Fernando Gabas

Academia Soul firma parceria com a Fundação Amor Horizontal para doar programa de educação socioemocional para escolas públicas

Braço social da empresa já doou material para mais de dois milhões de crianças e espera impactar até 2 milhões de estudantes no próximo ano

por Redação

Educar a mente sem educar o coração não é educação. A célebre frase de Aristóteles norteia a missão da Academia Soul desde que a empresa foi criada há 10 anos pelo empresário e educador Fernando Gabas. Após um AVC desencadeado por estresse e uma rotina desequilibrada, o empreendedor mudou radicalmente o seu estilo de vida e passou a compartilhar o que aprendeu em sua jornada. Com um olhar visionário, Fernando passou a questionar por que as escolas não ofereciam uma educação mais completa, contemplando a educação socioemocional para os alunos. Hoje, a empresa é referência no assunto e comemora a doação do programa socioemocional para mais de 1,8 milhões de crianças, ao longo da sua trajetória. Com o objetivo de continuar impactando positivamente a sociedade, a Academia Soul firmou uma parceria com a Fundação Amor Horizontal, fundada por Caroline Celico, em São Paulo, que vai ajudar na seleção de institutos que vão receber novas doações de material.

A ação, realizada através do braço social da Academia Soul, espera alcançar cerca de 2 milhões crianças no próximo ano. “Realizamos a maior parte das nossas doações em São Paulo e agora, com a Fundação Amor Horizontal, teremos a oportunidade de chegar a outros estados do país. Estamos animados com a realização dessa interface para que possamos concretizar essa meta. Acreditamos nessa formação mais humana para mudar o Brasil”, analisa Fernando.

A Fundação Amor Horizontal vai atuar na identificação dos institutos que receberão as doações e a Academia Soul fará o acompanhamento com as escolas ao longo do programa. Após a implementação, a empresa realiza pesquisas com os participantes e cuida da análise e divulgação dos resultados.

O programa de educação socioemocional desenvolvido por eles é o primeiro e o único estruturado com base no treino de atenção, foco e concentração. Segundo Fernando, o treino diário e a realização das atividades propostas nos módulos do Programa ajudam os alunos, entre outras coisas, a fortalecer a resiliência, “recarregando a bateria emocional” mais rapidamente e assim, atenuando o tempo de sofrimento. “O treino diário é comprovadamente eficiente para desenvolver e fortalecer a atenção para todas as idades, especialmente para crianças, adolescentes e jovens, pois trabalha a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de aprender e se reprogramar”, explica.

Além das práticas de atenção plena, que garantem que o estudante desenvolva mais domínio sobre sua atenção, o conteúdo de cada módulo do Programa foi pensado para proporcionar uma verdadeira jornada de transformação, com estímulos a reflexões importantes que podem, de fato, melhorar a experiência de vida das crianças, dos adolescentes e jovens. E como o Programa visa atender a toda a comunidade escolar, a estratégia para alcançar a todos e fazer a diferença na vida dos estudantes é contar 100% com a atuação dos educadores em sala de aula. Para isso, o Programa inclui o material do educador, no formato impresso e em plataforma, e o material do estudante, para a conexão com a família.

A metodologia tem foco em atividades que conectam os conceitos apresentados com o dia a dia, de forma leve, divertida e interativa. São atividades de relaxamento, atenção plena, alegria, conexões pessoais, compaixão e equanimidade. Cada módulo oferece uma aula por semana, com aproximadamente 20 minutos de duração. Cada aula contém vídeos e áudios com as orientações do que deve ser praticado diariamente durante a semana, como meditação guiada, chamada de treino. Nas semanas seguintes, é feito um aprofundamento do tema e os alunos podem tirar dúvidas e conversar sobre o que estão sentindo a respeito das reflexões propostas.

Entre as doações feitas anteriormente pela Academia Soul, destacam-se parcerias com institutos como a Associação Cultural e Social Lona na Lua (Lona na Lua), o Projeto CCA Padre Pio (Aliança de Misericórdia), o Instituto Arco, o Instituto André Franco Vive e o Instituto Gesca, entre outros.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via