Ação Social pela Música do Brasil comemora 30 anos e inaugura novo polo de musicalização na Rocinha, dia 10 de abril

O projeto - criado e dirigido por Fiorella Solares - atende 4.800 alunos, promovendo o ensino de música clássica e oferecendo um caminho de profissionalização pela arte; novo polo da Rocinha será inaugurado com concerto da Camerata Jovem do Rio de Janeiro

por Redação
Foto: Daniel Ebendinger

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) – projeto que ensina música clássica para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade – comemora 30 anos em 2025 e com muitas novidades! A primeira é que o projeto inaugurará um novo polo de musicalização, dia 10 de abril , na comunidade da Rocinha, que atenderá 120 crianças de até quatro anos de idade em parceria com a Creche Jardim de Scheilla. A apresentação terá um concerto especial da Camerata Jovem do Rio de Janeiro, um dos grupos artísticos da ASMB de maior relevância, às 9h30.

“ Começamos o ano com excelentes novidades. Primeiro, a nossa chegada à Rocinha. É uma alegria enorme finalmente estar presente neste território, algo que sempre almejamos. Inicialmente, vamos trabalhar com musicalização de crianças de até cinco anos e a ideia é abrir um núcleo de aprendizagem musical de instrumentos em intermediário do segundo semestre para poder atender crianças maiores e adolescentes ”, explica Fiorella Solares, diretora e criadora do projeto.

Além do novo polo, a ASMB também terá sua primeira sede, uma grande conquista em 30 anos de existência. O espaço estará localizado no Centro do Rio de Janeiro, e a inauguração está prevista para o segundo semestre.

Atualmente, a Ação Social pela Música do Brasil possui 13 núcleos de aprendizado musical e 18 polos de musicalização, espalhados por quatro regiões do Brasil (Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste), porém, com maior atuação no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. A ONG está em territórios como o Alemão, o Morro dos Macacos, São Gonçalo, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Manguinhos e Petrópolis. Ao todo, são 4.800 alunos atendidos que, além do ensino de música, também recebem reforço escolar, oficinas de estudos transversais como letramento racial, atividades educativas e cestas básicas.

Ao longo desses 30 anos, mais de 15 mil estudantes já passaram pelo projeto, que promove a educação social e cultural por meio do ensino da música de concerto, envolvendo a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades e de áreas em situação de vulnerabilidade, diminuindo a violência familiar, o uso de drogas e gerando possibilidades de profissionalização.

A ASMB também é o projeto social que mais aprova jovens em cursos de Música de universidades como UniRio e UFRJ. Outro grande caso é o violista Natanael Paixão, criado do núcleo do Alemão, que, em 2023, conquistou uma vaga no Conservatório à Rayonnement Régional de Toulouse, na França, renomada escola de música europeia.

Fundada pelo premiado maestro David Machado e por sua companheira Fiorella Solares, que dirige o projeto há 30 anos, após a morte precoce do marido, a ASMB também acaba de inaugurar seu primeiro núcleo no Centro-Oeste, em Campo Grande (MS).

Grupos orquestrais se apresentam ao longo do ano

A Ação Social pela Música do Brasil também possui grupos orquestrais, sendo os principais a Camerata Jovem do Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que é uma Orquestra residente da PUC-Rio. Em 2024, a Camerata era apresentada no G20; e a OSJRJ celebrou 10 anos com uma temporada comemorativa, realizou concertos nas principais salas do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal e a Sala Cecília Meireles. Este ano, cumprirá uma nova temporada de oito concertos até o fim do ano.

Os grupos orquestrais da ASMB já se apresentaram com importantes artistas brasileiros, como Marisa Monte, Yamandú Costa, Arnaldo Cohen, Cristiano Alves, Gabriel Kameda e Claudio Cruz. Até a mesma Madonna conheceu um dos núcleos do projeto, no Morro Santa Marta, quando visitou o Brasil, em 2009. Também fez diversas turnês e apresentações mundo afora em importantes graças e salas de concerto, como no centenário da ONG Save the Children, em Zurique, na Suíça, e também em Nova Iorque, Berlim, Amsterdã, Madri e no Palácio das Nações na sede da ONU, em Genebra.

SIGA A AÇÃO SOCIAL PELA MÚSICA DO BRASIL:

Instagram: https://www.instagram.com/asmdobrasil

Site: https://www.asmdobrasil.org.br/

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe