AquaRio participa de ação de limpeza e plantio de mudas na Praia da Reserva em parceria com a SMAC

Cerca de 40 voluntários farão o mutirão neste sábado em prol da conservação da restinga local. Banhistas que estiverem na praia também podem contribuir com a prática solidária

por Redação

No dia 6 de abril, sábado, às 8h, a Praia da Reserva será o palco de uma iniciativa educativa. O AquaRio, Aquário Marinho do Rio, em parceria com o Instituto Museu Aquário Marinho do Rio (IMAM) e o Instituto Conhecer para Conservar (ICC) anunciam uma ação de limpeza e plantio de 250 mudas na praia, em prol da conservação da restinga e da conscientização ambiental.

A restinga, um ecossistema costeiro fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias, tem sido degradada pela expansão urbana e extração de recursos. Reconhecendo a grande importância desse ecossistema, o AquaRio junto com os parceiros BioParque do Rio, Centro de Educação Ambiental da Prefeitura do Rio de Janeiro, Projeto Aruanã, Projeto Morcegos da Praça (UERJ E UFRRJ), Projeto de monitoramento do Lagartinho-branco-da-praia (UERJ), Parques Naturais Municipais Nelson Mandela, Chico Mendes e Marapendi, Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Ambiente Jovem – Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Laboratório de Ecologia de Aves – UERJ, COMLURB e Cláu Resende – Esculturas com sacos plásticos, se unem para promover a conscientização de uma ação concreta.

“A ação é extremamente importante, não somente pela ação de limpeza em si, mas principalmente pela mensagem deixada de forma coletiva sobre a relevância de se preservar este ecossistema tão impactado que é a Restinga. Teremos ações de educação ambiental, estandes com projetos de conservação, plantio de mudas nativas, entre outras” afirma Rafael Franco, biólogo marinho e responsável técnico pelo AquaRio.

O evento na Praia da Reserva integra o Programa Bandeira Azul, reconhecido prêmio ecológico, voluntário, que visa elevar a conscientização da sociedade para a proteção dos ambientes marinhos e costeiros. Apesar de ter uma equipe montada, a ajuda de banhistas dispostos a contribuir com a ação, será bem-vinda.

Como será:

  • Ação de limpeza: Voluntários, projetos de conservação e instituições de pesquisa e educacionais se unirão para coletar resíduos sólidos na praia, que serão separados, pesados e descartados pela COMLURB.
  • Ação de plantio e restauração ecossistêmica: Em parceria com a SMAC, serão plantadas cerca de 250 mudas de espécies nativas de restinga por voluntários presentes.
  • Stands educativos: Projetos e instituições convidadas apresentarão suas ações e realizarão atividades educativas junto ao público passante.

Informações sobre o evento:

  • Data: 6 de abril de 2024
  • Horário: 8h às 12h
  • Local: Praia da Reserva, Av. Lúcio Costa – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Ilha 13.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via