A Eslipa, escola de palhaças e palhaços, convida o público para a sua palhaçatura no Largo do Machado

O encontro marca a formatura dos alunos e alunas da Eslipa – Turma Julieta Hernandez 2024, com surpresas e números tradicionais

Eslipa
Eslipa - Foto de Daniel Sant'Anna

A Eslipa, escola de palhaças e palhaços, convida o público para a sua palhaçatura, dia 03 de novembro, às 18h, no Largo do Machado. O encontro marca a formatura dos alunos e alunas da Eslipa – Turma Julieta Hernandez 2024 depois de nove meses de atividades. A escola, aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, ofereceu formação, qualificação e aperfeiçoamento com aulas e atividades gratuitas.

Este ano, 30 estudantes participaram dos cursos ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Fabiano Freitas e outros. A palhaçatura terá como mestre de cerimônia Junio Santos (palhaço Cus-Cuz), e, como palhaninfa, Fran Marinho (a palhaça Francisquinha), que virá da Paraíba especialmente para o evento.

Eslipa

“Será uma celebração de encerramento de ciclo com muitas atrações de palhaçada e surpresas, incluindo a tradicional tortada na cara”, adianta o diretor da Eslipa, Richard Riguetti. “Pela primeira vez, a Eslipa tem uma turma em que as palhaças são maioria. Com isso, nossos debates enriqueceram muito, o que influenciou também na criação de cenas novas, visto que a palhaçada ainda carrega muita de uma tradição masculina”, acrescenta. 

Além das aulas de palhaçada e brincadeira, a Eslipa ofereceu oficinas integradas e complementares de música, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, corpo afetivo, contato e improvisação, manipulação de objetos, gestão cultural, projetos, palavra em verso, dramaturgia, filosofia e teatro. No fim de cada módulo, estudantes e mestres apresentaram espetáculos gratuitos no Largo do Machado.

“Estamos felizes porque o Largo do Machado voltou a ser um centro cultural a céu aberto”, comemora Richard Riguetti.

Serviços:

Palhaçatura, com alunas e alunos da Eslipa                      

  • Datas: 03/11, às 18h.
  • Largo do Machado (praça)
  • Entrada gratuita