A 13ª edição da ArtRio, que terminou esse domingo, 17 de setembro, recebeu público de cerca de 58 mil pessoas na Marina da Glória. Cerca de 80 galerias e instituições participaram da feira de arte, que ocupou um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. O evento marcou também o retorno das galerias internacionais ao país, reforçando o reconhecimento do Brasil como importante player do mercado de arte global. A organização da ArtRio recebeu mais de 100 colecionadores e curadores convidados, vindos de outros estados brasileiros e também de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália.
“Foi uma feira de celebração da arte e valorização da cultura. Os desafios das questões sociais continuam refletidos nas obras, mas de uma forma mais altiva. Os artistas jovens efetivamente ocuparam seus espaços e estão reconhecidos por seus trabalhos e por seus valores e conquistas. As questões ligadas à urgência de ações focadas em sustentabilidade estão muito presentes, e esse é um tema urgente na sociedade que deve ser discutido por todos”, conclui Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Além da alta qualidade das galerias e obras presentes, um dos destaques da ArtRio esse ano foi o Pavilhão MAR, onde estavam galerias, o espaço do Conversas ArtRio e de exibição do MIRA, as instituições do programa EXPANSÃO e área de food trucks.
Um forte compromisso da ArtRio está ligado à conscientização e atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto. Entre as ações realizadas esse ano estão:
- Palestras, webinars e eventos de engajamento e conscientização de equipe interna, parceiros, fornecedores, patrocinadores e galeristas;
- Oferta de residuários orgânicos e recicláveis ao público, parte de um projeto maior de educação e conscientização;
- Durante a feira de arte, foi realizado diariamente processo de triagem dos resíduos. A partir desta triagem, será definida a gravemetria do evento, que consiste na análise da pesagem dos resíduos conhecimento da geração total dos mesmos;
- Coleta de óleo da área gourmet, que passará por processo para virar sabão;
- O material utilizado na estrutura geral será reciclado;
- Pela primeira vez, será feito um relatório de impacto do evento como um todo e mensuração e elaboração de objetivos e metas para os próximos anos com foco em tornar a ArtRio um evento regenerativo.
A empresa B Nativa vai produzir um relatório pós-evento com a medição de todo o impacto ambiental da ArtRio 2023.
Em parceria com a Fecomércio, será realizado estudo completo para medição dos impactos econômicos e sociais da ArtRio na cidade do Rio de Janeiro.
Números da ArtRio 2023
- Público de 58 mil pessoas
- Geração de 3 mil empregos diretos e indiretos
- 152 empresas atuando no evento
- Cerca de 90 galerias e instituições brasileiras e internacionais
- Mais de 100 colecionadores e curadores convidados, vindos de outros estados e países
- 18 eventos no Conversas ArtRio, com debates e discussões com a participação de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte
- A programação cultural da cidade somou mais de 100 eventos paralelos, agendados para a semana da feira
A ArtRio 2023 é apresentada pela PRIO e pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Beck’s. A feira tem o apoio das marcas Allos, Rio Galeão, Alta Diagnósticos e VIVO. Apoio Institucional de IBMEC | Instituto Iduqs, Paco Rabanne, Bombay, Sauer e AlaMaster. Rede Windsor Hoteis, com o Miramar Hotel, como a rede de hotéis oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.
A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.