Ato em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ será realizado na escadaria da Câmara Municipal do Rio, nesta sexta (28)

A celebração organizada pelo grupo Pela Vidda e a Frente Estadual LGBTQIA+ do Rio de Janeiro contará com a participação de coletivos e lideranças LGBTQIA+ do Rio, artistas, instalações temáticas e apresentação de grupos musicais, nesta sexta, 28 de junho, das 17 às 21h. Serão realizadas ações de prevenção às ISTs/Aids, testagem rápida do HIV com amostra de fluído oral. Uma equipe com 10 educadores farão abordagens e orientações sobre prevenção combinada com foco na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós- Exposição (PEP).

Orientações sobre retificação civil, nome e gênero nos documentos da população transexual e não-binária estarão disponíveis no local, além da participação das Drags da Prevenção mobilizando o público para participar das ações. Uma das artistas transformistas mais conhecida do público LGBTQIA+, Andréa Gasparelly, promoverá uma homenagem a Lorna Washington que morreu em novembro de 2023.

“É um evento para celebrar a diversidade e também chamar atenção para os direitos da população LGBTQIA” ressalta Márcio Villard, presidente do grupo Pela Vidda. Os integrantes irão distribuir o “laço da diversidade” com as cores do arco-íris e quem participar da campanha de testagem rápida do HIV ganhará uma maçã do amor para celebrar o Dia do Orgulho.