Ana Marcela vence pela primeira vez o Rainha do Mar

Ana Marcela Cunha brilha no Rainha do Mar 2024

Com recorde de participantes no evento, brasileira conquista inédito título na praia de Copacabana

por Redação

O céu azul e o mar sereno de Copacabana foram palco perfeito para o brilho da maior nadadora de águas abertas da história. Ana Marcela Cunha é multicampeã mundial e atual medalha de ouro olímpica, mas faltava um título na carreira. Não falta mais. Ela é a nova Rainha do Mar.

Estratégica, a brasileira controlou o ritmo nas três baterias, sendo intensa no momento exato. Na segunda etapa, Ana Marcela se deu ao luxo de entrar na água na sétima colocação, cruzando a linha em quarta e garantindo vaga na grande final. E na decisão ela mostrou ser quem é.

Braçadas agressivas a conduziram até a liderança do pelotão nos metros finais, para delírio da torcida, que lotou as areias. Quando saiu da água, a euforia foi geral. A conquista inédita estava sacramentada.

“É muito bom estar em casa, poder ter o contato com a torcida, e conquistar essa vitória no dia de hoje. É muito legal e divertido. Dessa vez eu curti o momento, eu estava tranquila e leve. Fui bem mais estratégica do que nas edições anteriores”, celebrou a nova campeã.

Mais brasileiras entre as protagonistas

Viviane Jungblut conquistou lugar no pódio mais um vez, a terceira vez em três edições do Rainha do Mar. Assim como em 2022, a gaúcha terminou como vice-campeã, um segundo atrás de Ana Marcela. No ano passado, ela havia terminado na terceira colocação. Quem ocupou a posição neste ano foi a francesa Oceane Cassignol, seguida pela alemã Leonie Beck e Gabi Roncatto.

O futuro da natação feminina brasileira também conquistou espaço na Elite. Vitória Lovatel, de apenas 13 anos, foi a segunda colocada na prova Sprint e ganhou o direito de participar do desafio entre estrelas internacionais. O sorriso estava exposto na jovem. Vencedora da prova, Thais Santana também nadou entre profissionais, terminando na décima e nona posição, respectivamente.

A força feminina

O Rainha do Mar é um projeto exclusivo para as mulheres, com provas para nadadoras profissionais e amadoras. Neste ano, o recorde de participantes foi registrado, com 1.200 atletas reafirmando a força feminina no esporte. A maratona aquática rendeu duas medalhas nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, com o ouro de Ana Marcela Cunha em Tóquio 2020 e Poliana Okimoto na Rio 2016, com o então inédito bronze.

Desde a sua criação, em 2022, criado e desenvolvido pela agência Effect Sport, o Rainha do Mar integra o calendário do Verão Espetacular, da TV Globo. A edição deste ano contou com patrocínio de Águas do Rio, Claro, Wickbold, Powerade e Speedo.

Resultado final:

1 Ana Marcela Cunha (Brasil)
2 Viviane Jungblut (Brasil)
3 Oceane Cassignol (França)
4 Leonie Beck (Alemanha)
5 Gabi Roncatto (Brasil)
6 Cibele Jungblut (Brasil)
7 Samantha Arevalo (Equador)
8 Candela Giordanino (Argentina)
9 Thais Santana (Brasil)
10º Vitória Lovatel (Brasil)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via