Início » Alafiá Mundo recebe  Dom Filó em sua 20ª edição

Alafiá Mundo recebe  Dom Filó em sua 20ª edição

O evento terá transmissão online e tradução simultânea em português e inglês, dia 08 de junho, às 19h

por Redação

Asfilófio de Oliveira Filho, mais conhecido como Dom Filó, personalidade e referência da cultura black no Brasil é o convidado da edição de junho do Alafiá Mundo.   O engenheiro, DJ, videomaker , produtor e jornalista Filó  vai bater um papo sobre resistência, valorização da cultura black e da história do movimento negro no Brasil.

Para Dra. Helena, uma das idealizadora do projeto, a participação de Filó no encontro ressalta a importância da história e da cultura negra no país. “É um prazer enorme receber o grande rei da Soul Music no Brasil. Filó abriu, ou melhor, escancarou em plena ditadura todos os direitos da comunidade preta com o seu cabelo black , com sua música preta e com os registros dos mais importantes acontecimento da comunidade ativista negra desse país. Dom Filó merece todo o nosso respeito e os nossos aplausos.

O encontro faz parte do projeto 60+ para ouvir, que recebe mensalmente personalidades negras do Brasil e do mundo para falar sobre suas experiências e trajetórias de vida, em live transmitida para todo o mundo. A iniciativa tem o objetivo de promover encontros online com diversas personalidades da diáspora africana e dos povos tradicionais que diversificam as narrativas e ampliam referências sobre o saber africano e diaspórico.

Ainda de acordo com Dra. Helena Theodoro todas as manifestações culturais oriundas da diáspora africana se tornam referências no projeto que tem o nome Alafiá, expressão com origem no yorubá, que significa “aquilo que deu certo”.

“Queremos continuar a trazer muitas boas-novas através dos encontros que proporcionarmos. Que esse movimento possa nos fortalecer, ampliando o alcance sobre nossas vivências e saberes pretos”, afirma.

A atração, que acontece sempre na 2ª quarta-feira de cada mês, já tem grandes nomes confirmados como Haroldo Costa , Léa Garcia, Muniz Sodré entre outras personalidades. Além desses nomes, outras referências de várias áreas já passaram no projeto, entre eles Conceição Evaristo, Eliza Lucinda, Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Martinho da Vila, Bira presidente do GR Cacique de Ramos, Selminha Sorriso, Dudu Nobre, Lucinha Nobre, Milton Cunha, Marcos Moura do Instituto Ajuri da Amazônia, João Jorge – Presidente do Olodum e Vovô do Ilê Aiyê, ambos da Bahia e outras personalidades.

Sobre Dom Filó:
Asfilófio de Oliveira Filho

Filó Filho, como é mais conhecido, é produtor cultural, diretor de TV, jornalista e engenheiro com pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão e Planejamento. Ele é um profissional com mais de 40 anos de experiência nas áreas de Cultura, Esporte, Marketing e Comunicação. Mentor dos festivais Ori e Flisamba e da Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina. Em 2020 recebeu a Medalha Pedro Ernesto pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e o prêmio Powerlist, indicado como um dos 100 mais influentes personalidades da lusofonia.

Serviço:

Ficha Técnica

  • Apresentação: Helena Theodoro ( Brasil). – Filósofa e Escritora
  • Abertura: Dj Bieta
  • Produção Executiva: Jana Guinond ( Brasil)
  • Consultora de conteúdo: Dra Helena Theodoro ( Brasil)
  • Tradução Português / Inglês:: Tainá Almeida ( Brasil)
  • Assessoria de imprensa: Isabel Ludgero e Ana Linhares.
  • Agradecimentos: Atlantic Fellows.
  • Parcerias: Black Women Disrupt, Atlanta- EUA /Estimativa / Diáspora Black / Cinema Nosso / Rede de Professores antirracistas/ Ceap / Cultne / Lupa-Carnaval / Coletivo Meninas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via