Consolidada como uma das premiações mais tradicionais de reconhecimento aos agentes dos segmentos de jornalismo, comunicação, arte e empreendedorismo no país, a 14ª edição do Troféu AIB de Imprensa reuniu profissionais da mídia, personalidades e representantes de diversos setores da sociedade. O evento ocorreu no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, Zona Sul do Rio, e celebrou aqueles que se destacaram ao longo do ano em iniciativas que fortalecem a imprensa, a cultura e o desenvolvimento social.
Na categoria Televisão e Jornalismo, o prêmio de Melhor Apresentadora de Jornal Matutino foi concedido a Silvana Ramiro, do Bom Dia Rio, da TV Globo. Sophie Charlotte recebeu o reconhecimento de Melhor Atriz de Novela por sua atuação em “Três Graças”, também da TV Globo. O programa Fantástico foi eleito o Melhor Programa de Variedades. O título de Personalidade da Imprensa 2025 foi entregue a Roberto Cabrini, apresentador do Domingo Espetacular, da Record.
No segmento de Cinema, o prêmio de Melhor Filme Brasileiro foi para “Ainda Estou Aqui”. Em Rádio, a JB FM 99,9 foi escolhida como a Melhor Rádio FM do Rio de Janeiro. Na área de Mídia e Comunicação, o Grupo Band recebeu o reconhecimento de Melhor Grupo de Comunicação 2025.
No universo esportivo, o Troféu AIB homenageou Arthur Antunes Coimbra, Zico, como Grande Ídolo do Futebol Brasileiro. A Comenda da Ordem do Mérito AIB foi entregue a Sintia Gomes, gerente-geral do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort.
Entre os Empresários do Ano, foram celebrados Eduardo Bicalho, da BeOffices; Julio Monteiro, CEO da Megamatte; José Koury, idealizador do Barra World Shopping; e Rondenele Mesquita Mourão, do Bar Esperança, tradicional reduto nordestino do Rio. Também foram concedidas Moções Honrosas a Agostinho Teixeira, Alexandre Accyoli, Alfredo Lopes, Ana Cristina de Lemos Santos, Antônio Fernando de Sousa Lemos, Beto Filho, Cida Moraes, Fabíola Domingos Campos, Jansen dos Santos Oliveira, Júlio Sergio de Magalhães, Marcus Antônio Silva Soares, Michael Nagy e Wanderley Rebello.
Na categoria Mídia Online, o canal Canal do Rio foi destaque. O programa “O Rio Bom D+”, jornalístico e de entretenimento da Record Rio, exibido aos sábados às 13h, também recebeu reconhecimento especial. O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, marcou presença entre os homenageados da noite.
Para conferir todos os detalhes da 14ª edição do Troféu AIB de Imprensa e a cobertura completa do evento, acesse o site oficial da Associação da Imprensa do Brasil: aibnews.com.br
