cortejo do Boi, conduzido pelo grupo LIDANFOC, de Tocos, que encerrou a abertura em ritmo de tradição popular.
Emocionada com a homenagem, Zezé Motta surpreendeu cantando para a plateia e abençoou o evento:
“Desafiando estereótipos e conquistando espaços, essa é uma vitória que eu carrego comigo e, junto a mim, todas as mulheres que vieram antes. Essa homenagem é um símbolo de que estamos todos juntos nessa caminhada. Muito obrigada, Festival Goitacá de Cinema. Vida longa para esse festival”.

Gabriel Barbosa, Rosana Rodrigues, Zezé Motta e Fernando Sousa, durante a abertura
Durante a cerimônia, Fernando Sousa, diretor-geral do Festival Goitacá, destacou a importância do evento para a universidade:
“Eu me formei nessa instituição, essa universidade mudou a minha vida, é uma emoção estar aqui hoje. Agora, vamos lutar pela Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual, que essa universidade merece. E o festival nasce com esse lema”, afirmou ele, que é doutorando da UENF, em seu discurso.
A cerimônia de abertura reuniu nomes de destaque da cultura, da política e da academia: Fernando Sousa (diretor-geral do festival), Gabriel Barbosa (produtor executivo do evento e secretário de Cultura e Economia Criativa de Barra do Piraí), Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura e assessor especial da Presidência do BNDES), Wladimir Garotinho (prefeito de Campos dos Goytacazes), Rosana Rodrigues (reitora da UENF), Giovane do Nascimento (diretor de Cultura da UENF), Geraldo Timóteo (diretor do Centro de Ciências do Homem da UENF), David Maciel de Mello Neto (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF e do Seminário de Cinema e Audiovisual), José Ronaldo Alves da Cunha (presidente da Fundação Darcy Ribeiro), Fátima Pacheco (coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur), Taila Borges (superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro) e Patricia Cordeiro (secretária de Turismo de Campos dos Goytacazes).
O prefeito de Campos, Walidimir Garotinho, destacou o aspecto inovador do evento e a sua possibilidade de gerar novos negócios e desenvolvimento para a cidade.
“O Festival Goitacá tem tudo a ver com o momento que a gente quer para a cidade e para a região. Temos que apostar nas boas ideias, apostar no que transforma. Agradecemos por vocês escolherem a nossa cidade para este evento promissor e que ele gere o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho em seu discurso.
Com sessões de filmes nacionais e internacionais, seminários e atividades formativas, o I Festival Internacional Goitacá de Cinema segue até o dia 24 de agosto, consolidando Campos como novo polo de difusão e reflexão sobre o audiovisual.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.
SERVIÇO:
I Festival Internacional Goitacá de Cinema
De 19 a 24 de agosto de 2025
Campos dos Goytacazes – RJ
Com ativações especiais em São João da Barra e Quissamã
Programação completa e inscrições em: https://www.even3.com.br/
Quiprocó Filmes
A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.
Siga a Quiprocó Filmes:
Instagram: https://www.instagram.com/
Twitter: https://twitter.com/quiproco_
LinkedIN: https://www.linkedin.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
YouTube: https://www.youtube.com/
Vimeo: https://vimeo.com/
Siga o Festival Goitacá de Cinema:
Instagram: https://www.instagram.com/
