Localizada no coração da Europa, a Áustria dispõe da musicalidade como um dos pilares fundamentais de sua história. Sinônimo de música clássica, é a terra natal de diversos músicos e compositores notáveis. A fim de homenagear a tradição sinfônica do país, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 13 de junho, este espetáculo da Série Mundo. Sob a batuta do maestro Ira Levin, a orquestra interpreta um repertório que homenageia os 200 anos de nascimento do destacado compositor austríaco Anton Bruckner. A Série Mundo conta com o patrocínio do Bradesco.
O mais velho de 11 irmãos, Anton Bruckner nasceu em Ansfelden, no seio de uma família de camponeses. As habilidades musicais se manifestaram na infância, e não demorou muito para que o jovem se tornasse um organista respeitado. A vocação de compositor, no entanto, só se tornaria evidente mais tarde, quando seu status de virtuoso já estava assegurado. Das monumentais sinfonias às missas poderosas, a produção de Bruckner é marcada, sobretudo, por uma transformação da tradição sinfônica que descende de Beethoven e Schubert. Seu estilo opera com harmonias de força wagneriana dentro de formas clássicas por excelência, as quais são expandidas para acomodar a brotação incessante do seu vigor criativo. O manejo analítico das estruturas é amparado por um conteúdo musical de caráter espiritual e misterioso, resultando em uma experiência sonora estática e sem precedentes, que serviria de modelo para nomes como Mahler e Strauss.
Os primeiros esboços da Sinfonia No. 5, em Si Bemol Maior datam de 1875, um período particularmente difícil na vida de Bruckner. Seis anos após deixar um posto em Linz e se mudar para Viena a fim de atuar como professor no conservatório, a sua situação financeira ainda era bastante delicada, e seu salário, ainda menor do que aquele que recebia quando morava na Alta Áustria. As tentativas de integração à vida local se mostravam pouco exitosas, não apenas por conta de sua inabilidade social, mas também por conta das especulações a seu respeito feitas nos círculos aristocráticos. Das quatro sinfonias que ele havia publicado até então, nem a de No. 2 nem a de No. 3 haviam sido estreadas. Em meio a todas essas adversidades, porém, Bruckner decidiu lançar-se novamente no gênero, concluindo a partitura no ano seguinte.
Saiba mais em
PROGRAMA:
ANTON BRUCKNER – Sinfonia nº 5
-
Adagio. Allegro
-
Adagio
-
Scherzo. Molto vivace – Trio. Allegretto
-
Finale. Adagio
SERVIÇO:
Série Mundo – Áustria | Bruckner 200 anos
Dia 13 de junho (quinta-feira) – 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos:
Frisa/Camarote 80,00 (R$40,00 meia)
Plateia/Balcão Nobre 80,00 (R$40,00 meia)
Balcão Superior 50,00 (R$25,00 meia)
Balcão Superior Lateral 40,00 (R$20,00 meia)
Galeria 30,00 (R$15,00 meia)
Galeria Lateral 20,00 (R$10,00 meia)
Ingressos à venda na bilheteria do TMRJ e no site Fever