InícioLivros & CiaAldo Rebelo lança livro “Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos...

Postagens relacionadas

Aldo Rebelo lança livro “Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional” em São Paulo

No dia 20 de maio, às 18h, será realizado, na Livraria Drumond, o lançamento do livro “Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional”, escrito pelo secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo. A obra, disponível em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) e publicada pela editora Arte Ensaio, se aprofunda na história da Amazônia e explora sua importância estratégica para o Brasil e para o mundo. A FSB Holding, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro são patrocinadoras da publicação.

Ao longo das páginas, Aldo destaca as diversas características da Amazônia, desde sua rica biodiversidade até seu potencial para o desenvolvimento econômico sustentável. O autor não só aborda eventos históricos marcantes, como a resistência indígena e as tentativas de ocupação estrangeira, mas também apresenta as conquistas e desafios enfrentados pela região ao longo dos séculos. O autor faz uma análise profunda sobre as razões por trás da cobiça internacional pela região – que incluem desde os recursos naturais até a localização estratégica.

Ao longo da obra, Rebelo destaca figuras históricas, que moldaram a história local, como Orelana, Ajuricaba e Pedro Teixeira, e oferece um olhar intenso sobre a trajetória da Amazônia e suas lutas. Ele reforça a importância desse passado e reitera que a proteção e preservação da região são inegociáveis para os brasileiros. Numa época em que os interesses internacionais são cada vez mais evidentes, este livro é um chamado à ação, pois fortalece que a Amazônia jamais será patrimônio da humanidade, mas sim um tesouro soberanamente brasileiro.

Aldo Rebelo:

Aldo Rebelo é uma figura atuante na política brasileira, com uma carreira de décadas dedicada ao serviço público. Aldo possui passagens notáveis como Ministro da Defesa, do Esporte e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua gestão no Ministério da Agricultura, especialmente durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi marcada por debates sobre o equilíbrio entre o desenvolvimento agrícola e a preservação ambiental, com foco especial na Amazônia.

No último ano, sua participação na CPI das ONGs trouxe à tona questões importantes sobre o Fundo da Amazônia, defendendo uma alocação restrita desses recursos para órgãos públicos. Agora, em maio, Aldo Rebelo acrescenta mais um marco à sua carreira com o lançamento de “Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional”. Esta obra não só demonstra sua compreensão dos desafios enfrentados pela Amazônia, mas também reforça sua defesa incansável pela preservação e soberania da região.

Serviço:

Lançamento “Amazônia, a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional”, de Aldo Rebelo

Local: Livraria Drumond | Av. Paulista 2073 · loja 153, São Paulo

Data: 20 de maio de 2024

Horário: 18h às 22h

Editora: Arte Ensaio

Preço sugerido: R$ 100

Patrocínio: FSB Holding, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend