CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA NO RIO

Aberto o 3º Congresso Brasileiro da Cultura no Rio

A programação está sendo realizada no Museu de Arte do Rio (MAR) e traz para os debates o tema “A cultura como vetor econômico, emprego e renda”

por Redação

Teve início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo sábado (26), o 3º Congresso Brasileiro da Cultura, que tem como objetivo discutir perspectivas em torno da integração do setor, no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, no Centro.  Com o tema “A CULTURA COMO VETOR ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA”, a programação é gratuita. O encontro teve início durante a manhã, com o Workshop “Fundamentos essenciais para pensar um projeto cultural”, contando ainda com a abertura da feira literária e de expositores, com intervenções artísticas.

No primeiro dia, estão confirmadas ainda a participação de representantes do Ministério da Cultura, além da palestra com a Diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves e a Presidente da ABCG, Kátia Di Marco. A programação inicial inclui também um debate com a jornalista Rogeria Gomes, o Diretor de Operações da RioTur, Gustavo Mostof, além da Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Julia Sobreira e Frederico Reder da Brain +.

Os workshops realizados na Sala Multiuso trazem como temas neste primeiro dia: “Integrando o ESG nos projetos culturais”, “Responsabilidade social e democratização do acesso à cultura”, “Inclusão e representatividade, construindo projetos para todes” e “Diálogos culturais: promovendo a interculturalidade em projetos”.

Nesta sexta-feira (25), a programação de workshops traz os temas: “Lei de fomento direto: Paulo Gustavo”, “Lei de fomento direto: Aldir Blanc”, “Leis municipais de fomento indireto: ISS/IPTU”, “Lei estadual de incentivo direto: ICMS” e “Lei federal de incentivo indireto: Rouanet”. Haverá também um grande encontro com o tema “Por dentro dos editais das empresas”.

Já no sábado (26), serão realizadas as oficinas de elaboração de projetos culturais e de captação de recursos, além de apresentações artísticas e o espaço “Universidade e Carreira – Os cursos de formação da cadeia produtiva da cultura”.

ORÇAMENTO RECORDE PARA 2023

Mais de 10 bilhões de reais. Este é o orçamento do Ministério da Cultura para o ano de 2023, um recorde. Este investimento, somado ao das secretarias estaduais e municipais, além dos recursos empregados pela esfera privada, revelam como a cultura é um setor de suma importância para o país, que além de símbolo de nossa identidade, gera emprego e renda, e mais que isso: pode (e deve) ser encarada como uma ferramenta de ascensão social e econômica.

Segundo dados do Observatório Itaú Cultural, a economia da cultura e as indústrias criativas do Brasil movimentaram 230,14 bilhões de reais em 2020, o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto Brasileiro (superando números, inclusive, da indústria automobilística). Por sua vez, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2009-2020, afirma que o setor cultural brasileiro emprega cerca de 5 milhões de pessoas. Esta pesquisa, organizada pelo IBGE, ainda demonstra que o grau médio de escolaridade dos profissionais da cultura é maior que o observado entre os trabalhadores em geral (30,9% possuem nível superior, contra 22,6% da média geral), porém, isto não se traduz em melhores condições de serviço ou em remunerações adequadas, já que a média salarial dos fazedores da cultura era de apenas R$ 2.478,00 em 2020, um setor em que boa parte dos seus artífices trabalham na informalidade. Estes números servem para fomentar uma discussão sobre como a riqueza produzida pela cultura pode ser melhor distribuída em sua cadeia produtiva.

Diante deste enorme desafio, o 3º Congresso Brasileiro da Cultura se propõe a intermediar as oportunidades de investimento e os projetos em fase de captação, estabelecendo uma rede entre os fazedores de cultura e os representantes das empresas e órgãos governamentais incentivadores, que terão a oportunidade de apresentar seus editais (de fomento direto e indireto), sanarem as dúvidas dos interessados e oferecerem todo o suporte necessário.

“A força da cultura como vetor econômico é inegável, mas para isso devemos trabalhar juntos, numa integração a nível nacional, que defenda o setor e a cultura brasileira como identidade do nosso povo e da nossa nação, valorizando toda a riqueza e diversidade dessas expressões, que fazem do Brasil uma das mais ricas culturas do planeta”, aponta José Carlos Vieira Jr, diretor presidente do Congresso.

O diretor do Centro Universitário IBMR, Vinícius Costa, enfatizou a relevância do Congresso para a comunidade acadêmica e cultural. “Estamos muito entusiasmados em patrocinar o 3º Congresso Brasileiro de Cultura. Acreditamos que a educação desempenha um papel fundamental nesse contexto, ao capacitar indivíduos com habilidades e conhecimentos necessários para contribuir ativamente no desenvolvimento cultural e socioeconômico de suas comunidades. E que eventos como esse são essenciais para fortalecer a valorização da cultura brasileira e promover o intercâmbio de conhecimento entre diferentes áreas do saber “, diz.

SERVIÇO

3º Congresso Brasileiro da Cultura
24, 25 e 26 de agosto (quinta, sexta e sábado)
Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições gratuitas e limitadas.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via