Um dos ícones do jornalismo brasileiro, Maria Beltrão está aproveitando as férias do “É de Casa” (TV Globo) para dar um up no visual. No último dia 26, a jornalista encarou uma abdominoplastia e revelou que precisaria ficar duas ou três semanas em repouso absoluto. Mas segundo o Dr. Luiz Haroldo Pereira, pioneiro em lipoaspiração no Brasil e ex-presidente da SBCP, a recuperação não precisa (e não deve!) ser tão dolorosa.
“A abdominoplastia moderna não exige mais tanto do paciente para a recuperação. No mesmo dia do procedimento, ele já deverá estar se movimentando, já vai ao banheiro sozinho, não usa mais dreno e não deve de forma alguma ficar curvado como costumamos ver”, afirma o médico.
Repouso perigoso
Segundo o Dr. Luiz Haroldo, o repouso absoluto não somente não é indicado, como pode ser perigoso. “Esse paciente deve voltar a se movimentar e se alimentar o mais rápido possível, porque essa é a melhor forma de prevenir embolias e tromboses”.
De acordo com o médico, a primeira semana deverá ser de repouso relativo e a segunda semana já com uma boa movimentação. “Na terceira semana, devemos tirar os pontos. Dessa forma, a recuperação só será dolorosa caso o paciente não seguir as instruções do cirurgião e ficar curvado, gerando desconfortos nas costas”.
Cirurgia tranquila e segura
Além disso, também auxiliando na prevenção de embolias e tromboses, o médico indica o uso de meias de compressão para dormir durante a primeira semana e a cinta por em média 45 dias, mas destaca que a cinta não deverá ser muito apertada. “Tomando estes cuidados, é uma cirurgia bem tranquila e segura”.
O mais importante é, como sempre, escolher um bom cirurgião e seguir as orientações pré e pós-cirúrgicas com afinco.
Saiba mais sobre Dr. Luiz Haroldo Pereira
Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. O médico já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se torna titulares da SBCP, capacitados para realizar as cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração, implantes de silicone e outros procedimentos.
www.instagram.com/