Após três temporadas de sucesso no Sesc Tijuca, no Theatro Municipal e no Teatro dos Grandes Atores, além de uma apresentação no Imperator, a nova montagem de “A História É Uma Istória”, de Millôr Fernandes e com direção do premiado Ernesto Piccolo, retorna aos palcos dia 5 de maio, no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal. O espetáculo é encenado por Bruno Ahmed, Paula Barros e Bruno Suzano e, este ano, também celebra o centenário do nascimento de Millôr, figura icônica da cultura brasileira. A peça segue em cartaz até 27 de maio, sexta e sábado, às 19h.
“A História é Uma Istória” é uma comédia “histórico-histérica” que traz ao palco, de forma descontraída e cheia de ironia, uma linha do tempo que começa na pré-história e segue até os dias atuais, abordando a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, questionando ídolos e os “grandes feitos” da humanidade.
Encenada pela primeira vez em 1976, a peça tem sua maior força na relação entre espectador e atores e no sarcasmo característico dos textos de Millôr Fernandes. Para Bruno Ahmed, a montagem chega no momento ideal de provocar novas reflexões:
“No palco, relembramos fatos históricos que já aconteceram, no entanto, parece que o texto foi escrito hoje. Ele nos faz refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da trajetória da humanidade, nos faz pensar sobre o papel do homem nesse percurso, provocando reflexões mais do que atuais”, diz.
A ideia de reviver o espetáculo surgiu em 2017, quando Paula Barros criou uma cena baseada no texto para um festival de esquetes que se tornou um grande sucesso. Ao mesmo tempo, o ator Bruno Ahmed buscava uma comédia para produzir. Ambos decidiram realizar o projeto pela sua espantosa atualidade e por acreditarem que o humor é uma excelente forma de provocar reflexões.
“O grande sucesso das nossas três temporadas confirmou a necessidade de encenarmos esse texto. Para mim, a vida não acontece sem humor, nos bons e nos maus momentos. O humor é uma ferramenta que gera a graça e o riso, mas que também faz pensar no porquê de estarmos rindo, ou não, daquela situação”, diz a atriz e idealizadora Paula Barros.
Convidado para conduzir a frenética direção, que conta com mais de 100 movimentos de marcação, Ernesto Piccolo ressalta a contemporaneidade do texto:
“Um espetáculo feérico, como propôs o mestre Millôr Fernandes. Uma retrospectiva da história cheia de humor e aventuras num ritmo alucinante. Um deleite que não perde a força, nem a atualidade”, conclui.
SINOPSE: “A História é uma Istória” é uma comédia de Millôr Fernandes que, em 2023,
completa o centenário de seu nascimento. Com direção de Ernesto Piccolo e no elenco Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros, a peça aborda a evolução do homem de forma divertida, crítica e reflexiva, questionando e revivendo a história mundial desde a pré-história por diversas perspectivas. Provocativa e informal, a peça traz temas atemporais e ainda muito relevantes na atualidade, com muito sarcasmo e ironia.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Millôr Fernandes
Direção: Ernesto Piccolo
Direção de Produção: Bruno Ahmed e Paula Barros
Elenco: Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros
Direção de Movimento: Antônio Negreiros
Diretor Musical e Sonoplastia: Cyrano Sales
Diretor de Arte e Cenógrafo: Diogo Venturieri
Iluminador: Gabriel Prieto
Figurinista: Marcela Treiger
Conceito visual: Igor Ribeiro
Assistente de Direção: Kattia Hein
Assistência de Produção: Manu Hashimoto e Raphael Sodré
Designer: Pira Studio
Social Media: Aline Monteiro e Letícia Costa
Fotógrafo: Victor Senra e Delmiro Junior (fotos de cena)
Idealização: Bruno Ahmed e Paula Barros
Realização: B&A Empreendimentos e Cultura
SERVIÇO:
A HISTÓRIA É UMA ISTÓRIA
Estreia: 5 de maio de 2023
Temporada: De 5 a 27 de maio de 2023
Horários: sexta e sábado, às 19h
Local: Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro
Duração: 70 minutos
Valor: a partir de R$30 (meia-entrada)
Link de vendas: https://beta.sympla.com.br/evento/a-historia-e-uma-istoria-no-ccjf/1935909
Capacidade: 141 lugares
Classificação indicativa: 12 anos