InícioSaúde e BelezaInvisalign: tratamento ortodôntico já é usado por ortodontistas

Postagens relacionadas

Invisalign: tratamento ortodôntico já é usado por ortodontistas

linhar os dentes de uma forma rápida e menos dolorosa é um sonho. Muitas das vezes, o tratamento é adiado, não apenas por questões financeiras e sim, por medo da dor e, principalmente, pela “vergonha” de mostrar o sorriso de metal. Mas, o invisalign já é recomendado pelos ortodontistas e proporciona, acima de tudo, confiança ao paciente.  A nova tecnologia surgiu nos EUA e é usada em adultos e crianças, em 95% dos casos. Sem bráquetes e fios metálicos, como de costume. E o resultado, é bem mais rápido.

“Creio que no país em que vivemos, no máximo, em dez anos, esses aparelhos fixos, provavelmente, não existirão. Inúmeros benefícios, levando todo aconchego para o paciente, uma estética favorável e um tratamento mais previsível”, explica o ortodontista Fabiano Oliveira.

Revolucionou a área odontológica. Segundo o Dr, esse escaneamento é digital e há o envio de software da invisalign, que simula a correção dentária. “Temos uma previsão da quantidade de placas para aquela condição específica. Então, conseguimos saber quanto é o tempo de uso. A mudança das placas é feita semanalmente. O paciente troca quatro na arcada superior e quatro na inferior, por mês. Um tratamento fixo, a manutenção, é mensal. Com invisalign, aceleramos isso em quatro vezes, o procedimento”.

É ou não indolor? 

É um pouco complexo, pois a dor é subjetiva. Alguns sentem, enquanto outros, não. Porém, o que eu garanto é que o invisalign é menos desconfortável que o aparelho ortodôntico fixo, porque possibilita um maior conforto, em todos os aspectos: com o bracket colado no dente, por exemplo. Quando o paciente dorme de bruços, pressiona, o que causa uma afta. Com o invisalign, nada disso ocorre. A própria higienização é mais adequada. Assim, evita o desconforto de uma gengiva inflamada, um sangramento crônico. É, praticamente, indolor.

Quais as vantagens?

As principais: preserva a saúde bucal, melhora a autoestima, além de removível. A pessoa consegue tirá-lo para fazer higienização, para se alimentar, o que não acontece com o uso de um aparelho fixo, que é retirado apenas ao final do tratamento. Invisalign é um aparelho quase que invisível na boca do paciente.

Quais os cuidados necessários?

Muito autônomo, esse aparelho. Às vezes, eu encontro o paciente na primeira e na última consulta, pois não há necessidade de ele ir, sempre. Consegue trocar as placas em casa mesmo. No entanto, deve ter disciplina para trocá-las no momento certo e usá-las no período orientado pelo dentista. É bom, também, não comer com a placa. É basicamente isso.

Qual o tempo do tratamento?

Depende. Se o paciente apresenta um único dente torto e quer tratar, pode durar de um a dois meses. Uma necessidade maior, talvez um ano. Isso varia!

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend