Em 2025, o festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o projeto abarca festival, seminários, publicações, laboratórios de criação e intercâmbio de artistas. Desta vez, o Atos de Fala estará no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, em novembro. Como parte da nova edição do evento, artistas residentes do Estado do Rio de Janeiro podem se inscrever gratuitamente para participar de um laboratório de criação de palestras-performances – os interessados podem acessar e preencher o formulário disponível no site do Festival – entre 29 de julho e 15 de agosto.
Serão selecionadas até seis propostas a serem desenvolvidas durante dez dias de trabalho presencial em setembro no CCBB RJ, seguido de encontros semanais de orientação ao longo do mês de outubro, até a apresentação do resultado do processo, dentro da programação do festival, entre 13 e 23 de novembro. A comissão de seleção é composta por Cristina Becker, Felipe Ribeiro e Marcéllo Mucída (os três do Atos de Fala), além de outros dois convidados. A divulgação do resultado está prevista para o dia 21 de agosto, no site e nos perfis do festival no Instagram e Facebook (@atosdefala).
Nesta edição do laboratório de criação, o festival busca propostas inéditas, em diferentes estágios de desenvolvimento, que explorem o campo das palestras-performances e, especialmente, projetos que especulem sobre relações de convivência – elaborados em escopos sociais, históricos e políticos, mas também pela via dos ecossistemas, da relação com as várias matérias do planeta, e mesmo suas relações mais sensíveis, fenomenológicas, energéticas e cosmológicas. Segundo os curadores, o termo “palestra-performance” é bastante abrangente e engloba performances que ajam pela fala.
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc – motivo pelo qual a convocatória é voltada apenas para artistas residentes no Estado do Rio de Janeiro, e conta com o patrocínio pelo Banco do Brasil.
Atos de Fala
Atos de Fala é uma plataforma curatorial concebida por Felipe Ribeiro e Cristina Becker que, desde 2011, atua nos interstícios dos múltiplos campos artísticos investigando a relação entre a arte de performance e o texto. Cada edição do Festival é composta pelo agrupamento de artistas de diferentes áreas como as artes visuais, escultura, artes do vídeo, teatro, dança, performance, bem como poesia, escrita experimental, ativista e teórica. A missão do projeto é criar demanda por formatos híbridos, fortalecer o trânsito e a criação artística, e discutir motes de relevância global e local.
CBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
